Cirurgia Para Orelha Rasgada

Cirurgia Para Orelha Rasgada
3.8 (75.65%) 23 votos

Cirurgia Para Orelha Rasgada
Cirurgia Para Orelha Rasgada

A orelha rasgada, também conhecida como lóbulo de orelha bífido, é um problema que ocorre devido ao uso contínuo de brincos muito pesados, alargadores ou a algum trauma ou lesão na região do lóbulo. Esse problema ocorre geralmente em mulheres, que utilizam brincos com maior frequência do que os homens, embora possa atingir a pessoas de ambos os sexos. Anos de brincos grandes e pesados podem sim provocar furos grandes nas orelhas. Depois da distorção no lóbulo, fica difícil usar qualquer acessório na orelha. Os brincos acabam funcionando como pêndulos em uma estrutura sem nenhuma sustentação pois o lóbulo é totalmente desprovido de estruturas de sustentação, como ligamento e músculo. Nessa região, temos apenas pele e gordura que resistem muito pouco a uma agressão contínua, como a de um brinco pesado. Com os anos, perdem-se colágeno e elastina, substâncias fundamentais para manter o rejuvenescimento da pele.
Brincos
Brincos

A cirurgia para orelha rasgada, cujo nome técnico é lobuloplastia, é uma das cirurgias mais procuradas entre as mulheres, que são mais vaidosas e têm uma preocupação maior com seu visual. Pessoas que têm esse problema e não o corrigem com cirurgias podem apresentar uma queda brusca de sua autoestima, ficar envergonhadas e até mesmo sofrer de depressão em alguns casos.

Como Saber se eu Tenho a Orelha Rasgada?

  • Em alguns casos, é possível ver que o lóbulo fica mais frouxo e menos resistente, o que é um indicativo desse problema;
  • Muitas pessoas percebem apenas quando vão colocar brincos e não conseguem mais, pois eles não ficam presos à tarraxa e caem.

Orelha Rasgada
Orelha Rasgada
Independentemente de como foi encontrado esse problema, é essencial que ele seja resolvido o quanto antes para devolver à pessoa sua autoestima e o prazer em poder colocar brincos novamente com total segurança e conforto.

Após um Acidente Quanto Tempo Pode Ser Feita a Reconstrução do Lóbulo – Orelha Rasgada ou Bifida?

A intervenção na orelha bífida pode ser feita a partir de 30 dias do acidente ou após a cicatrização da injúria. Para entender melhor este problema, ele acomete o lóbulo na maioria das vezes e pode ser total ou parcial e pode ser corrigido através da reconstrução do lóbulo.

É Possível Diminuir o Furo da Orelha?

Mesmo que você pare de usar brincos, seus furos não vão diminuir e a única solução é a cirurgia plástica. Para que o furo volte a ser pequeno, é necessário fechá-lo. Isso se faz ressecando a pele ao redor do orifício aumentado ou quando necessário retira-se também parte do lóbulo, caso este esteja bem aumentado (pendular). Recomenda-se ficar 3 meses sem furar o lóbulo depois da cirurgia.

Como é Feita a Cirurgia Para Orelha Rasgada?

Há várias técnicas que podem ser utilizadas em uma cirurgia de orelha rasgada, cuja escolha será feita pelo cirurgião após uma avaliação de cada caso. Na maior parte das vezes os furos e rasgos são suturados visando deixar a cicatriz com máxima discrição e conceder maior resistência à orelha, para que o paciente possa continuar a utilizar brincos.

Geralmente se utiliza anestesia local, que impede que se sinta qualquer dor na área do procedimento.
Cirurgia Para Orelha Rasgada
Cirurgia Para Orelha Rasgada

Em alguns casos, pode ser necessário diminuir o tamanho do lóbulo do paciente, que pode ter ficado excessivamente grande pelo peso dos brincos utilizados. Esse procedimento modifica o aspecto da orelha para melhor e atua como uma técnica de rejuvenescimento facial.

Cirurgia Plástica de Orelha Rasgada Sem Ponto – Dr.Cláudio Lemos utiliza uma cola cirúrgica importada (PRINEO), em que não existe a necessidade de pontos externos (cirurgia plástica sem ponto). A Cola de Cianoacrilato foi recentemente introduzida na Cirurgia Plástica e poucos são os cirurgiões que já a utilizam. O produto é autorizado pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão que fiscaliza alimentos e remédios nos EUA. Com o uso da mesma, faz-se a dispensa de curativos e evita a retirada de pontos, diminuindo a ansiedade dos pacientes. Sua aplicação é muito mais rápida que a sutura (pontos cirúrgicos) tradicional. O tempo de cicatrização diminui em até 50% comparado com o método de sutura tradicional. O uso do Prineo e o Dermabond em cirurgia plástica sem ponto tem como vantagens principais:

