Hipertrofia de Masseter

Hipertrofia de Masseter
5 (100%) 9 votos

Hipertrofia de Masseter

Para entendermos como tratar a hipertrofia de masseter, devemos primeiramente determinar a sua origem para então solucionar os problemas que causam problemas musculares na área da mandíbula, há uma procura cada vez maior por parte de pessoas que desejam corrigir esta imperfeição.

A Hipertrofia em geral é o nome dado ao desenvolvimento excessivo de um determinado músculo, e neste caso se refere ao músculo masseter, que é um dos mais importantes para a mastigação e ingestão de alimentos. Esta hipertrofia pode ocorrer tanto em um lado da mandíbula quanto em ambos, que é denominada uma hipertrofia bilateral.

Porque Mulheres Buscam Tratamentos Para a Hipertrofia de Masseter?

A face feminina tende a ser mais delicada, de formato oval ou triangular, com a porção inferior mais fina em relação às bochechas. Nesse sentido, a busca por um rosto mais fino é crescente, principalmente em pessoas que apresentam hipertrofia do masseter, um músculo localizado na bochecha e que participa do sorriso e da mastigação.

Devido ao desenvolvimento do músculo, o formato da face pode sofrer alterações, estas alterações podem ser diferentes em cada caso, variando desde um leve aumento na área até mesmo uma grande discrepância quando comparado ao músculo antes de se desenvolver de modo extremo.

Este desconforto também pode ser identificado ao utilizar acessórios como colares e pingentes, onde as características faciais da pessoa podem ser ressaltadas, e assim impedir que a paciente possa desfrutar deste tipo de vestimenta sem se sentir incomodada.

Como Identificar a Hipertrofia de Masseter?

O processo de identificação desta patologia pode ocorrer de modo extremamente rápido e fácil, e pode ser efetuada tanto por um profissional da área da saúde ou mesmo pela própria paciente desde que se compare o tamanho do músculo em relação a sua posição em tempos recentes ou a verificação de sua densidade(ESPESSURA).

Porém, o método mais recomendado é contatar um profissional da área estética, que pode efetuar todos os procedimentos e testes necessários para encontrar não somente este tipo de imperfeição no rosto do paciente, mas também diversos outros pontos onde procedimentos e tratamentos podem ser efetuados e causar melhorias na aparência.

De onde Surgiu a Hipertrofia de Masseter?

Saber a origem desta patologia é importante para o seu tratamento, porém cada paciente possui uma origem diferente de seu problema, que pode ocorrer tanto de forma congênita, devido a características familiares, porém este não é o único modo de se obter um aumento considerável neste músculo.

Além de características genéticas, o uso em excesso deste músculo também é outro grande fator que contribui para a hipertrofia, como a mastigação constante, roer unhas ou até mesmo o consumo de gomas de mascar por períodos prolongados com grande regularidade.

Ilustração Demonstrando o Mecanismo de Ação da Toxina Botulínica

Ilustração Demonstrando o Mecanismo de Ação da Toxina Botulínica.

 

Como Solucionar Este Problema Estético?

          • 1.Toxina Botulínica – Este é o método menos invasivo e indolor para o tratamento deste tipo de problema estético, o que permite ao paciente obter um tempo de recuperação mais rápido do que nos outros métodos, consistindo da inserção de bactérias que reduzem a força do músculo e causam a sua diminuição.

        Toxina Botulínica

        Opções de Toxina Botulínica Utilizadas Para o Tratamento.

         

        • 2.Médicos Especializados – Contar com um médico como o Dr.Cláudio Lemos é o melhor modo de garantir um tratamento de qualidade para solucionar a imperfeição, pois o profissional conta com todo o know-how necessário para solucionar as dúvidas de seu paciente bem como manusear os instrumentos cirúrgicos.

      Músculo Masseter

      Ilustração do Músculo Masseter (Está Representado na Cor Verde).

Como Funciona a Cirurgia Para Tratamento de Hipertrofia do Músculo Masseter?

A cirurgia de correção é feita de modo minimamente invasivo, tendo em vista que o músculo Masseter está localizado em uma área de fácil acesso na face do paciente, o que torna o procedimento mais rápido e seguro quando comparado a outros tipos de cirurgias plásticas como a lipoaspiração e remoção de imperfeições em áreas maiores.

O processo de recuperação de uma cirurgia por muitas vezes pode ser maior do que o tratamento, porém a velocidade em que os benefícios podem ser aproveitados a torna uma excelente alternativa para pessoas que desejam uma solução rápida e sem correr riscos de grandes desconfortos ou dores.

O Uso da Toxina Botulina é Seguro?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, estas toxinas são incapazes de ter um grande efeito no corpo do paciente, agindo apenas na área indicada e com baixa intensidade, o que leva a necessidade de se efetuar múltiplas aplicações deste composto para que o músculo perca a sua densidade na quantidade adequada.

Este método é completamente indolor, e possui menos riscos do que um procedimento cirúrgico, o que torna esta toxina uma alternativa cada vez mais procurada por mulheres de todas as idades, e as contraindicações de se realizar este tipo de processo são mínimas.
Foto do Produto (Botox) Usado Pelo Dr.Cláudio Lemos

Foto do Produto (Botox) Usado Pelo Dr.Cláudio Lemos.

Quanto Tempo Leva a Recuperação de uma Hipertrofia de Masseter?

O pós-operatório de um procedimento para a recuperação de uma hipertrofia de masseter varia conforme o tipo de tratamento selecionado, especialmente nos casos de pacientes que escolhem efetuar o tratamento através da aplicação das toxinas, onde não há necessidade de aguardar longos períodos de tempo para retornar às atividades normais.

O afinamento do rosto é observado a partir de 2-4 semanas e se torna mais evidente em 8-12 semanas. A ação do músculo retorna após 4–6 meses. Embora o efeito da toxina botulínica seja reversível, o volume do músculo parece não retornar ao estado anterior ao tratamento. Além disso, aplicações regulares da toxina permitem afinamento gradativo e necessitam de doses menores de toxina nas aplicações subsequentes, visto que o volume do músculo tende a diminuir e o paciente fica com resultado ainda mais natural com o decorrer do tempo.
Grau de Afinamento do Rosto com a Toxina Botulínica

Ilustração Demonstrando o Grau de Afinamento do Rosto com a Toxina Botulínica.

 

Que Mulheres Podem se Beneficiar ao Realizar uma Cirurgia ou Tratamento Para a Correção de Hipertrofia?

O tratamento de uma hipertrofia pode ser feito somente após o diagnóstico por um profissional capacitado na área da cirurgia plástica feminina, para que então o caso seja analisado para determinar qual é a alternativa mais eficiente para solucionar este problema, escolhendo entre a cirurgia ou o tratamento através do uso da toxina.

Nos casos onde a densidade do músculo não é extremamente alta, o uso da toxina é um tratamento mais adequado, pois a necessidade de resultados não é tão expressiva, porém, em casos onde a hipertrofia é extremamente acentuada, deve-se optar pela cirurgia, pois é necessário efetuar uma diminuição considerável no volume do músculo.

Quanto Custa o Tratamento da Hipertrofia de Masseter?

O custo em relação ao tratamento da Hipertrofia de Masseter é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também está resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o tratamento da Hipertrofia de Masseter em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor do tratamento de tratamento da Hipertrofia de Masseter não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.