5/5 - (5 votes)

Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer foi o principal e mais famoso arquiteto brasileiro do período contemporâneo, sendo um dos profissionais mais premiados e influentes do mundo. Suas obras possuem uma assinatura característica recheada de curvas em concreto, o que tornou seu estilo único e inconfundível, marcando a paisagem urbana não só do Brasil, mas também de diversos outros países.

Neste breve texto, em homenagem ao mestre, falaremos um pouco sobre sua biografia, bem como sua formação, obras, o museu criado em sua homenagem, suas frases célebres, entre outros fatos.

Aqui na página do Dr. Cláudio Lemos falaremos um pouco mais sobre o Oscar Niemeyer.

Oscar Niemeyer Biografia

Nascido no bairro das Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro, em 15 de dezembro de 1907, Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho, não era apenas um arquiteto genial, era também um apaixonado por futebol, torcedor do tricolor das Laranjeiras, tendo até mesmo atuado pelo time juvenil do Fluminense.

Ainda quando trabalhava como tipógrafo, com 21 anos, Niemeyer se casou com Annita Baldo, com quem permaneceu durante 76 anos, até o dia 04 de outubro de 2004, quando ela faleceu, casando-se novamente com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira no ano de 2006.

Em 1929 ele iniciou o curso de engenheiro arquiteto na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de janeiro, com duração de 5 anos. Seu primeiro emprego na área foi no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão, em um estágio não remunerado.

Nesse mesmo escritório o gênio das curvas urbanas teve a oportunidade de trabalhar com outro grande nome da arquitetura, o famoso arquiteto suíço Le Corbusier, em 1936, para ajudar no projeto do prédio do Ministério da Educação no Rio.

As Obras de Oscar Niemeyer

A obra em conjunto com o suíço Le Corbusier, idealizador da arquitetura moderna na Europa, foi o primeiro projeto que Niemeyer teve a oportunidade de participar.

Porém, apenas em 1940, quando conheceu o então prefeito de belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, ele teve a oportunidade de assumir o seu primeiro grande projeto, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, formado por um Cassino (que hoje se tornou um museu), restaurante, clube náutico e a Igreja de São Francisco, projeto que contou com a participação de outros grandes nomes, entre eles, Burle Marx, Joaquim Cardoso, entre outros.

Em 1945 foi convidado juntamente com outros nomes para projetar a nova sede ONU, Organização das Nações Unidas em Nova Iorque.

O maior projeto de sua vida, a construção da nova capital do Brasil, chegou a Niemeyer em 1956, encomendado pelo presidente Kubitschek, para ser feito Planalto Central da Região Centro-Oeste do Brasil.
O plano piloto do projeto desenhado por ele e o colega Lúcio Costa venceu o concurso de 1957, dentre os projetos de Brasília, os que mais se destacam são: o Palácio da Alvorada e a capela anexa, o Palácio do Planalto, os prédios do STF e do Congresso Nacional, a Catedral e o Teatro Nacional, inaugurados oficialmente em 21 de abril de 1960.

Durante o período da ditatura militar, em 1964, Oscar Niemeyer que era filiado ao Partido Comunista se exilou na França e abriu um escritório em Champs Elysées em 1972. Retounou ao Brasil em 1980, período que projetou o Memorial JK em Brasília e a Sapucaí no Rio de Janeiro.

Niterói é a cidade que mais possui obra do arquiteto depois de Brasília, lá ele projetou o Teatro Popular Oscar Niemeyer e o Museu de Arte Contemporânea, em estilo futurista, inaugurado em 1991.

Museu Oscar Niemeyer

O MON, Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em 22 de novembro de 2002, cujo projeto também foi feito por ele, está localizado na cidade de Curitiba no Paraná e atualmente abriga mais de 7 mil obras nas mais diversas áreas das artes visuais, arquitetura e design, sendo considerado o maior museu da América Latina, com mais de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil de áreas para exposição.

O museu foi eleito em 2012 um dos 20 museus mais belos do mundo, pelo guia americano Flavorwire e em 2014 a rede de televisão norte-americana CNN o elegeu como um dos 20 lugares mais bonitos do Brasil.

Prêmios e Publicações

Como um grande expoente da arquitetura, Oscar Niemeyer conquistou diversos prêmios e publicou inúmeros livros ao longo da sua gloriosa carreira, os principais prêmios são:

  • Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza (1949);
  • Prêmio Pritzker de Arquitetura (1988);
  • Prêmio Príncipe das Astúrias da Arte (1989);
  • Medalha do Mérito Cultural do Brasil (2007).

Dentre os livros, os de maior expressão são:

  • Minha Experiência em Brasília (1961);
  • A Forma na Arquitetura (1978);
  • Conversa de Arquiteto (1993);
  • A Curva do Tempo (1998);
  • Minha Arquitetura (2000).

Mesmo com idade avançada e após sua morte, muitos de seus projetos ainda ganharam vida, são eles:

  • A Cidade Administrativa de Minas Gerais (2010);
  • Parque Dona Lindu no Recife (2010);
  • Passarela da Rocinha no Rio de Janeiro (2010);
  • Centro Cultural Oscar Niemeyer em Avilés, Astúrias, Espanha (2011);
  • Centro de Cinema Brasileiro em Niterói (2011);
  • Torre de TV Digital, Lago Norte, Brasília (2012);
  • Campanário do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida, São Paulo (2016);
  • Memorial Luiz Carlos Preste em Porto Alegre (2017).

Além disso, outra obra ainda está em construção na cidade de Leipzig, na Alemanha, baseado em um esboço feito pelo arquiteto em 2012. A obra consiste em uma esfera de concreto e vidro, com 12 metros de diâmetro e irá abrigar um longe, um restaurante e um bar.

Related posts

Deixe um Comentário

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria