Cirurgia de Queloide

Cirurgia de Queloide
5 (100%) 10 votos

Cirurgia de Queloide

A queloide é um crescimento anormal do mecanismo de reparo e regeneração de tecidos que ocorre no local de um traumatismo, corte ou cirurgia de pele.

A queloide é uma condição benigna, ou seja, que não oferece risco à saúde, entretanto, pode causar desconforto na aparência da pele e afetar a qualidade de vida do indivíduo.

Ilustração de um Queloide em Região do Ombro Direito

Ilustração de um Queloide em Região do Ombro Direito.

 

Como Identificar a Queloide?

Ao contrário do processo natural e cicatrização, onde o organismo produz células de regeneração que desenvolvem a reconstrução do tecido sobrepondo o local afetado, completando-o, o crescimento desordenado das células (queloides) não respeitam os limites da ferida original. Dependendo do local afetado, o queloide pode limitar o movimento ou causar coceira e irritação.

Fatores de Risco?

A queloide não possui causa identificada cientificamente. Entretanto, pessoas negras, asiáticos e índios tem maior prevalência para desenvolver esta condição.

As queloides podem surgir de ferimentos simples, como acne, queimaduras, varicela, furo nas orelhas, pequenos arranhões, cortes cirúrgicos e locais de vacinação. Em alguns casos, a queloide pode ser mais escura que o tom natural da pele devido ao crescimento desordenado.

Queloide em Criança

O surgimento da queloide não possui um único período. As lesões são mais comuns em mulheres, entretanto, podem surgir em crianças após um machucado ou corte. O crescimento desordenado da pele pode causar problemas psicológicos devido ao fato da aparência e extensão das lesões chamarem a atenção e ser motivo de constrangimentos.

Diagnóstico

O diagnóstico da queloide é feito através do exame clínico de observação da lesão pelo médico dermatologista ou cirurgião plástico. Dependendo do caso, o especialista poderá indicar a realização de uma biópsia para descartar as chances de diagnóstico de formação de tumores.

Como Tratar a Queloide?

Assintomática, a queloide não oferece nenhum risco à saúde do indivíduo. Entretanto, a aparência e extensão do crescimento além da lesão inicial podem causar incômodo e afetar a qualidade de vida, principalmente em casos de crianças, onde as lesões podem servir de motivo para a prática de bulliyng no ambiente escolar.

Ilustração de um Queloide em Região Mandibular e Orelha Esquerda.

Ilustração de um Queloide em Região Mandibular e Orelha Esquerda.

 

Como Funciona o Tratamento?

O tratamento para queloide varia de acordo com o tamanho e a localização da lesão. Os tratamentos para queloide são:

    • Injeção de Corticoides – Este procedimento utiliza a aplicação da substância triancinolona, que possui ação anti-inflamatória e antialérgica que combate o crescimento desordenado da queloide. Este procedimento é indicado para queloides na região do nariz e da orelha e deve ser associado a outros tratamentos, como silicone e compressão.

Ilustração de um Paciente Submetida a Cirurgia de Remoção de Queloide

Ilustração de um Paciente Submetida a Cirurgia de Remoção de Queloide.

 

  • Tratamento Compreensivo – o tratamento de compressão é o método mais utilizado pelos especialistas para tratar queloides de grande extensão. O procedimento consiste no uso de malhas e próteses que realizam uma pressão dentre 24 a 30 mmHg continuamente por seis a doze meses. A compressão realiza a oclusão de pequenos vasos dentro da cicatriz, reduzindo o número de fibroblastos e a formação de colágeno, reduzindo o crescimento da lesão.
  • Cirurgia de Queloide – A cirurgia de queloide é conhecida como monoterapia e apresenta taxa de recorrência que varia de 45 a 100% . O procedimento consiste no relaxamento das bordas da ferida por meio de um descolamento parcial e avanço dos retalhos. Em seguida é realizada a estabilização da ferida por meio de suturas subdérmicas e intradérmicas com fios absorventes de longa duração. É fundamental realizar a manutenção de suturas intradérmicas por pelo menos 6 semanas após o procedimento. Quando a queloide é de grande extensão, as suturras intradérmicas podem permanecer por mais de 6 meses. Em alguns casos, o uso de medicamentos corticoides pode ser associados à cirurgia de queloide para reduzir a taxa de recorrência.
  • Placas de Silicone – A aplicação de placas de silicone cirúrgico atua no controle cicatricial, aumentando a temperatura da cicatriz, acelerando a atividade da colagenese e exercendo compressão local. Apesar de ser considerado um mecanismo incerto, o silicone gel tornou-se medida de uso padrão no controle de cicatrizes. As placas de silicone podem ser especialmente aplicadas em crianças.

Como Fazer o Tratamento de Queloide?

A escolha do tratamento de queloide varia de acordo com o tamanho, localização e as condições clínicas do paciente. O Dr.Cláudio Lemos é médico cirurgião plástico com especialização em cirurgia de queloide e outros métodos de tratamento para crianças. Em casos de cirurgia de queloide, Dr.Cláudio Lemos utiliza cola cirúrgica Prineo, que acelera o processo de cicatrização sem a realização de suturas e pontos externos que podem causar outras lesões.

Entre em contato e faça uma avaliação das queloides em crianças e saiba qual a melhor forma de tratamento para melhorar a aparência e qualidade de vida.

Dr.Claudio Lemos utiliza a cola cirúrgica Prineo, substância aplicada na incisão da pele superficial que exclui a necessidade de aplicações de suturas (pontos cirúrgicos) formando a cicatriz tradicional.

Ilustração da Cola Cirúrgica no Procedimento Cirúrgico

Ilustração da Cola Cirúrgica no Procedimento Cirúrgico.

 

A cola cirúrgica Prineo é utilizada por poucos especialistas autorizados pelo mundo e oferece diversas vantagens à paciente:

  • Diminuição do processo de cicatrização em até 50% comparado ao método tradicional;
  • Facilidade de aplicação;
  • Redução do tempo de cirurgia;
  • Redução nos riscos de infecção;
  • Melhor resultado estético com ausência de pontos e linhas;
  • Retirada do curativo e camada de cola sem dor.

Mais Informações no Vídeo:

Quanto Custa um Procedimento de Cirurgia de Queloide?

O custo em relação a um procedimento de cirurgia de queloide, é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento de cirurgia de queloide em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de um procedimento de cirurgia queloide não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.