Reconstrução de Aréola e Mamilos

Reconstrução de Aréola e Mamilos
4.3 (86.67%) 9 votos

Reconstrução de Aréola e Mamilos

Uma etapa importante da reconstrução mamária é a reconstrução de aréola e mamilos, que tem como objetivo fazer com que a paciente apresente uma mama visivelmente normal, o que é determinante para maiores satisfação com seu corpo, autoestima e confiança.

Quando a Reconstrução de Aréola e Mamilos deve ser Feita?

O prazo estimado para a realização dessas reconstruções é de 2 a 3 meses após a reconstrução e simetrização das mamas, tempo suficiente para que elas estejam em sua posição final e para que o mamilo possa ser posicionado no local correto.

Reconstrução de Aréola e Mamilos

Em Quais Casos esse Procedimentos são Necessários?

A reconstrução de aréola e mamilos pode ser a solução para uma série de problemas, como:

  • Queimaduras que tenham atingido a aréola, o mamilo ou o broto mamário;
  • Necessidade da retirada do mamilo ou da aréola em decorrência do câncer de mama;
  • Necroses ocasionadas de procedimentos como quadrantectomias ou mamoplastias;
  • Síndrome de Poland total ou parcial, que é uma ausência congênita.

Ambos procedimentos devem ser realizados por cirurgiões plásticos altamente competentes, que possam marcar com precisão os pontos de referência das mamas e analisar subjetivamente os resultados

Como é Feita a Reconstrução do Mamilo?

Reconstrução do Mamilo

A reconstrução do mamilo leva aproximadamente 30 minutos. Esse procedimento é simples, feito em regime ambulatorial, com o uso de anestesia local e sem que a paciente precise se afastar de seu trabalho. Os tecidos mamários são realocados de modo a obter um mamilo, que geralmente fica maior do que o da outra mama pois tende a ter seu tamanho diminuído dentro de alguns meses.

Como o mamilo reconstruído é obtido através dos tecidos da própria mama, ele não apresenta sensibilidade ou variações de projeção ao ser estimulado.

Como é Feita a Reconstrução das Aréolas?

Reconstrução das Aréolas

Aproximadamente 1 ou 2 meses depois de o mamilo ser reconstruído, deve-se proceder com a reconstrução das aréolas por meio de tatuagem – micropigmentação das aréolas. Esse também é um procedimento simples, realizado em laboratório e com o uso de pomada com anestésico local caso a paciente tenha sensibilidade nas mamas.

Pomada com Anestésico Local

Assim como quando o mamilo é reconstruído, não é preciso que a paciente se afaste do trabalho. Geralmente a tatuagem clareia e depois de 3 meses sua cor se estabiliza, além do fato de que áreas afetadas por fibroses, cicatrizes ou que apresentem sequelas de fisioterapia podem resultar em machucados e não fixar a tinta adequadamente. Por essas razões, retoques podem ser necessários para que se obtenha a coloração ideal na reconstrução das aréolas.

Vantagens Proporcionadas Pela Reconstrução de Aréola e Mamilos

Reconstrução de Aréola e Mamilos

  • Mamas com aspecto mais próximo do natural, mesmo em casos onde a paciente tenha sofrido acidentes, lesões traumáticas ou doenças;
  • Maior satisfação da paciente com seu corpo, o que contribuirá para que ela não tenha vergonha e se sinta feliz e mais confiante com suas mamas;
  • Procedimentos simples, que não demandam cuidados muito intensos ou procedimentos arriscados;
  • Excelente custo-benefício, ainda mais se comparado à notável elevação da autoestima da paciente.

Há Riscos Nesses Procedimentos de Reconstrução?

Mamas que passaram por processos de radioterapia podem não apresentar, em um primeiro momento, uma pele de boa qualidade e uma vascularização eficiente dos retalhos. Ainda assim, esse e outros eventuais imprevistos podem ser minimizados através de uma avaliação pré-operatória, que visa garantir o melhor resultado possível.

É Preciso Tomar Cuidado no Período Pós Operatório?

Nas primeiras semanas que sucedem a reconstrução do mamilo, recomenda-se que as pacientes não utilizem sutiãs ou roupas apertadas na região das mamas, pois isso pode dificultar a viabilidade circulatória da região. Além disso, a borda da pele do mamilo não deve ser manipulada inadequadamente ou sofrer tensão excessiva que possa comprometer a eficiência da reconstrução do mamilo.

Após a reconstrução das aréolas, a paciente deve se atentar quanto à pigmentação das aréolas. Caso elas estejam muito diferentes, o ideal é que elas sejam retocadas, de modo a apresentar maior similaridade entre as tonalidades.

Quanto Custa a Reconstrução de Aréola e Mamilo?

O custo em relação a reconstrução de aréolas e mamilos é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.
Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.
Parece simples, mas o valor da reconstrução de aréolas não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.