Cirurgia de Braquioplastia

Cirurgia de Braquioplastia
5 (100%) 8 votos

Cirurgia De Braquioplastia

Cirurgia de Braquioplastia

Cirurgia de Braquioplastia

Ilustração do resumo de Cirurgia de Braquioplastia pelo Dr.Cláudio Lemos

Não é de hoje que pessoas com mais de 60 anos passaram a procurar por procedimentos plásticos como opção para correção de imperfeições no corpo ou para mudar algo que não lhe agradam.

Um movimento interessante demonstra que idosos que costumam procurar por cirurgias são geralmente aqueles que já levavam uma vida saudável ao longo dos anos e veem na plástica uma nova opção para alcançar resultados com lifiting facial, abdominoplastia e cirurgia de braquioplastia, que com a idade exercícios e alimentação regrada não atingem com tanta facilidade.

Panorama da terceira idade

Com a constante crescente na expectativa de vida da população, cada vez mais a população de idosos aumenta, no Brasil e no mundo. A expectativa segundo o IBGE é que até 2042 o país tenha mais de 56 milhões de pessoas na terceira idade, superando o número de crianças de 0 a 14 anos.

Esses dados devem-se graças a uma constante mudança cultural das pessoas, que estão mais preocupadas com a saúde e um grande motivador dessa preocupação é a aparência física. A cada dia que passa os idosos estão ainda mais preocupados com a aparência, pois tem efeitos diretos na autoestima e na saúde.

Um dos motivos é a vontade de realizar cirurgias plásticas. Talvez muitos não saibam, mas grande parte das pessoas acima de 60 anos, acreditam que não podem realizar procedimentos estéticos como cirurgias por conta da idade. Porém, segundo a literatura médica, isso não é e nunca foi (mesmo em épocas que os procedimentos eram mais rudimentares), um impeditivo.

Ilustração De Um Braço Após o Procedimento De Braquioplastia

Ilustração de um braço após o procedimento de braquioplastia.

O que é braquioplastia

A braquioplastia é uma cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de gordura ou pele flácida da região do braço, também conhecido como “músculo do tchau”, que se aloja principalmente na área do tríceps e que é extremamente difícil de eliminar com exercícios e alimentação saudável. Também conhecido como lifting de braço ou dermolipectomia braquial.

Um dos principais fatores para a flacidez no tríceps, assim como em demais partes do corpo são muitos, mas destacam-se as mudanças bruscas de peso e o envelhecimento, que provocam a perda da elasticidade, causando o “balanço” característico do braço na hora do “tchau”.
Com o passar dos anos, a recuperação natural, através de exercícios e alimentação é ainda mais difícil, por esse motivo a cirurgia de braquioplastia é indicada.

Ilustração De Um Braço Em Um Procedimento De Braquioplastia

Ilustração de um braço em um procedimento de braquioplastia.

 

A SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) recomenda que esse tipo de intervenção seja indicado para um grupo de pacientes preferencialmente e esses são:

  • Não fumantes;
  • Adultos em qualquer faixa etária que não sofreram com grandes variações de peso;
  • Adultos no peso ideal;
  • Pessoas sem doenças pré-existentes que possam aumentar os riscos cirúrgicos que possam a prejudicar a cicatrização das incisões.

Precauções da cirurgia de braquioplastia na terceira idade

Ao longo dos anos, o corpo não reage com a mesma eficiência que durante a juventude, por esse motivo, o cirurgião plástico deve preocupar-se ainda mais com a técnica utilizada para o procedimento. Isso porque, a cicatrização em idosos é mais lenta do que o normal.

Na terceira idade o sistema de circulação sanguínea e a coagulação são mais lentos, isso se deve a fatores como o estreitamento, rompimento e fragilidade dos vasos sanguíneos que levam o sangue dos músculos para o coração. Quando isso acontece a passagem do sangue é mais lenta e por consequência a cicatrização é prejudicada.

Nestes casos o cirurgião plástico deve realizar um procedimento limpo e preciso de preferência mais ágil do que o normal, evitando grandes incisões e deslocamentos de pele.

Cuidados do pré e pós-operatório

Todo procedimento cirúrgico demanda cuidados no pré-operatório e com a cirurgia de braquioplastia não é diferente.O paciente deve realizar todos os exames pedidos pelo médico e evitar tomar medicamentos que façam com que as chances de sangramento cresçam pacientes fumantes devem parar de fumar no período anterior a cirurgia, preferencialmente atendendo o período indicado pelo médico.

