Cirurgia de Mamilo Invertido

Cirurgia de Mamilo Invertido
4.6 (91.43%) 21 votos

Cirurgia de Mamilo Invertido
Cirurgia de Mamilo Invertido

A cirurgia de mamilo invertido é um dos procedimentos indicados para a correção de uma alteração que ocorre geralmente em mulheres, embora homens também possam ser acometidos por ela. Na maior parte das vezes essa alteração congênita ocorre em ambos os mamilos e é causada pela frouxidão de um esfíncter muscular da aréola, também conhecido como papila, ou por ductos galactóforos mais curtos, cuja função é a condução do leite gerado pelo tecido mamário até o mamilo. Em casos mais raros, o mamilo invertido ou mamilo inverso é o resultado de processos inflamatórios ocasionados pelo tabagismo, pela diabetes ou até mesmo por um câncer de mama.

É importante ressaltar que mamilo retraído e invertido são situações diferentes, pois o primeiro é uma deformidade decorrente de um procedimento cirúrgico, de um tumor mamário ou uma infecção, cujo tratamento cirúrgico é diferente.

Porque o bico do mamilo fica invertido?

Ilustração de Diversos Tipos de Mamilos Invertidos

Ilustração de Diversos Tipos de Mamilos Invertidos

Ilustração de Diversos Tipos de Mamilos Invertidos

Existem basicamente 3 tipos de mamilos, o primeiro é o mamilo protruso (normal), caracterizado por um bico proeminente, levemente projetado, que ao ser exposto a baixas temperaturas ou pequenos estímulos endurece com facilidade.

O segundo tipo é chamado de mamilo plano, cujo bico não fica nem para fora, nem para dentro, permanecendo no mesmo nível que a aréola. E por fim, o mamilo invertido, que como o nome sugere é quando o bico do mamilo fica invertido, voltado para dentro e nem mesmo estilos intensos o fazem sair do estado de retração.

O bico do mamilo fica invertido pois os canais responsáveis pelo transporte do leite materno, chamado de ductos lactíferos são mais curtos. Normalmente isso ocorre por má formação congênita, que surge desde o período gestacional.

A Cirurgia de Mamilo Invertido é Sempre Necessária?

Nem todos os casos demandam uma correção de mamilo invertido e a escolha deve ser feita pela paciente. Há 3 graus de mamilo invertido, que são:

  • Grau 1 – a exteriorização do mamilo é feita de maneira fácil apenas com sua manipulação ou até mesmo sem que ele seja manipulado. Depois de exteriorizado, o mamilo se mantém evertido;
  • Grau 2 – o mamilo é exteriorizado apenas após ser manipulado e se retrai rapidamente depois disso;
  • Grau 3 – o mamilo nunca é exteriorizado.

Aproximadamente 96% das pacientes cujo mamilo é invertido apresentam os dois primeiros graus. Muitas se sentem desconfortáveis e descontentes sexual e esteticamente, motivos que podem levá-las a optar pela cirurgia de mamilo invertido para se sentirem mais satisfeitas com seus corpos.

Essa Alteração Pode Dificultar a Amamentação?

Ilustração do Mamilo Pós Procedimento
Ilustração do Mamilo Pós Procedimento

Ilustração do Mamilo Pós Procedimento

Funcionalmente, uma mulher que apresente essa alteração pode encarar dificuldades ao amamentar seu bebê, principalmente aquelas que apresentam o grau III, que pode até mesmo impossibilitar a amamentação. É importante ressaltar que o bebê deve abocanhar toda a aréola e não apenas o mamilo para que a amamentação ocorra mais tranquilamente, embora esse período e o da gravidez possam reverter esse quadro de inversão em algumas mulheres, ainda que temporariamente.

Devo Procurar um Médico Para Fazer uma Cirurgia no Mamilo Quando Estiver Grávida?

Pacientes que apresentem essa alteração devem procurar imediatamente por um cirurgião plástico quando grávidas para realizar a cirurgia de mamilo invertido, de modo a garantir uma amamentação mais calma e segura. As orientações oferecidas pelo cirurgião são essenciais para garantir o conforto do bebê e a saúde da mãe, que também passará a apresentar um corpo mais bonito e uma autoestima mais elevada.

