Mama Tuberosa
4.6 (92.86%) 14 votos

Mama Tiberosa
Mama Tiberosa

É normal que o desenvolvimento mamário das mulheres demore um certo tempo, já que isso começa a acontecer na fase da puberdade e pode levar alguns anos até que se estabeleça. Porém, algumas mulheres continuam apresentando mamas menores depois de bastante tempo, o que pode ser um indicativo da mama tuberosa.

Existem também outras características que podem deflagrar a mama tuberosa, como uma deformidade em uma ou nas duas mamas em relação ao seu formato.

Por isso, é importante entender o máximo possível sobre esse assunto, para que a mulher saiba se está sofrendo com esse problema ou não e possa procurar por auxílio especializado.

O Que é Mama Tuberosa?

As mamas tuberosas são deformidade congênitas, ou seja, não são adquiridas no decorrer da vida, e sim já nascem com a mulher. Embora atinja e seja mais prejudicial às mulheres, os homens também podem ser afetados por esse problema.

Pessoas que apresentam mama tuberosa possuem um subdesenvolvimento do pólo inferior da mama, tecido mamário em menor quantidade do que o normal e auréolas com um diâmetro maior do que o habitual e posicionadas mais inferiormente.

O formato das mamas fica diferente, mais tubular e comprido, com base estreita e aréola demasiadamente grande.
Ilustração das Alterações Anatômicas em uma Mama Tuberosa

Ilustração das Alterações Anatômicas em uma Mama Tuberosa

Ilustração das Alterações Anatômicas em uma Mama Tuberosa.

Quando as Mamas Tuberosas São Identificadas?

Essa deformidade só pode ser diagnosticada a partir da puberdade, já que essa é a fase que as mamas femininas começam a se desenvolver. Logo, não é habitual identificá-la durante a infância, por exemplo.

É importante ressaltar que nem sempre um desenvolvimento menor das mamas se trata da mama tuberosa, já que seu tamanho e formato podem variar de acordo com cada mulher.

Ilustração da Classificação da Mama Tuberosa
Ilustração da Classificação da Mama Tuberosa

Ilustração da Classificação da Mama Tuberosa.

 

Qual o Motivo do Subdesenvolvimento Mamário?

Toda glândula mamária é revestida por um tecido, o que é algo normal. Porém, nas mulheres que sofrem com a mama tuberosa, tal tecido é muito mais resistente do que o convencional.

Logo, a mama tenta se desenvolver, mas encontra no tecido um obstáculo que interrompe o processo. O resultado é que a mama não consiga crescer de maneira adequada e, consequentemente, fique menor do que o normal.

Como a mama não consegue crescer da maneira que deveria, então ela procura por um caminho mais fácil, que seria um tecido com menor rigidez, que é o que acontece com a pele dos mamilos. Logo, eles tendem a ficar maiores e com um formato diferenciado, o que pode ter consideráveis implicações estéticas.
Ilustração das Alterações Anatômicas Durante o Envelhecimento da Mulher Com uma Mama Tuberosa

Ilustração das Alterações Anatômicas Durante o Envelhecimento da Mulher Com uma Mama Tuberosa

Ilustração das Alterações Anatômicas Durante o Envelhecimento da Mulher Com uma Mama Tuberosa.

 

Ambas Mamas São Afetadas Com a Mesma Intensidade?

Não. Pode ser que apenas uma das mamas apresente essa condição ou as duas, mas nem sempre ambas serão iguais. Pode ser que um dos lados se desenvolva mais do que o outro ou assuma uma posição diferente.

Na maior parte dos casos, as mamas não se desenvolvem igualmente, embora essa seja uma questão que varie de acordo com cada caso.
Assimetria Mamária de uma Paciente com Mama Tuberosa
Assimetria Mamária de uma Paciente com Mama Tuberosa

Assimetria Mamária de uma Paciente com Mama Tuberosa.

 

Qual é a Causa da Mama Tuberosa?

Mesmo mediante a realização de estudos, ainda não foi possível chegar a uma conclusão definitiva a respeito dos motivos que levam à ocorrência desse problema.

A comunidade científica acredita que se trata de um problema na deposição de colágeno no tecido mamário, de acordo com o que foi observado em uma pesquisa. Ainda assim, essa não é uma definição absolutamente aceita.

Quais São os Impactos da Mama Tuberosa à Mulher?

O principal impacto dessa deformidade é o estético, mas que influencia diretamente na questão psicológica. Por ser identificada na fase da puberdade, a mulher pode ver suas amigas tendo um desenvolvimento mamário normal e ficar bastante chateadas com seus corpos.