Ilustração De Um Braço Após o Procedimento ,Utilizando Um Modelador Cirúrgico.

Ilustração de um braço após o procedimento ,utilizando um modelador cirúrgico.

Além disso, uma série de perguntas devem ser respondidas de forma sincera com relação ao histórico médico, como cirurgias anteriores, remédios que o paciente toma, doenças pré-existentes, entre outros.

A cirurgia tem uma duração média de 2 horas, consiste basicamente no reposicionamento da pele no braço, retirando o excesso para que não haja flacidez no local. É comum que, quando exista a presença de gordura localizada uma lipoaspiração seja feita em conjunto. Porém, como toda cirurgia na terceira idade, não é recomendado que mais de um procedimento seja feito ao mesmo tempo. Contudo, isso pode depender das condições físicas do paciente e isso pode apenas ser definido pelo médico durante as consultas prévias.

No pós-operatório, a internação costuma durar aproximadamente um dia, porém, ao menos uma semana de repouso é indicado. Além disso, o paciente fica proibido de levantar os braços por 21 dias e a utilização de malha elástica para a compressão da região deve ser feita por 30 dias. Outros cuidados comuns deve ser tomado, tais como:

    • Não fazer movimentos bruscos com os braços;
    • Evitar o levantamento de peso nas primeiras semanas;
    • Não fazer exercícios físicos por pelo menos 21 dias;
    • Exercícios específicos indicados pelo cirurgião plástico poderão ser feitos após dois meses;
    • Proteja a cicatriz dos raios solares para que não escureça

Resultados da cirurgia de braquioplastia

Como resultado, a cirurgia de braquioplastia dá ao paciente um contorno corporal totalmente diferente ao anterior e mais anatômico, com menos flacidez e uma pele com aspecto firme.
Esses resultados são visíveis ainda no primeiro mês, porém os resultados finais aparecem após 3 meses. A cicatriz, algo que sempre preocupa os pacientes, fica localizada na parte de dentro do braço, o mais escondido possível conferindo um resultado final bastante satisfatório para a maior parte das pessoas
Para um resultado do plenamente satisfatório o Dr. Cláudio Lemos aconselha que todas as etapas do pré e pós-operatório sejam cumpridas à risca
Visto que o processo cirúrgico em si é realizado sempre com o máximo de destreza priorizando um resultado final superior.

Prineo Dermabond

Quando são retirados os pontos na Cirurgia de Braquioplastia?

Cirurgia Plástica Sem Ponto

Dr. Cláudio Lemos utiliza uma cola cirúrgica importada (PRINEO), em que não existe a necessidade de pontos externos ( cirurgia plástica sem ponto ). A Cola de Cianoacrilato foi recentemente introduzida na Cirurgia Plástica e poucos são os cirurgiões que já a utilizam. O produto é autorizado pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão que fiscaliza alimentos e remédios nos EUA. Com o uso da mesma, faz-se a dispensa de curativos e evita a retirada de pontos, diminuindo a ansiedade dos pacientes. Sua aplicação é muito mais rápida que a sutura (pontos cirúrgicos) tradicional. O tempo de cicatrização diminui em até 50% comparado com o método de sutura tradicional. O uso do PRINEO e o DERMABOND em Cirurgia Plástica sem ponto tem como vantagens principais:

  • Facilidade de aplicação;
  • Reduz o tempo da cirurgia;
  • Diminui o risco de infecções (bactérias não crescem na cola, e ela sela a cicatriz);
  • Chega a ser sete vezes mais forte que os pontos simples na pele;
  • Tem um melhor resultado estético (não deixa marcas de pontos na pele e resulta em uma cicatriz mais fina);
  • É esteticamente mais atraente que a presença dos pontos;
  • Praticamente não permite o extravasamento de sangue que suja os curativos no pós-operatório;
  • Paciente pode tomar banho dispensando qualquer curativo sobre a ferida operatória.
  • Sua retirada é espontânea , quando necessária a retirada esta é indolor.

Quanto Custa a cirurgia para Braquioplastia?

O custo em relação ao procedimento de Braquioplastia é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor do procedimento de Braquioplastia não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos,