Troca de Prótese de Silicone

Troca de Prótese de Silicone
4.6 (91.11%) 9 votos

Troca de Prótese de Sílicone

O número de mulheres que são submetidas a cirurgias para a colocação de próteses de silicone só aumenta conforme o tempo passa, já que elas desejam ter seios mais atraentes, que são símbolos da feminilidade. Porém, a troca de prótese de silicone pode ser uma necessidade depois de um certo período de tempo.

Geralmente, as mulheres que recorrem à troca de prótese de silicone são aquelas que não estão mais satisfeitas com as suas próteses ou então caso elas identifiquem algum problema com a prótese, seja ele de ordem estética ou funcional.

Veja quando a substituição das próteses de silicone se faz necessária, como esse procedimento é feito e quando a mulher deve procurar um cirurgião plástico para isso.

Por Que a Troca de Prótese de Silicone se Faz Necessária?

Existem diversos motivos que podem fazem com que a prótese de silicone precise ser trocada. Alguns deles são por motivos estéticos, enquanto outros são por fatores funcionais, ou seja, quando a saúde da mulher pode ser afetada por suas próteses atuais.

Alguns dos motivos que levam à necessidade de trocar as próteses de silicone são os seguintes:

    • Ganho de peso em demasia, o que pode fazer com que os seios já não estejam em harmonia com o restante do corpo;
    • Gravidez, que mexe muito com os hormônios da mulher e pode fazer com que as suas mamas cresçam naturalmente, mas que as próteses não estejam mais em um tamanho ou formato desejado;
    • Danos à prótese, que podem ser constatados através de exames de imagem ou até mesmo visualmente, em alguns casos, como acontece com o rippling;

Rippling

Ilustração de um Rippling em uma das Mamas

Ilustração de um Rippling em uma das Mamas.

    • Desejo da mulher de mudar suas próteses por questões estéticas, seja para um tamanho maior ou para um tamanho menor (menos comum, mas também existe), bem como para diferentes formatos;
    • Contratura capsular, que é quando a cápsula que envolve a prótese e é produzida naturalmente pelo organismo perde a sua elasticidade, o que pode fazer com que o aspecto das próteses fique prejudicado ou com que as mulheres sintam dor na região dos seios.

Depois de Quanto Tempo é Necessário Trocar as Próteses de Silicone?

Antigamente, era comum ouvir falar que as próteses de silicone duravam 10 anos e que, depois disso, elas precisavam ser substituídas. Hoje em dia, esse conceito já não é mais tão aceito no mundo da medicina e da cirurgia plástica em geral.

É essencial que a mulher saiba toda a verdade sobre colocar prótese de silicone, já que são muitos os mitos difundidos sobre o assunto, e um deles é a duração da prótese. Não há como dizer que existe um prazo de validade definido.

Enquanto alguns dizem que ela dura um certo período de tempo, outros insistem em dizer que existe prótese de silicone definitiva, mas isso não passa de um mito. As próteses são itens que podem se deteriorar com o passar do tempo e, consequentemente, precisar ser trocadas.

Em suma, não é possível saber depois de quanto tempo deve ser feita a troca de prótese de silicone, já que tudo depende do metabolismo da mulher, da forma com a qual ela reage à prótese e também dos cuidados que ela toma. Então, é leviano querer estabelecer um prazo.

Como a Mulher Pode Saber se Precisa da Troca de Prótese de Silicone?

Após a realização de uma cirurgia de prótese de silicone, a mulher recebe uma série de orientações e recomendações do cirurgião plástico, de modo que ela possa se recuperar bem e também que sua prótese seja preservada por mais tempo.

Porém, mesmo que a mulher siga a todos os principais cuidados com a prótese de silicone, pode ser que ela apresente algum tipo de dano com o passar dos meses ou dos anos, já que não há como prever qual será a reação do seu organismo.

É essencial que ela realize exames de imagem com a periodicidade prescrita pelo cirurgião plástico, como mamografia e ressonância magnética, por exemplo, para avaliar a condição das próteses. Assim, caso se identifique algo estranho, pode-se tomar as devidas providências mais rapidamente.

Em caso de qualquer dúvida, a mulher sempre deve procurar pela revisão de implantes mamários, que consiste em uma avaliação minuciosa de como estão suas próteses. Se algo não estiver dentro dos conformes, mediante avaliação clínica e a realização de eventuais exames, então a troca de prótese de silicone é essencial.

