Cirurgia de Hipertrofia do Mamilo

Cirurgia de Hipertrofia do Mamilo
4.8 (96.84%) 19 votos

Cirurgia de Hipertrofia de Mamilo
Cirurgia de Hipertrofia de Mamilo

A hipertrofia do mamilo, que é uma deformidade bastante frequente e que acomete diversas mulheres, é caracterizada por um aumento da espessura e também da projeção dessas estruturas, que também são conhecidas como bicos dos seios. Na maior parte das vezes essa deformidade acomete mulheres cujos seios sejam pouco desenvolvidos, embora também possa acometer mulheres que apresentem perfeito desenvolvimento mamário.

Mamilo Feminino x Mulher

Desde as mais antigas manifestações artísticas, as mamas femininas têm sido representadas como símbolos de fertilidade, proporcionando a mulher uma conotação divina de procriação e fertilidade.

Com o surgimento da Arte Grega Clássica, as mamas passaram a serem vistas como como um símbolo de feminilidade.

Mamas simétricas, proporcionais e harmoniosas são desejos normais de todas as mulheres. Ter uma harmonia no corpo com mamas bonitas é de vital importância para a autoestima de toda mulher.
Representação das Mamas nas Artes

Representação das Mamas nas Artes

Representação das Mamas nas Artes.

 

Como é um Mamilo Normal?

O mamilo normal fica localizado no ápice do cone mamário, sendo este o ponto de maior projeção e destaque da mama. O mamilo tem 3 funções importantes: lactação, forma estética e função sexual. A integração desses 3 fatores torna-se de fundamental importância para a correta estruturação da identidade feminina.

O comprimento da papila normal seria não mais que 0,8 cm, e o diâmetro menor que 1 cm, e na proporção de 1:3,6 em relação à aréola.

A desproporção entre o comprimento e o diâmetro da papila, e este com a aréola é observada com frequência pelos cirurgiões, e a redução do mamilo é bastante solicitada pelas pacientes, não só pela desarmonia estética, mas também pelo desconforto que a papila hipertrofiada pode causar.
Anatomia de um Complexo Areolo Mamilar
Anatomia de um Complexo Areolo Mamilar

Anatomia de um Complexo Areolo Mamilar.

 

Classificação dos Mamilos

  • Mamilo Protuso ou Normal – quando se apresenta saliente, bem delimitado e se protrai com facilidade, após estimulação; na junção mamilo-areolar, forma um ângulo quase reto;
  • Mamilo Semi-Protuso ou Subdesenvolvido – quando se apresenta pouco saliente, como se estivesse incorporado à região areolar protraindo-se com dificuldade após estímulo. Não há delimitação precisa entre o mamilo e a aréola; na junção mamilo-areolar forma-se um ângulo obtuso;
  • Mamilo Invertido ou Umbilicado ou Mal Formado – quando se apresenta no sentido oposto ao normal (protruso); após estímulos e exercícios não se exterioriza, conservando-se inalterado, com estímulo da sucção pode tornar-se aplanado com a aréola, revelando uma pele semelhante a mucosa;
  • Mamilo Pseudo Invertido ou Pseudo Umbilicado – quando se apresenta em sentido oposto ao normal ou protruso; após estímulos e exercícios, se protrai pobremente, tornando-se temporariamente semelhante ao semi-protruso e voltando, a seguir, à posição de inversão; a pele de sua superfície assemelha-se a mucosa;
  • Mamilo Hipertrófico – quando apresenta todas as características de um mamilo protuso, porém, pelo seu tamanho exagerado, não torna possível a sucção, pois provoca náusea no RN.

Ilustração de 8 Tipos Diferentes de Mamilos
Ilustração de 8 Tipos Diferentes de Mamilos

Ilustração de 8 Tipos Diferentes de Mamilos.

 

Complicações Causadas Pela Hipertrofia do Mamilo

Não há nenhuma complicação funcional que seja decorrente da hipertrofia do mamilo. Porém, algumas mulheres que são acometidas por essa deformidade optam por corrigi-la através da cirurgia de hipertrofia do mamilo, o que permite que elas utilizem blusas sem soutiens, vestidos justos ou qualquer tipo de roupa que antes não era utilizado, já que os mamilos ficavam muito marcados e poderiam colocá-las em situações constrangedoras ou embaraçosas.
Foto de uma Paciente com Hipertrofia de Mamilos

Foto de uma Paciente com Hipertrofia de Mamilos

Foto de uma Paciente com Hipertrofia de Mamilos.

Quais São As Causas da Hipertrofia do Mamilo?

Ainda não há um veredito sobre quais exatamente são as causas que levam a essa hipertrofia. Em algumas vezes, ela é decorrente do início da adolescência ou da gravidez e pode persistir até o período da menopausa.

Há um Tamanho ou Formato Ideal Para o Mamilo?

Não há uma definição exata para o tamanho do mamilo. Alguns clínicos sugerem que seu tamanho normal seja de 10 mm de diâmetro e aproximadamente a mesma medida de projeção, que pode variar entre 6 e 10 mm . Em casos de hipertrofia o tamanho do mamilo pode atingir 20 mm ou até mais. Já o formato do mamilo convencional é similar ao de um cilindro, com uma leve curva em seu topo.

Na maior parte das vezes, a projeção do mamilo causa maior incômodo do que seu diâmetro. De acordo com a experiência dos cirurgiões, esse fenômeno ocorre em ambos mamilos.