  • Facilidade de aplicação;
  • Reduz o tempo da cirurgia;
  • Diminui o risco de infecções (bactérias não crescem na cola, e ela sela a cicatriz);
  • Chega a ser sete vezes mais forte que os pontos simples na pele;
  • Tem um melhor resultado estético (não deixa marcas de pontos na pele e resulta em uma cicatriz mais fina);
  • É esteticamente mais atraente que a presença dos pontos;
  • Praticamente não permite o extravasamento de sangue que suja os curativos no pós-operatório;
  • Paciente pode tomar banho dispensando qualquer curativo sobre a ferida operatória;
  • Sua retirada é espontânea , quando necessária a retirada esta é indolor;
  • Os pontos da cirurgia são retirados aproximadamente 10 dias depois de realizado o procedimento. Caso o paciente prefira esconder esses pontos até que eles sejam retirados, como em reuniões ou outras atividades sociais, pode-se utilizar uma fita adesiva na região da orelha.

Dermabond
Dermabond

Como é o Pré-Operatório e a Recuperação desse Procedimento

    • Antes da Cirurgia – não é indicado que o paciente utilize medicamentos que tenham como base o ácido acetilsalicílico, como Aspirina, AAS e outros, pois esses remédios podem aumentar o sangramento durante a cirurgia.2-Utilizar por 3 dias e com frequência de 3 vezes ao dia um sabão germicida para eliminar a flora bacteriana presente na pele do sítio cirúrgico;

Protex
Protex

  • Já na recuperação, embora seja raro, é possível que a orelha apresente inchaço e uma coloração arroxeada;
  • O paciente pode voltar a trabalhar logo após a cirurgia e realizar atividades físicas após 24 horas.

Depois de Quanto Tempo Posso Voltar a Utilizar Brincos?

Brincos de pressão podem ser utilizados assim que os pontos forem retirados. Para que a orelha possa ser furada novamente recomenda-se uma espera de aproximadamente 6 semanas, embora essa prazo varie de acordo com cada pessoa. Também não é indicado que o novo furo seja feito exatamente no local da cicatriz da cirurgia para orelha rasgada, para evitar eventuais complicações.

Brincos
Brincos

Para Quais Pessoas Essa Cirurgia é Indicada?

Essa cirurgia é recomendada para todos os pacientes que possuírem orelha rasgada, independentemente de ser um rasgo grande ou pequeno, ocorrido graças a algum acidente oi ao uso de brincos muito pesados.
Orelha Rasgada
Orelha Rasgada

Qual o Tipo de Anestesia é Utilizada na Cirurgia de Orelha Rasgada ou Lobuloplastia?

Na grande maioria dos casos é utilizada a anestesia local. Se esse for seu caso, você ficará alerta durante a cirurgia, mas não terá qualquer tipo de dor durante o procedimento. De qualquer forma, é sempre fundamental que todos princípios de segurança em cirurgia plástica sejam respeitados. Confira esse vídeo sobre anestesia em cirurgia plástica.

Tempo de Duração da Cirurgia de Lobuloplastia?

A cirurgia para orelha rasgada ou lobuloplastia é feita muito rapidamente e demora de 30 á no máximo 40 minutos, ainda que ambas orelhas sejam operadas.

É Necessário o uso de Curativos Após a Cirurgia de Orelha Rasgada ou Lobuloplastia?

Não, pois o Dr.Cláudio Lemos utiliza a Cola de Cianoacrilato, na qual dispensa curativos e o paciente pode tomar banho normalmente após o procedimento cirúrgico.

Em Quanto Tempo Verei Os Resultados Após a Cirurgia de Orelha Rasgada ou Lobuloplastia?

Um resultado imediato e bem natural pode ser verificado depois de aproximadamente 30 dias, pois a cicatriz já estará bem disfarçada. Depois de aproximadamente 6 meses o paciente poderá ver os resultados finais da cirurgia e a cicatriz estará praticamente imperceptível.

Quais Os Cuidados eu Devo Ter na Hora de Colocar o Brinco Novamente?

O principal cuidado é de não usar novamente brincos muito pesados e o de não fazer o novo furo exatamente em cima da cicatriz. Cuidados de higiene devem sempre ser cuidadosamente observados para evitar infecções.

Quanto Custa a Cirurgia de Orelha Rasgada?

O custo em relação a cirurgia de orelha rasgada é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor da cirurgia de orelha rasgada. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

Quando São Retirados Os Pontos Após a Cirurgia Plástica de Orelha Rasgada?

Não existem pontos externos, Dr. Cláudio Lemos utiliza uma cola cirúrgica importada (Dermabond), em que não existe a necessidade de pontos externos. A Cola de Cianoacrilato foi recentemente introduzida na Cirurgia Plástica e são poucos os cirurgiões que a utilizam.

Mais Informações no Vídeo:

Video explicativo sobre a cola cirúrgica que Dr.Cláudio Lemos utiliza no procedimento.

Entre em Contato