Terra – Peeling – Tratamento Que Ajuda a Rejuvenescer a Pele

Terra - Peeling - Tratamento Que Ajuda a Rejuvenescer a Pele

Peeling Químico

Especialista esclarece as dúvidas sobre o procedimento.

Cicatrizes, rugas e marcas. Essas palavras dão medo em qualquer pessoa, seja homem ou mulher. São imperfeições que incomodam bastante, afinal é difícil escondê-las perfeitamente, mesmo com a ajuda de uma boa maquiagem. Uma dica para amenizar esses problemas no rosto e tentar reverter os efeitos do tempo é o peeling.

Segundo o cirurgião plástico Cláudio Lemos, o peeling é um procedimento médico que consiste na esfoliação da pele com a finalidade de promover uma renovação da mesma, resultando no rejuvenescimento, com redução ou desaparecimento de manchas, algumas lesões provocadas pelo sol, rugas finas e cicatrizes superficiais. Segundo Lemos, os peelings podem ser físicos e químicos.

“Ele é indicado em casos de irregularidades superficiais da pele, como rugas superficiais, cicatrizes irregulares e, em alguns casos, marcas deixadas pela acne. Pode ser realizado em áreas restritas ou em toda a face, isoladamente ou em conjunto com outros procedimentos, como cirurgias plásticas para rugas na face”, explicou.

O inverno, quando a temperatura fica mais baixa, é a época mais indicada para a realização de tratamentos na pele do rosto. De acordo com o médico, com a ausência do sol forte durante a estação fria do ano, fica mais fácil clarear essas manchas e reduzir pequenas imperfeições que, muitas vezes, são adquiridas no verão, pelo excesso de exposição à luz solar.

“É preciso lembrar às pessoas que mais de 80% da radiação ultravioleta que atinge a nossa pele durante a vida corresponde a essa exposição do dia-a-dia. Por isso, engana-se quem pensa que a ausência do sol permite que se deixe de lado os cuidados com proteção. Mesmo no inverno, o fotoprotetor deve ser usado todos os dias”, alertou.

Para quem se animou em fazer o tratamento, saber quando optar pelo procedimento também é importante. Segundo Lemos, existe um consenso de se aplicar algumas medicações após os 12 anos de idade, mas, na prática, costuma-se aplicar alguns peelings mais superficiais a partir dos 15 anos. No entanto, segundo ele, “é preciso considerar a cor da pele do paciente, pois alguns peelings são contra-indicados em fototipos mais altos, como em pessoas morenas a negras”.

O inverno e a pele

No inverno, a pele pode ser mais atingida por variações térmicas, sendo comum apresentar áreas ressecadas e até rachaduras. Segundo Cláudio Lemos, pessoas com rugas tendem a sofrer um pouco mais nessa estação porque elas se tornam mais evidentes, devido ao ressecamento natural da pele no frio. “Portanto, a maior preocupação que se deve ter com a pele durante o inverno é em hidratar a epiderme, a camada mais superficial da pele”, disse.

Ainda segundo ele, há a hidratação interna e externa da pele, “A interna acontece quando o suor, constituído por água e sais minerais, atravessa as várias camadas da pele, chegando à epiderme. A externa se dá quando introduzimos água, por meio de produtos farmacêuticos e cosméticos, nas camadas mais externas da pele”, explicou.

Matéria publicada no site Terra

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria