Cirurgia de Pálpebras (Blefaroplastia)

Cirurgia de Pálpebras (Blefaroplastia)
4.9 (98%) 20 votos

Cirurgia de Pálpebras

Cirurgia de Pálpebras (Blefaroplastia)

Cirurgia de Pálpebras (Blefaroplastia)

Ilustração do resumo de Cirurgia de Pálpebras (Blefaroplastia) pelo Dr.Cláudio Lemos

O rosto é o cartão de visitas da sua beleza. É nele que os traços marcantes como o olhar, o sorriso e a expressão chamam a atenção das pessoas e transmite quem você é. Ao longo dos anos, a beleza do rosto muda e as marcas de expressão tornam-se agressivas, o que pode afetar a autoestima de homens e mulheres.

Imagem de um Paciente com Necessidade de Blefaroplastia

Imagem de um Paciente com Necessidade de Blefaroplastia.

 

Imagem ilustrativa de uma paciente que necessita de um a ptose palpebral consiste na flacidez e caimento da pálpebra superior em direção da pupila, dificultando a visão e causando o desconforto com a aparência.

São causas da ptose palpebral a miastenia grave, uma lesão no nervo oculomotor que causa a contração da musculatura frontal, o uso de lentes de contato por longos períodos, realização de cirurgia oftalmológica, trauma ocular, histórico familiar e o processo natural de envelhecimento.

Com o aumento da expectativa de vida e a melhora dos cuidados com a saúde, os idosos estão em busca de procedimentos estéticos que proporcionam o rejuvenescimento através de resultados mais naturais. A blefaroplastia é a cirurgia de pálpebras para corrigir a flacidez e pele caída na região dos olhos está entre os procedimentos mais procurados.

Como é Feita a Cirurgia de Pálpebras?

Também conhecida como blefaroplastia, a cirurgia de pálpebras consiste na retirada do excesso de pele através de uma fina incisão sobre o sulco palpebral para retirar bolsa de gordura e contornos indesejados.

Ilustração de Cirurgia Realizada na Cirurgia de Blefaroplastia

Ilustração de Cirurgia Realizada na Cirurgia de Blefaroplastia.

 

A cirurgia plástica tem duração máxima de duas horas em ambiente hospitalar e pode ser feita apenas na pálpebra superior, nas pálpebras inferiores e ambas regiões. Após a cirurgia, o paciente permanece em recuperação por algumas horas e pode ir para casa no mesmo dia.

Como é a Recuperação da Cirurgia de Pálpebras

A cirurgia de pálpebras é um procedimento minimamente invasivo que proporciona uma rápida recuperação a partir de alguns cuidados no pós-operatório orientados pelo médico cirurgião plástico:

Ilustração de Cuidados Pós Operatório Necessários Pós Blefaroplastia

Ilustração de Cuidados Pós Operatório Necessários Pós Blefaroplastia.

 

  • O inchaço e hematomas são comuns nos primeiros dias após a intervenção e são tratados com o uso de pomadas e medicamentos para controlar o desconforto;
  • É necessário fazer compressas com gaze e água gelada nos primeiros dias para amenizar o inchaço e os hematomas;
  • Pode ocorrer dificuldade para abrir os olhos nos primeiros dias, considerada uma situação comum. A abertura não deve ser forçada para não causar desconforto;
  • Não fume nos primeiros 30 dias após o procedimento. A realização de uma cirurgia plástica é o momento ideal para largar o cigarro e melhorar a qualidade de vida;
  • A alimentação deve ser normal, apenas evitando alimentos muito quentes e dar preferência ao consumo de alimentos leves como frutas e sucos nos primeiros dias;
  • A atividade física deve ser retomada após a retirada dos pontos. Exercícios físicos que exigem contato físico devem ser retomados gradativamente;
  • Evite ao máximo a exposição ao sol nos primeiros 30 dias. Use óculos escuros com proteção nas lentes;
  • Evite coçar ou esfregar a região para não causar irritação. Em caso de dores e desconfortos que não aliviam após o uso de medicamentos ministrados, procure o cirurgião plástico responsável imediatamente;
  • O retorno ao trabalho é liberado após a retirada dos pontos e recuperação total do inchado e hematomas.

A Cirurgia de Pálpebras Oferece Risco a Saúde?

A cirurgia de pálpebras é um procedimentos minimamente invasivos que oferece baixos riscos a saúde e vida do paciente. Antes de realizar o procedimento, a realização de exames pré-operatórios para identificar problemas de saúde é fundamental para acompanhar o quadro clínico geral.

Como Fazer a Cirurgia de Pálpebras?

O médico cirurgião plástico Dr.Cláudio Lemos possui especializações nacionais e internacionais em cirurgia plástica em idosos para realçar a beleza com resultados mais naturais através de um atendimento individualizado para equilibrar as necessidades e desejos de cada paciente.

Quanto Custa Uma Cirurgia de Pálpebras?

O custo em relação a uma cirurgia de pálpebras, é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para a cirurgia de pálpebras em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma cirurgia de pálpebras não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante investir em um bom profissional.

Entre em Contato