Cirurgia de Bichectomia

Cirurgia de Bichectomia
4.9 (97.14%) 14 votos

Cirurgia de Bichectomia

O Que São Bola de Bichat

A bola de Bichat é uma estrutura que se encontra na face nas regiões das bochechas. Consiste em um acúmulo de gordura que existe em todas as pessoas. Algumas, no entanto podem apresentar uma quantidade maior desta gordura o que pode ser de aspecto genético ou ser devido ao excesso de peso global da pessoa, esse acúmulo causa um formato arredondado à face. Algumas pessoas se sentem incomodadas com e para essas pessoas está indicado a cirurgia de remoção de bola de Bichat (bichectomia).

Embora todas as pessoas tenham as bolsas de Bichat, em alguns casos, estas bolsas de gordura são desenvolvidas de uma maneira exagerada, resultando em um rosto muito redondo e volumoso. Assim, precisamos realizar um desbaste, reduzindo sua projeção.

Bolas de Bichat

Ilustração Demonstrando as Proporções Anatômicas Normais da Face.

 

Indicações da Cirurgia de Bichectomia

A bola de bichat é uma gordura que na infância tem como função não deixar os músculos da face colabarem, ela inicia na região do temporal e uma parte dela está localizada entre o músculo masseter e o bucinador. Na fase adulta a sua função é de não deixar que essas musculaturas se atritam. Por isso é removido apenas parte da bola de bichat. A cirurgia de bichectomia é uma cirurgia estética e funcional: estética para pacientes que querem afinar o rosto dando um efeito chamado blusch, faz com que a parte inferior fique mais fina e delicado. E sua indicação funcional é quando paciente apresenta mordedura crônica nas bochechas.

As Indicações São:

  • Insatisfação com volume muito grande das bochechas (“bochechas muito cheias”);
  • Baixa auto estima e insegurança com a aparência do rosto;
  • Rosto muito grosseiros e falta de harmonia no rosto;
  • Rosto muito grande ao sorrir;
  • Falta de definição da linha da mandíbula e pescoço;
  • Excesso de “papadas” no rosto e pescoço;
  • Rosto com volume aumentado mesmo perdendo peso (“emagreço, emagreço e as bochechas continuam grandes”);
  • Desejo de uma estética facial mais atraente.

A Partir de Qual Idade Posso Fazer uma Cirurgia Plástica Para Diminuir As Bochechas?

Poderá ser feita assim que houver o crescimento completo da face, ou seja no final da adolescência com o consentimento dos pais.

Pré-Requisitos Para Fazer a Cirurgia

É realizado uma anamnese detalhada e uma avaliação clínica pelo profissional que executará a cirurgia, para que ele possa avaliar todo histórico de saúde do paciente. Exames complementares também são solicitados como: Hemograma, coagulograma, glicemia e tomografia volumétrica.

Contraindicações Para Fazer a Cirurgia

Pessoas com problemas de saúde geral, como doenças infecciosas ativas, são contraindicadas a fazer esse tipo de cirurgia, paciente com sobrepeso, paciente com uma expectativa muito grande etc.

Algumas contraindicações são: doenças sistêmicas descontroladas, contraindicações clínicas em geral e pacientes com algum tipo de dismorfia corporal.

Pacientes com flacidez excessiva no rosto, devem sempre ser avaliados pelo cirurgião plástico com bastante cautela, pois, na maioria das vezes, a associação com um lifting facial trará melhores resultados que a bichectomia isolada.

Qual a Anestesia Para a Bichectomia?

O procedimento pode ser feito com anestesia local simples, anestesia local com sedação ou anestesia geral.

O mais importante é que a anestesia e a cirurgia sejam feitas dentro das melhores condições de segurança possíveis –sempre realizar as cirurgias plásticas dentro de hospitais.

Como é Feito a Bichectomia?

A bichectomia é uma cirurgia plástica feminina considerada simples que dura entre 40-60 minutos e o paciente recebe alta no mesmo dia, day clinic. O procedimento é realizado por meio de anestesia local mais sedação. São realizadas duas incisões dentro da boca em torno de 1 cm cada, por onde as estruturas de gordura são extraídas. O tempo de recuperação é de 4-5 dias. O paciente deve cuidar para dormir com a cabeça erguida, para evitar o inchaço, e deve consumir apenas comidas quentes. Nos primeiros dias, compressas geladas devem ser aplicadas no rosto de modo que a cicatrização seja facilitada.

Bichectomia

Bichectomia

Ilustração de um Transoperatório de uma Cirurgia de Bichectomia.

Onde Fica a Cicatriz ou Corte Após a Redução das Bochechas?

O corte ou cicatriz fica dentro da boca, bem na parte superior das bochechas, perto dos dentes molares superiores. A cicatriz não é perceptível externamente.

Bichectomia

Ilustração Pós Retirada das Bolas de Bichat.