Qual Prótese de Silicone é a Ideal?

É comum as mulheres se perguntarem qual a prótese de silicone ideal. Essa foi uma pergunta feita quando da primeira colocação das próteses e que, provavelmente, será feita de novo no momento da troca de implantes de silicone.

Ilustração de Implantes de Silicone Retirados Após uma Troca

Ilustração de Implantes de Silicone Retirados Após uma Troca.

Uma das maiores curiosidades sobre o implante de silicone é que ele está disponível não apenas em diferentes volumes, mas também materiais e formatos. Muitas vezes, a prótese que fica perfeita em uma mulher não ficará tão bem assim para a outra.

Assim que a mulher estiver sendo submetida ao procedimento de troca de prótese de silicone, ela pode perguntar ao cirurgião plástico qual é a melhor opção para o seu tipo físico e também para as suas expectativas.

Essa é uma informação extremamente importante, já que o cirurgião plástico leva em conta a harmonia do corpo da paciente, e não apenas o tamanho ou o tipo da prótese. O intuito é sempre o de manter uma silhueta equilibrada e harmoniosa.

Portanto, a melhor escolha de prótese de silicone deve ser feita, juntamente, pela paciente e pelo cirurgião plástico.

Como é Feita a Cirurgia de Troca de Implantes de Silicone?

De modo geral, a cirurgia necessária para a troca de prótese de silicone é bem parecida com a primeira cirurgia, para a colocação das próteses. Porém, na maior parte dos casos, pode-se utilizar a mesma cicatriz para a realização do procedimento, o que é bem mais adequado esteticamente.

O organismo entende que a prótese de silicone é um “corpo estranho” e, por isso, cria uma cápsula ao seu redor, para que ela fique envolta e não esteja mais em contato direto com o corpo. Essa cápsula precisa ser aberta ou, mais raramente, retirada, para que seja feita a troca de prótese de silicone.

Ilustração Demostrando os Diversos Tipos de Instição Cirúrgica na Cirurgia de Prótese de Mama

Ilustração Demonstrando os Diversos Tipos de Incisão Cirúrgica na Cirurgia de Prótese de Mama.

A colocação da prótese de mama por cima ou por baixo do músculo depende de cada paciente e também da avaliação do cirurgião plástico. A posição da prótese pode ser modificada com a troca da prótese, embora isso não seja obrigatório em todos os casos.

Como é o Pós-Operatório da Troca de Prótese de Silicone?

Quanto aos cuidados no pós-operatório, recomenda-se que a paciente siga àquilo que é recomendado na maioria das cirurgias plásticas:

  • Não faça movimentos bruscos na região da operação, o que pode causar bastante dor;
  • Fique em repouso pelo período de tempo recomendado pelo cirurgião plástico, de modo que o organismo possa se recuperar adequadamente;
  • Não se expor diretamente aos raios solares, principalmente nos primeiros dias, já que isso pode ser prejudicial à evolução da cicatriz;
  • Não fazer exercícios físicos ou atividades físicas muito intensas, principalmente nos dias imediatamente seguintes à operação;
  • Usar o modelador cirúrgico (sutiã) por 24hrs por dia, somente retira-lo para o banho e durante a drenagem linfática.

Ilustração de um Sutiã Cirúrgico ou Modelador Cirúrgico Para Mamas

Ilustração de um Sutiã Cirúrgico ou Modelador Cirúrgico Para Mamas.

Realize a Troca de Prótese de Silicone Com Segurança!

Caso a mulher tenha tomado a decisão de trocar suas próteses mamárias, é essencial que ela procure por um profissional que seja especializado em cirurgia plástica e que possa atendê-la com segurança e eficiência.

O Dr.Cláudio Lemos é um cirurgião plástico altamente competente, Membro e Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), entre vários outros títulos, que reforçam a altíssima qualidade do seu trabalho.

Por isso, se você precisa passar pela troca de prótese de silicone, conte com o Dr.Cláudio Lemos e tenha todas as suas expectativas superadas!

Quanto Custa Uma Troca de Prótese de Silicone?

O custo em relação a uma Troca de Prótese de Silicone é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para a Troca de Prótese de Silicone em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma Troca de Prótese de Silicone não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.