A Cirurgia de Hipertrofia do Mamilo é Complicada?

Não. Esse procedimento é bem simples, é realizado com o uso de anestesia local e dura por volta de 30 a 45 minutos, de acordo com cada caso. Também não há a necessidade de que a paciente fique internada.

O objetivo dessa cirurgia é primeiramente corrigir o tamanho do mamilo e posteriormente estabelecer uma relação harmônica entre esse tamanho e seu diâmetro.
Foto de um Mamilo Após o Procedimento Cirúrgico

Foto de um Mamilo Após o Procedimento Cirúrgico

Foto de um Mamilo Após o Procedimento Cirúrgico.

 

Quais São Os Planejamentos Pré-Operatórios?

Basicamente, a marcação do mamilo hipertrofiado é feita em três etapas:

  • A primeira delas é o delineamento da nova projeção do mamilo, através da medição de 8 mm de seu topo e do desenho de um perímetro circunferencial que representará sua nova base;
  • Em sequência, desenha-se uma linha ao redor da base atual do mamilo;
  • Por fim, desenha-se uma linha vertical de cima para baixo e uma horizontal da direita para a esquerda ao redor da auréola e do mamilo, de modo a orientar o cirurgião durante o fechamento final do mamilo;

Quais São Os Procedimentos Realizados Durante Essa Cirurgia?

O cirurgião plástico diminui todas as dimensões do mamilo da paciente, de modo que ele fique uniforme e com um tamanho proporcional ao seu seio.
São feitas duas incisões circulares, uma na parte que será o final do novo mamilo e outra no final do mamilo atual. Então, a pele que se encontrar entre essas duas incisões é meticulosamente removida e depois as partes são suturadas.

Caso seja necessário reduzir seu diâmetro, o mamilo é medido e a parte que exceder 8 mm é removida, de modo a deixa-lo com o aspecto mais uniforme possível.

Como é Feito o Curativo Dessa Cirurgia?

Utiliza-se um curativo convencional sobre o mamilo e a aréola, de modo a pressionar o mamilo para baixo e estabilizá-lo. Acrescenta-se uma gaze no topo do curativo para absorver eventuais sangramentos. As suturas ficam muito bem cicatrizadas e não resultam em nenhuma complicação à paciente.
Cirurgia de Hipertrofia do Mamilo
Cirurgia de Hipertrofia do Mamilo

Foto de uma Proteção Utilizada Após o Procedimento.

 

Há Alguma Alteração de Sensibilidade no Mamilo?

Não. A cirurgia de hipertrofia do mamilo apenas reduz o tamanho do mamilo mas não altera em nada sua sensibilidade, o que garante que a mulher não seja prejudicada sob nenhum aspecto.

A Amamentação Fica Prejudicada Depois Dessa Cirurgia?

Não. Assim como ocorre com a sensibilidade, a amamentação não é prejudicada e não ocasiona em nenhum problema à mulher ou ao bebê, já que nenhum dos ductos lactíferos são danificados ou alterados.
Foto de uma Criança Amamentando em uma Paciente Submetida ao Procedimento
Foto de uma Criança Amamentando em uma Paciente Submetida ao Procedimento

Foto de uma Criança Amamentando em uma Paciente Submetida ao Procedimento.

 

Há Alguma Outra Cirurgia Que Pode Ser Feita Junto á de Hipertrofia?

Caso a paciente deseje, pode ser feita uma mamoplastia de aumento, também conhecida como implante de silicone. Assim, ambas cirurgias poderão ser realizadas no mesmo dia e a paciente não precisará passar por dois períodos pós-operatórios, o que certamente é mais prático.
Foto de uma Paciente com Relação Mamilo-Mama. Restabelecendo a Harmonia dos Entre os Dois
Foto de uma Paciente com Relação Mamilo-Mama. Restabelecendo a Harmonia dos Entre os Dois

Foto de uma Paciente com Relação Mamilo-Mama. Restabelecendo a Harmonia dos Entre os Dois.

 

A Cirurgia de Hipertrofia do Mamilo é Arriscada?

Todos os procedimentos cirúrgicos podem apresentar riscos à paciente, já que se tratam de procedimentos invasivos. Porém, desde que ela seja realizada por um profissional especializado e que sejam seguidos todos os cuidados necessários, as chances de qualquer problema ou intercorrência são mínimas, o que garante que o mamilo da paciente não seja prejudicado estética ou funcionalmente.

Quando São Retirados Os Pontos Após a Cirurgia Plástica do Mamilo Hipertrófico?

Não existem pontos externos, Dr.Cláudio Lemos utiliza uma cola cirúrgica importada (PRINEO), em que não existe a necessidade de pontos externos. A Cola de Cianoacrilato foi recentemente introduzida na Cirurgia Plástica e são poucos os cirurgiões que a utilizam.
Foto da Cola Cirúrgica Utilizada no Procedimento
Foto da Cola Cirúrgica Utilizada no Procedimento

Foto da Cola Cirúrgica Utilizada no Procedimento.

Quanto Custa a Cirurgia de Hipertrofia do Mamilo?

O custo em relação a cirurgia de hipertrofia do mamilo é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor da cirurgia de hipertrofia do mamilo. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

Mais Informações no Vídeo:

Video explicativo sobre a cola cirúrgica que Dr.Cláudio Lemos utiliza no procedimento.

Entre em Contato