Embora não seja algo que aconteça em todos os casos, pode ser que a mulher apresente problemas quanto for amamentar, justamente devido ao formato diferente das mamas.
Aspectos Estéticos Alterados em uma Paciente com Mama Tuberosa

Aspectos Estéticos Alterados em uma Paciente com Mama Tuberosa

Aspectos Estéticos Alterados em uma Paciente com Mama Tuberosa.

É Possível Tratar a Mama Tuberosa?

Sim. Felizmente, existem procedimentos cirúrgicos que podem fazer com que a mulher volte a ter uma vida normal e se sinta satisfeita com o seu próprio corpo.

A indicação de cada procedimento varia muito, portanto a mulher deve passar por uma consulta com um cirurgião plástico capacitado, que possa fazer uma análise de seu caso e recomendar aquilo que seja mais viável para suas necessidades.

As cirurgias que geralmente são sugeridas para esse caso são as seguintes:

  • Cirurgia de Prótese de Mama – esse procedimento consiste na colocação de próteses de silicone na paciente, de modo que o volume deficiente seja preenchido. Para a seleção da prótese ideal, é necessário levar em consideração a preferência da paciente e também a opinião do cirurgião plástico, que sempre visa oferecer o melhor aspecto possível.
  • Reconstrução de Aréola e Mamilos – a aréola e os mamilos da mulher também podem ser prejudicados pela mama tuberosa e ficar com um aspecto bastante diferente. A reconstrução da aréola e dos mamilos visa solucionar esse problema.
  • Mastopexia – por mais que não seja tão comum assim, pode ser que a mulher tenha um desenvolvimento das mamas maior do que o comum, mas que elas tenham um aspecto diferente, característico da mama tuberosa. Nesses casos, a mastopexia visa remover o excesso de tecido mamário, de modo a melhorar o aspecto das mamas.

Caso sejam necessários outros procedimentos para que a mulher obtenha o melhor resultado possível, o cirurgião plástico fará todas as recomendações e ponderações necessárias.

Quem é Uma Boa Candidata à Cirurgia de Mama Tuberosa?

Boas candidatas a essa cirurgia são mulheres que entendam sobre a deformidade e saibam quais são as expectativas reais que podem ser obtidas através da cirurgia, o que é essencial para que elas não se frustrem por colocar expectativas irreais.

Além disso, a paciente deve apresentar boas condições de saúde, de modo que seu organismo possa se recuperar bem do procedimento.

Indicações Para a Cirurgia Intima Feminina

O procedimento geralmente é procurado devido ao incômodo estético no paciente. Alguns casos mais raros, são complicações na higienização da área que provocam infecções. A cirurgia também é indicada nos casos dos pequenos lábios em tamanho desproporcional, que geram dores durante a relação sexual.

Quais São os Cuidados Pré Operatórios?

Por mais que cada paciente possa ter diferentes procedimentos realizados, de acordo com suas expectativas e necessidades, os cuidados são similares.

A paciente deve:

  • Se manter em jejum por pelo menos 8 horas antes do procedimento;
  • Não consumir alimentos muito pesados;
  • Ter dormido bem na noite anterior;
  • Realizar uma alimentação balanceada e rica em fibras nas 3 semanas que antecederem o procedimento;
  • Tomar bastante água
  • Não utilizar medicamentos anticoagulantes;
  • Parar de fumar e consumir bebidas alcoólicas pelo menos 3 semanas antes.

Quais São os Cuidados Pós Operatórios?

  • Consumir alimentos leves e ricos em proteínas;
  • Não mexer no local da cirurgia;
  • Evitar esforços físicos;
  • Não dirigir por pelo menos 1 mês;
  • Não se expor diretamente ao sol;
  • Utilizar o sutiã cirúrgico pelo período de tempo recomendado pelo cirurgião plástico;
  • Não mexer demasiadamente nos curativos.

Passe Pela Cirurgia de Mama Tuberosa

O Dr.Cláudio Lemos é um profissional experiente e que oferece a cirurgia de mama tuberosa com excelência, sempre com o intuito de que a paciente possa superar esse problema da melhor maneira possível. Por isso, não perca mais tempo e volte a se sentir plenamente satisfeita com o seu corpo!

Quanto Custa Uma Cirurgia de Mama Tuberosa?

O custo em relação a uma Cirurgia de Mama Tuberosa é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também está resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para a mesma Cirurgia de Mama Tuberosa em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma Cirurgia de Mama Tuberosa não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

Entre em Contato