Correção de Assimetria Mamária

Correção de Assimetria Mamária
4.9 (97.5%) 8 votos

Correção de Assimetria Mamária

A assimetria mamária (diferença de tamanhos entre as mamas) é um problema comum em mulheres, embora muitas delas não saibam disso.Trata-se da existência de diferenças em suas mamas, seja em relação ao tamanho, ao formato ou à posição, bem como a posição das aréolas.

Assimetria Mamária

Foto de uma Paciente com Mamas Tuberosas Assimétricas.

 

Como Verificar a Existência de Assimetria Mamária?

É muito difícil que as duas mamas da mesma paciente sejam exatamente iguais. Caso seja uma diferença pequena e que não influencie na autoestima e na felicidade que a mulher sente com seu corpo, não há problema algum. Porém, em casos que essa diferença é visível e facilmente perceptível pela mulher ao olhar no espelho ou em seu cotidiano, a melhor opção é a cirurgia para correção de assimetria mamária.

Assimetria Mamária

Foto de uma Mama Assimétrica.

Quais São as Origens da Assimetria Mamária?

  • Presença do coração ao lado esquerdo, que faz com que a mama seja um pouco menor e mais elevada;
  • Diferença de volume entre as mamas ou da tensão da pele, que faz com que um lado fique mais firme do que o outro;
  • Mudanças hormonais, mais comuns na adolescência;
  • Acidentes ou lesões traumáticas que tenham atingido a região dos seios;
  • Cirurgias plásticas mal-sucedidas;
  • Contraturas capsulares ou outras complicações de saúde;
  • Síndrome de Poland – A síndrome de Poland tem várias variações mas é possível estabelecer o diagnóstico com relativa facilidade. A associação de ausência unilateral do músculo grande peitoral com sindactilia (união de dois ou mais dedos) e braquidactilia (dedos mais curtos que o normal, ou do que ao dedo correspondente da outra mão) .Podem ainda estar associadas: Hipoplasia ou agenesia (ausência) do mamilo, hipoplasia ou agenesia (ausência) da mama, hipoplasia do tecido celular subcutâneo, ausência de cartilagens costais (II,III e IV ou III, IV e V) e hipoplasia da porção proximal das costelas.

Síndrome de Poland

Foto de um Paciente com Assimetria Mamaria Devido a Sindrome de Poland.

Como é Feita a Cirurgia Para Correção de Assimetria Mamária?

Há diferentes métodos que podem ser utilizados para a correção de assimetria mamária, cuja escolha deve ser feita pelo profissional responsável pela cirurgia. Em alguns casos o mais recomendado é que uma das mamas seja reduzida através da mamoplastia redutora associado a mastopexia, enquanto em outros casos os resultados podem ser melhores pela colocação de prótese de silicone em apenas uma das mamas. Além disso, caso haja alguma diferença em relação à projeção da mama, podem ser implantadas próteses de diferentes tamanhos em cada mama.

Independentemente de qual seja o método utilizado na cirurgia para correção de assimetria mamária, o objetivo é que o resultado seja o mais simétrico possível, para que a paciente fique satisfeita com seu corpo e viva de forma mais feliz e com mais autoestima.

Quais Cuidados Devem Ser Tomados no Período Pré-Operatório?

Embora os procedimentos variem de acordo com cada caso, é preciso que o paciente realize exames laboratoriais, ultrassonografia das mamas ou mamografia, eletrocardiogramas e pareceres emitidos por um médico (caso necessário) e o risco cirúrgico. Duas semanas antes de ser feita a correção de assimetria mamária, deve ser interrompido o uso de medicamentos que contenham arnica, ginkgo biloba, ácido acetilsalicílico ou componentes anticoagulantes, bem como duas semanas depois. Pacientes que utilizem anticoncepcional oral ou injetável devem suspender o uso 1 mês antes da cirurgia e adotar outro método anticoncepcional neste período.

Bebidas alcoólicas não devem ser consumidas antes da cirurgia e o consumo de cigarros deve ser interrompido com pelo menos 1 mês de antecedência.

E Durante o Período de Pós-Operatório?

Embora varia de acordo com a técnica utilizada, o prazo médio para que a paciente volte à sua rotina é de 15 dias, período em que a região da cirurgia poderá ficar inchada e arroxeada. Como o local ficará mais sensível e causará desconforto, recomenda-se não se esforçar fisicamente ou fazer movimentos bruscos, dormir com os braços esticados junto ao corpo e com a barriga para cima e evitar roupas apertadas.

Alguns casos demandam a colocação de um dreno para aspiração, que é retirado depois de 1 ou 2 dias da cirurgia.

Quais são os Pré-Requisitos Para a Correção Assimétrica Mamária?

Correção de Assimetria Mamária

Foto de um Paciente com Assimetria Por Hipertrofia.

 

  • É imprescindível que a paciente esteja em boas condições de saúde;
  • Pessoas que tenham doenças mais graves, como o câncer de mama, que pode resultar na assimetria mamária adquirida, devem primeiramente ser avaliadas por um médico especializado para, então, passarem pela cirurgia para correção de assimetria mamária.

Há Alguma Contraindicação Para essa Cirurgia?

Não é recomendável que pessoas que não apresentem condições adequadas de saúde se submetam à métodos cirúrgicos para a correção de assimetria mamária, com exceção daquelas cuja assimetria tenha se originado de um câncer de mama e que já tenham sido avaliadas e indicadas por um profissional da área, que possa autorizar a realização da cirurgia sem que haja riscos para a saúde do paciente.

Quanto Tempo Leva esse Tipo de Cirurgia?

Não há uma resposta exata, pois tudo depende de uma série de fatores, como a idade do paciente, o nível de assimetria entre as mamas, o método utilizado para a correção e a reação de cada paciente ao procedimento, entre outras variáveis. Na maior parte das vezes, essa cirurgia leva entre 1 hora e meia e 3 horas.

Quando São Retirados os Pontos na Cirurgia de Correção de Assimetria Mamária?

Prineo

Ilustração de Colca Cirurgica Utilizada na Cirurgia Para Correlação de Assimetria Mamaria.

Não existem pontos externos na cirurgia de correção de assimetria mamária, Dr.Cláudio Lemos utiliza uma cola cirúrgica importada (PRINEO), em que não existe a necessidade de pontos externos. A Cola de Cianoacrilato foi recentemente introduzida na Cirurgia Plástica e são poucos os cirurgiões que a utilizam.

O Prineo (Cola Cirúrgica) Tem como Características Principais:

  • Facilidade de aplicação;
  • Reduz o tempo do procedimento;
  • Diminui o risco de infecções (bactérias não crescem na cola, e ela sela a cicatriz;
  • Chega a ser sete vezes mais forte que os pontos simples na pele;
  • Tem um melhor resultado estético (não deixa marcas de pontos na pele e resulta em uma cicatriz mais fina);
  • É esteticamente mais atraente que a presença dos pontos;
  • Praticamente não permite o extravasamento de sangue que suja os curativos no pós-operatório;
  • Sua retirada, quando necessária, é praticamente indolor.

Quanto Custa a Correção de Assimetria Mamária?

O custo em relação a correção de assimetria mamária é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor da correção de assimetria mamária. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

Mais Informações no Vídeo: