Cirurgia de Orelha em Abano (Otoplastia)

Cirurgia de Orelha em Abano (Otoplastia)
5 (100%) 7 votos

Cirurgia de Orelha em Abano

Cirurgia de Orelha em Abano (Otoplastia)

Cirurgia de Orelha em Abano (Otoplastia)

Ilustração do resumo de Cirurgia de Orelha em Abano (Otoplastia) pelo Dr.Cláudio Lemos

A orelha de abano caracteriza-se por um problema na estrutura da cartilagem que causa a distância exagerada entre a orelha e crânio. De origem genética, seu prejuízo é estético e por consequência pode acarretar problemas emocionais na infância, quando torna-se evidente no ambiente escolar e pode ser alvo de buylling.

Ilustração Clássica de uma Criança com Orelha em Abano Bilateral

Ilustração Clássica de uma Criança com Orelha em Abano Bilateral.

 

A orelha de abano é uma condição que afeta cerca de 2 a 5% da população mundial, com maior incidência em meninos, onde a condição é mais visível pelo uso de cabelo curto.

Como Identificar a Orelha de Abano?

Com diferentes gradações, a orelha de abano não possui uma identificação especifica. Assim,  só é caracterizado a partir do desconforto do paciente ao perceber que a formação das orelhas incomoda ao visualizar a harmonia  da estética da região do rosto e da cabeça.

O efeito psicológico negativo causado por apelidos pejorativos e convívio social severo podem ser os primeiros sinais que levam pais e crianças a consultórios ou clínicas de procedimentos estéticos.

No ponto de vista médico, a orelha de abano é identificada a partir do ângulo maior de 30-35º em relação à cabeça. Este aumento dá-se pela lateralização da concha da orelha e à falta da dobradura de anti-hélix, podendo ter acompanhamento ou não da lateralização do lóbulo da orelha.

Ilustração Clássica de uma Criança no Período Pré-Escolar com Orelha em Abano Bilateral

Ilustração Clássica de uma Criança no Período Pré-Escolar com Orelha em Abano Bilateral.

Qual a Melhor Idade Para Fazer a Cirurgia de Orelha de Abano?

Isto é sempre questionado pelos pais preocupados devido ao estigma da aparência das orelhas dos seus filhos.

O período pré-escolar (6-7 anos) é a melhor idade para fazer cirurgia da orelha de abano, pois é nessa fase que as crianças começam a ter uma percepção maior do corpo e começa a existir a possibilidade de serem alvo de brincadeiras inadequadas (“bullying”) por parte dos colegas.

A maioria das crianças com orelhas em abano já nascem com a alteração visível. Nos primeiros meses existem alguns trabalhos que mostram a possibilidade de atenuar a abertura das orelhas com o uso de faixas elásticas. Infelizmente, a grande maioria das crianças irá necessitar uma cirurgia plástica de otoplastia no futuro.

Como Tratar a Orelha de Abano?

A chamada otoplastia é a cirurgia de orelha de abano que visa correção da posição e as outras anomalias associadas à condição, deixando o aspecto da região mais natural e harmoniosa.

A cirurgia de orelha de abano é uma cirurgia plástica simples, com duração em torno de uma hora e risco baixo. Antes do procedimento, uma sequência de fotos é retirada e a partir da manipulação de imagens pelo computador, é possível prever o resultado final desejado.

Ilustração de uma Correção Cirúrgica de uma Orelha em Abano

Ilustração de uma Correção Cirúrgica de uma Orelha em Abano.

 

A otoplastia é indicada em qualquer fase da vida, visto a escolha do paciente em procurar o procedimento, sendo indicada a partir dos cinco anos de idade, quando a formação da cartilagem é completa. A anestesia pode ser geral ou local, dependendo da colaboração e idade da criança.

Cuidados e Recomendações

Os riscos da otoplastia são raros. Antes da realização do procedimento, o Dr.Cláudio Lemos realizará o exame clínico padrão, seguindo os protocolos médicos.

Após a cirurgia de orelha de abano, o cirurgião plástico Dr.Claudio Lemos recomenda o uso de uma faixa elástica para cobrir a orelha operada em média, por 45 dias. Na fase bem inicial, o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos poderá ser necessário para aliviar a dor e desconforto.

Um pequeno inchaço pode durar por até três semanas, quadro normal do pós-operatório. Os pontos da cicatriz ficam localizados na dobra detrás da orelha, que ficam invisíveis.

Após o período de recuperação, é possível ver a melhora do aspecto e da harmonia estética da região e a melhora da autoestima e confiança do paciente.

Quando São Retirados os Pontos Após a Cirurgia Plástica em Orelha em Abano?

Não existem pontos externos na cirurgia da orelha em abano, Dr.Cláudio Lemos utiliza uma cola cirúrgica importada (PRINEO), em que não existe a necessidade de pontos externos. A Cola de Cianoacrilato foi recentemente introduzida na cirurgia plástica e são poucos os cirurgiões que utilizam.
PRINEO

Quanto Custa um Procedimento de Cirurgia em Orelha de Abano?

O custo em relação a um procedimento de cirurgia em orelha em abano, é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento de cirurgia em orelha em abano em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de um procedimento de cirurgia em orelha em abano não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.