 

Pós-Operatório da Cirurgia de Bichectomia

O pós-operatório da bichectomia é repouso relativo por 3 dias, compressa de gelo, medicação controlada, dieta correta e drenagem linfática.

O retorno às atividades normais em geral demora uma semana e a volta das atividades físicas depende da avaliação e indicação do cirurgião-dentista.

A cirurgia de bichectomia é um procedimento irreversível por isso escolha bem o profissional para executá-la para diminuir possíveis complicações! Lembrando que os riscos sempre existirá.

Para uma correta indicação da cirurgia de Bichectomia e necessário que agende uma consulta!

A Cirurgia de Bichectomia Dói? Como é o Pós-Operatório da Bichectomia?

A redução das bochechas não é um procedimento dolorido.
O desconforto no pós-operatório geralmente é causado pelo inchaço que ocorre após a cirurgia. Esse edema, costuma ser semelhante ao que ocorre com a retirada de dentes (siso principalmente) e começa a diminuir após 48 horas.

Quando não há associação com outras cirurgias (lipo do pescoço por exemplo), não há nem necessidade de curativos, pois os pontos ficam dentro da boca.

A Cirurgia Corrige o “Queixo Duplo”?

Não. A correção do chamado “queixo duplo”, será feita de acordo com as características anatômicas do paciente.

Existem opções como: retirada de pele com uma cicatriz próxima ao queixo, lipoaspiração, ressecção aberta da gordura, ou em casos mais severos, até mesmo um lifting facial.

Queixo Duplo

Ilustração de um “Queixo Duplo”.

 

Geralmente é feita a retirada parcial da bola de Bichat. O volume retirado deve ser suficiente para causar um benefício estético, sem aprofundar muito a região das bochechas.

Para Que Serve a Bola de Bichat?Há Problemas em Retirar?

Bola de Bichat

Ilustração Demonstrando como as Bolas de Bichat são Desenvolvidas ao Nascimento.

 

Nos recém-nascidos, A bola de Bichat tem a função de facilitar a amamentação.

Já deve ter notado que as bochechas nos bebês são bastante redondas e volumosas.

Isso é causado pela bola de Bichat.

Nessa fase, ela tem função em auxiliar na amamentação, evitando que as bochechas colabem enquanto o nenê suga o leite materno, além de proteger os ramos bucais do nervo facial.

Após a infância, a Gordura de Bichat não tem mais função fisiológica, podendo ser retirada sem problemas.

A Bichectomia Pode ser Feita Junto com Outras Cirurgia Plásticas ou Outros Procedimentos Estéticos?

Bichectomia

Lipoaspiação de Submento Sendo Realizada em Associação com a Bichectomia.

 

A bichectomia pode ser associada a uma lipoaspiração do pescoço (“papada”) para melhorar o contorno da região cervical e bochechas. Na maioria dos meus pacientes, a redução das bochechas é associada a uma lipoaspiração da região cervical para melhora perfil do rosto. A associação com um lifting facial ou mini lifting, cirurgia de pálpebras.

O preenchimento do rosto e bigode chinês e/ou lábios costuma pode ser feito junto com a cirurgia, melhorando ainda mais, a aparência da região dos lábios e boca.

Como é a Recuperação Após a Bichectomia? Quanto Tempo de Recuperação?

Nos primeiros 3 dias há bastante inchaço e algumas áreas podem ficar roxas.

Após 4-7 dias geralmente, atividade sociais e trabalho podem ser retomados, desde que não exijam esforço físico.

Atividades aeróbicas leves são liberadas após duas semanas e academia entre 3 e 4 semanas.

Quais Os Cuidados no Pós-Operatório da Bichectomia?

Os Principais Cuidados Pós-Operatórios São:

  • Evitar sol nas primeiras 4 semanas ou enquanto houverem áreas roxas;
  • Compressas geladas nos primeiros 3 dias;
  • Dieta liquida e pastosa nas primeiras 48 horas.

Quando Posso Voltar a Fazer Exercícios ou Academia Após a Bichectomia?

Atividade físicas leves como caminhadas podem ser retomadas após duas semanas.

Academia, exercícios de contato, ou mais intensos, são liberados após 3-4 semanas de acordo com a evolução de cada paciente.

A Cirurgia Atrapalha na Mastigação?

Não. A redução das bochechas pode inclusive trazer uma melhora funcional, para quem está sempre “mordendo as bochechas” em função do aumento da Gordura de Bichat.

Como Era Obtido o Efeito da Bichectomia no Ínicio do Século Passado

Bichectomia

Aparelho Usado no Inicio do Século Passado Para Simular Covinhas no Rosto

Quanto Custa Uma Cirurgia de Bichectomia?

R: O custo em relação a uma cirurgia de bichectomia é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para a cirurgia de bichectomia em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma cirurgia de bichectomia não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante investir em um bom profissional.