Quais as Técnicas Utilizadas Para Este Tipo de Cirurgia?

Ilustração da Anatomia dos Ligamentos que Devem ser Liberados Durante o Procedimento
Ilustração da Anatomia dos Ligamentos que Devem ser Liberados Durante o Procedimento

Ilustração da Anatomia dos Ligamentos que Devem ser Liberados Durante o Procedimento

Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para a cirurgia de mamilo invertido, embora elas possam ser basicamente divididas em 2 tipos: as que seccionam os ductos galactóforos e as que não seccionam:

  • Cirurgias que não seccionam esses ductos são recomendadas a mulheres que planejam engravidar, pois não prejudicam em nada a amamentação;
  • • Procedimentos que seccionam os ductos galactóforos são mais indicadas a mulheres que não desejem engravidar, pois a secção dos ductos impede que a glândula mamária e o mamilo se comuniquem, o que pode prejudicar ou até mesmo impossibilitar a amamentação;
  • • Alguns casos mais graves só podem ser resolvidos e apresentar resultados satisfatórios mediante técnicas com seccionamento dos ductos galactóforos

Este Procedimento Deixa Cicatrizes?

Ilustração da Cola Cirúrgica Utilizada Após o Procedimento, Dispensando o uso de Fios Cirúrgico

Ilustração da Cola Cirúrgica Utilizada Após o Procedimento, Dispensando o uso de Fios Cirúrgico

Ilustração da Cola Cirúrgica Utilizada Após o Procedimento, Dispensando o uso de Fios Cirúrgico

De acordo com o método escolhido, a cirurgia no mamilo pode não deixar cicatrizes visiveis. O Dr.Cláudio Lemos oferece aos seus pacientes cirurgia plástica sem ponto – Dermabond, que proporciona um aspecto muito melhor, sem prejudicar o visual da mama e sem deixar cicatrizes aparentes, pela não necessidade de pontos externos, ou seja, não há a necessidade da retirada de pontos.

Como São Os Períodos Pré e Pós-Operatório da Cirurgia Para Mamilo Invertido?

Antes de fazer a cirurgia, é muito importante que a paciente esteja bem nutrida e alimentada, pois a falta de vitaminas e oligoelementos podem dificultar a cicatrização ou até mesmo facilitar sangramentos. O uso de cigarros deve ser interrompido com 30 dias de antecedência e medicamentos anticoagulantes como aspirinas e todos aqueles que forem contraindicados em casos de suspeita de dengue não devem ser utilizados. Também é recomendável que a área da cirurgia seja hidratada ao menos 2 vezes por dia para aumentar a elasticidade da pele.

Já no período pós-operatório, é indicado que a paciente não utilize sutiãs ou roupas muito apertadas para não machucar a área da cirurgia.

A Cirurgia no Mamilo em Caso de Inversão Pode ser Feita Junto a Outros Procedimentos?

Ilustração de uma Paciente na qual Realizou a Cirurgia de Prótese de Mama Junto com os Procedimentos de Reversão do Mamilo Invertido

Ilustração de uma Paciente na qual Realizou a Cirurgia de Prótese de Mama Junto com os Procedimentos de Reversão do Mamilo Invertido

lustração de uma Paciente na qual Realizou a Cirurgia de Prótese de Mama Junto com os Procedimentos de Reversão do Mamilo Invertido

Sim. Podem ser feitos outros procedimentos caso a paciente deseje utilizar a mesma incisão, principalmente em casos de mamoplastia de aumento, também conhecida como prótese de mama. Assim, a paciente terá seu mamilo corrigido e melhorará ainda mais sua aparência, sem ter que passar por dois períodos pós-operatórios.

Quanto Custa a Cirurgia de Mamilo Invertido?

O custo em relação a cirurgia de mamilo invertido é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também está resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor da cirurgia de mamilo invertido. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica feminina deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

Entre em Contato