Cirurgia de Polimastia

Cirurgia de Polimastia
4.8 (96.25%) 16 votos

Cirurgia de Aumento de Lábios
Cirurgia de Aumento de Lábios

A cirurgia de polimastia é o procedimento adotado por cirurgiões plásticos para solucionar casos em que o indivíduo apresenta mais de duas mamas. Conhecida popularmente como mama acessória, a polimastia (também chamada de mamas supranumerárias, mama extranumerária ou mama acessória,) consiste no surgimento de uma mama adicional com ou sem a presença de aréolas ou mamilos.

Esta condição desenvolve-se ainda no embrião, quando várias mamas são distribuídas em uma linha que vai da axila até a região genital e atrofiam-se até restar duas mamas habituais. Em casos raros, a regressão não é perfeita e pode gerar a formação de mamas em determinados locais do corpo.

A polimastia ocorre em ambos os sexos, sendo mais comum em mulheres e pode ser classificada de acordo com a sua localização:

    • Massa nas axilas com ou sem a presença de mamilos e aréolas que podem ser bilateral ou unilateral;

Ilustração de uma Mama Supranumerária Bilateral
Ilustração de uma Mama Supranumerária Bilateral

Ilustração de uma Mama Supranumerária Bilateral.

 

    • Massa mamária aberrante na região abdominal com ou sem presença de mamilos e aréolas bilateral ou unilateral;

Ilustração de uma Mama Supranumerária Bilateral no Tórax em Homem
Ilustração de uma Mama Supranumerária Bilateral no Tórax em Homem

Ilustração de uma Mama Supranumerária Bilateral no Tórax em Homem.

 

    • Em casos mais raros, massa mamária na região pélvica com ou sem a presença de mamilos e aréolas.

Ilustração de Supranumerária na Região Pélvica
Ilustração de Supranumerária na Região Pélvica

Ilustração Mama Supranumerária na Região Pélvica.

 

Sintomas da Polimastia

A maioria dos casos de polimastia apresenta a formação de mamas acessórias na região das axilas que podem apresentar alguns sintomas como:

  • Dores e sensação de inchaço no local, principalmente no período pré-menstrual;
  • Saída de leite quando há amamentação pelas mamas habituais;
  • Desconforto com a estética corporal, causando baixa autoestima e prejuízo à qualidade de vida.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para o surgimento da mama acessória incluem:

  • Dieta desequilibrada, baseada em açúcares e gordura;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Histórico família.

Como prevenir a polimastia

Ter hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir maiores problemas com a polimastia, por esse motivo, praticar atividades físicas aeróbicas e ter uma dieta equilibrada, podem ser os melhores remédios para evitar qualquer complicação futura.

Como é Feito o Diagnóstico de Polimastia?

O diagnóstico de polimastia é feito através do exame clínico realizado pelo médico mastologista ou cirurgião plástico especializado. Exames de ultrassonografia e ressonância magnética para identificar a estrutura e em alguns casos, o possível diagnóstico de desenvolvimento de câncer de mama.

Como é a Cirurgia de Polimastia?

Após a confirmação do diagnóstico, a cirurgia plástica feminina de polimastia é o tratamento recomendado para retirar a mama acessória do paciente.
Após a sedação e anestesia loca, a cirurgia de polimastia consiste na retirada das mamas acessórias e a junção das bordas da pele do local. O procedimento é considerado simples e pode ter duração de 1 a 3 horas, dependendo das condições da polimastia e quadro clínico da paciente.

Após a sedação e anestesia local, a cirurgia de polimastia consiste na retirada das mamas acessórias e a junção das bordas da pele do local. O procedimento é considerado simples e pode ter duração de 1 a 3 horas, dependendo das condições da polimastia e quadro clínico da paciente.

Cicatrização da Cirurgia de Polimastia

Dr.Cláudio Lemos é cirurgião plástico com diversas especializações nacionais e internacionais, incluindo a cirurgia de polimastia. Dr.Claudio Lemos utiliza a cola cirúrgica Prineo, substância aplicada na incisão da pele superficial que exclui a necessidade de aplicações de suturas (pontos cirúrgicos) formando a cicatriz tradicional.
Ilustração da Cola Cirúrgica Utilizada no Procedimento Cirúrgico
Ilustração da Cola Cirúrgica Utilizada no Procedimento Cirúrgico

Ilustração da Cola Cirúrgica Utilizada no Procedimento Cirúrgico.

 

A cola cirúrgica Prineo é utilizada por poucos especialistas autorizados pelo mundo e oferece diversas vantagens à paciente:

  • Diminuição do processo de cicatrização em até 50% comparado ao método tradicional;
  • Facilidade de aplicação;
  • Redução do tempo de cirurgia;
  • Redução nos riscos de infecção;
  • Melhor resultado estético com ausência de pontos e linhas;
  • Retirada do curativo e camada de cola sem dor.

Pós-Operatório da Cirurgia de Polimastia

A recuperação da cirurgia plástica de polimastia exige alguns cuidados para garantir resultados satisfatórios:

  • Como qualquer outro procedimento cirúrgico é comum que a área afetada tenha um leve inchaço e equimose (manchas roxas) que desaparecerão ao longo dos primeiros dias de recuperação. O cirurgião plástico pode indicar o uso de medicamentos analgésicos para alívio da dor.
  • A restrição dos movimentos dos braços é uma medida preventiva para evitar o desconforto na região;
  • O período de recuperação pode será de aproximadamente 30 dias, de acordo com o quadro clínico da paciente.
  • O procedimento cirúrgico é considerado simples, entretanto, qualquer sinal de febre, fortes dores e incômodos, o médico deve ser procurado para avaliação e tratamento.

Quais Complicações Podem Surgir com a Polimastia?

Assim como as glândulas mamárias comuns, o câncer de mama também pode surgir nas acessórias, tendo isso em mente, os cuidados e a atenção dos pacientes devem ser redobrados.

Além disso, caso os cuidados pós-operatórios não sejam cumpridos corretamente uma série de complicações pós cirurgia de polimastia podem surgir, como infecções, seguidas de outros sintomas, como febre, por exemplo.

Quanto Custa a um Procedimento de Cirurgia de Polimastia?

O custo em relação a um procedimento de cirurgia de polimastia é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também está resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para a mesma procedimento de cirurgia de polimastia em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de um procedimento de cirurgia de polimastia. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

Entre em Contato