Cirurgia de Hemangioma

Cirurgia de Hemangioma
Classificar este post

Cirurgia de Hemangioma

Hemangioma infantil ou hemangioma da infância é um tumor benigno vascular causado por um crescimento anormal de vasos sanguíneos que não oferecem risco à saúde do indivíduo, entretanto, podem incomodar pela aparência e localização.

Ilustração de uma Hemangioma em Bolsa Escrotal

Ilustração de uma Hemangioma em Bolsa Escrotal.


O hemangioma é mais comum em meninas recém-nascidas e podem ser lesões únicas ou múltiplas localizadas na face, couro cabeludo ou tronco.

Como Identificar o Hemangioma?

É possível identificar a lesão superficial com coloração vermelha e brilhante, semelhante à cor do morango logo após o nascimento. Quando são lesões mais profundas, apresentam tonalidade azulada ou violeta. Durante o primeiro ano de vida, o hemangioma apresenta rápido crescimento em extensão em volume, especialmente nos primeiros seis meses de vida da criança.

Ilustração de um Hemangioma em Bolsa de Face

Ilustração de um Hemangioma em Bolsa de Face.


A partir deste período, o crescimento da lesão é interrompido e pode ocorrer o processo de involução, o que permite o desaparecimento total da condição ao longo da vida sem a necessidade do uso de medicamentos ou cirurgia.

Ilustração de um Hemangioma em Pavilhão Auricular

Ilustração de um Hemangioma em Pavilhão Auricular.


Entretanto, alguns casos de hemangioma podem ser mais complicados, como o quadro de ulceração, principalmente em lesões localizadas em áreas de atrito como regiões de acomodação das fraldas, cotovelos, ombros, joelhos e lábios. A ulceração por atrito pode causar dor, sangramento e infecções secundárias. Em casos de hemangioma na área dos olhos, a lesão pode comprometer a visão, especialmente os localizados nas pálpebras.

Ilustração de Hemangioma em Face

Ilustração de Hemangioma em Face.


Crianças que possuem mais de cinco lesões pelo corpo devem realizar exames de imagem, como ultrassom, tomografia ou ressonância para a identificação de hemangioma nos órgãos internos, principalmente no fígado, condição que não oferece risco à saúde e pode desaparecer ao longo do tempo.

Hemangiomas Que São Indicativos de Tratamento:

Ainda não existe um protocolo padrão para o tratamento de hemangiomas, mas em situações específicas o tratamento deve ser iniciado nos seguintes casos:

  • 1.Oclusão Palpebral – a oclusão palpebral nos primeiros meses de vida pode ocasionar amaurose por falta de estímulo luminoso ou ambliopia.
  • 2.Genital/Anal – com freqüência crescem e ulceram causando uma úlcera dolorosa, além de perda de tecido e desfiguração estética – Além disso, são em geral complicados por infecção secundária.
  • 3.Labial/Borda Palpebral e Condutivo Auditivo (Periorificiais) – com freqüência ulceram causando desfiguração estética.
  • 4.Ponta de Nariz – crescem muito em volume e, forma secundária, podem promover a destruição das cartilagens nasais. Também produz desfiguração estética. Apresentam tendência a regredir muito lentamente e deixam uma deformidade nasal permanente, de difícil correção.
  • 5.Segmentares Extensos – Síndrome de Phace, Pelvis e Sacral.
  • 6. – Qualquer localização com crescimento acelerado e prejuízo estético significativo.
  • 7.Congênito Nich – Este hemangioma pode necessitar de tratamento dependendo da localização. A tendência é crescer e não regredir com o passar do tempo.
  • 8.Síndrome de Kasabach-Merrit – A maioria dos casos apresenta histologia de hemangioendotelioma kaposiforme ou hemangioma em tufo. A lesão aumenta de volume, levando a plaquetopenia (hemangioma seqüestrador de plaquetas), CIVD e eventualmente morte.
  • 9.Viscerais (Hemangiomatose Múltipla com Envolvimento Visceral) – hemangiomas podem estar presentes no fígado e SNC.

Como Tratar o Hemangioma

De forma geral, após o diagnóstico de hemangioma, os especialistas procuram realizar o tratamento precoce para reduzir o crescimento e as chances de sequelas que podem comprometer a saúde estética da criança. De forma geral, após o diagnóstico de hemangioma, os especialistas procuram realizar o tratamento precoce para reduzir o crescimento e as chances de sequelas que podem comprometer a saúde estética da criança. O tratamento indicado para as pequenas lesões consiste na utilização de medicamentos beta-bloqueador (propanalol), usado para tratar problemas cardíacos e foi acidentalmente descoberto pela sua ação que impede o crescimento do hemangioma. O medicamento deve ser utilizado de acordo com as orientações médicas.

O Laser (pulsed dye laser), somente tem indicação na fase residual dos hemangiomas, no tratamento das telangectasias residuais, uma vez que sua penetração é pequena e não reduz a parte tumoral. Os hemangiomas não apresentam riscos à saúde da criança, no entanto, as lesões de grande extensão localizada principalmente na face podem causar comprometimento estético e prejudicar a qualidade de vida da criança.

Cirurgia de Hemangioma

A cirurgia de hemangioma é recomendada em casos de lesões extensas que dificultam o movimento ou comprometem a saúde estética do paciente. O procedimento consiste na remoção do hemangioma e a união a pele saudável. Dr. Cláudio Lemos utiliza a cola Pineo, inovação tecnológica que acelera o processo de cicatrização sem deixar marcas visíveis que ocorrem pelo processo tradicional de sutura e pontos externos. A cola PRINEO é um produto autorizado pelo FDA (Food and Drug Administraton), órgão que fiscaliza alimentos e remédios nos Estados Unidos. A aplicação da cola sobre a sutura subcutânea permite que a recuperação seja mais rápida e o resultado estético seja mais satisfatório.

A cirurgia de hemangioma é considerada como procedimento simples que oferece baixo risco de vida.

Como é o Pós-Operatório

O pós-operatório da cirurgia de hemangioma é considerado simples e oferece poucos cuidados que devem ser seguidos de acordo com as orientações do cirurgião plástico:

  • A utilização de analgésicos deve ser feita de acordo com a dose ministrada pelo especialista para eliminar a dor e desconforto nos primeiros dias após o procedimento. Em casos de dor intensa acompanhada de febre, o médico deve ser procurado imediatamente.
  • A utilização da cola Prineo exclui a necessidade de troca de curativos, entretanto, o cuidado para que a criança não mexa no local da incisão e aplicação de cola deve redobrado.
  • É recomendado que evitar a exposição ao sol por 30 dias para evitar a formação de manchas no local da cicatrização.

Como Fazer a Cirurgia de Hemangioma?

Dr.Cláudio Lemos é médico cirurgião plástico com especialização em cirurgia plástica infantil e cirurgia de hemangioma. Entre em contato e faça uma avaliação para cuidar da saúde e qualidade de vida de seu filho.

Quanto Custa um Procedimento Cirurgia de Hemangioma?

O custo em relação a um procedimento cirurgia de cirurgia de hemangioma é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também está resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o procedimento cirurgia de cirurgia de hemangioma em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de um procedimento cirurgia de cirurgia de hemangioma não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

Entre em Contato