Correção da Orelha de Abano – Curativo EarWell

Correção da Orelha de Abano – Curativo EarWell
4.8 (96.84%) 19 votos

Correção de Orelha de Abano

A orelha de abano é uma condição que afeta negativamente a qualidade de vida de crianças e até mesmo de adultos. As deformidades e distância entre cartilagem e a cabeça podem ser o motivo de piadas, apelidos constrangedores e distorção da própria imagem ainda na fase escolar, quando a orelha de abano fica mais evidente e torna-se o alvo de bullying que pode estender-se até a adolescência e vida adulta.

Ilustração da Anatomia Normal de uma Orelha Humana

Ilustração da Anatomia Normal de uma Orelha Humana.

 

Quando as deformidades são identificadas logo após o nascimento, é comum que os pais pensem na possibilidade da cirurgia plástica para correção da orelha de abano. Contudo, essa técnica só é permitida a partir dos seis anos de idade, quando a formação das orelhas já está quase completa e não causa consequências no desenvolvimento das orelhas.

Ilustração de uma Criança com Orelhas Proeminentes

Ilustração de uma Criança com Orelhas Proeminentes.

 

Com avanços os estudos científicos e da tecnologia na área da medicina, hoje é possível realizar a correção da orelha de abano logo nos primeiros meses de vida da criança. O método chama-se EarWell, um molde de silicone aplicado na orelha da criança, corrigindo o formato e as deformidades quando o organismo está em plena fase de desenvolvimento.

Como Acontece com a Aplicação EarWell

O sucesso do tratamento ocorre por conta da eliminação da cirurgia plástica conhecida como otoplastia. Outra importante vantagem é a aplicação do molde de silicone logo após a segunda semana de vida da criança, quando a criança ainda carrega hormônios maternos no corpo, tornando a orelha maleável e moldável.

A correção da orelha de abano através do EarWell deve ser feita somente pelo médico cirurgião plástico que realizará a aplicação e orientará os pais sobre os cuidados necessários com o molde e limpeza do local.

Vantagens do EarWell

Como visto, a eliminação da cirurgia de orelha em abano de abano é a principal vantagem da aplicação do molde de silicone. As outras vantagens do procedimento são:

    • Tratamento Ágil – O EarWell promove rapidez no tratamento e recuperação, levando entre quatro a seis semanas para a correção total de todas as deformidades. Vale lembrar que o procedimento precisa ser realizado em até duas semanas após o nascimento da criança. Após os 45 dias de vida, as taxas de hormônios maternos são reduzidas drasticamente, deixando a orelha mais dura e dificultando o processo de modelagem.
    • Sem Dor e Sem Risco – Outro grande benefício da aplicação do molde é não causar nenhum tipo de dor à criança. Mesmo considerada uma cirurgia de baixo risco e complexidade, a cirurgia de correção de orelha de abano necessita de procedimentos como sedação, anestesia, cuidados no pós-operatório e troca de curativos, situações que podem causar desconforto para a criança.

Ilustração de um Bebê Após a Publicação do Produto Sobre as Orelhas

Ilustração de um Bebê Após a Publicação do Produto Sobre as Orelhas.

 

    • Custo Benefício – A aplicação do molde de silicone EarWell é mais barata do que a cirurgia plástica. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os valores de procedimentos estéticos não podem ser divulgados, pois necessitam de avaliação de cada caso e condições de cirurgia como hospitais e especialista que realizará o procedimento.

Ilustração da Evolução Após Aplicação do Produto Sobre Orelhas

Ilustração da Evolução Após a Aplicação do Produto Sobre Orelhas.

Risco do EarWell – Correção de Orelha de Abano

Por ser um procedimento não-invasivo, a aplicação do molde de silicone EarWell não oferece riscos a saúde da criança. Em diversos estudos de aplicações, o número de não correção das deformidades é baixo. Outro fator que raramente pode acontecer é a formação de úlceras de pressão na orelha, condição que é resolvida sem grandes intervenções e somente pelo especialista que realizou a aplicação.

Ilustração da Aparência Após a Aplicação do Produto Sobre as Orelhas

Ilustração da Aparência Após a Aplicação do Produto Sobre as Orelhas.

 

Cuidados com a Aplicação do EarWell

Este tratamento de correção de orelha de abano necessita de um único cuidado realizado pelos pais. Durante o procedimento, não é permitido lavar a cabeça do bebê, por isso, é necessário seguir todas as orientações indicadas pelo especialista para fazer a limpeza sem movimentar o molde.

Ilustração do Resultado Após Aplicação do Produto Sobre as Orelhas

Ilustração do Resultado Após Aplicação do Produto Sobre as Orelhas.

 

Curativo EarWell no Brasil

Recente no Brasil, á técnica ainda é aplicada por poucos médicos especialistas em correção de orelha de abano. O médico cirurgião plástico Dr.Cláudio Lemos é especialista em chttps://www.claudiolemos.com/cirurgia-plastica/cirurgia-plastica-infantil/ e possui a especialização internacional de aplicação da técnica de curativo EarWell para proporcionar a melhora da estética das orelhas em crianças.

Quanto Custa um Procedimento Para Correção de Orelhas em Abano com o Curativo EarWell?

O custo em relação a um procedimento correção de orelhas em abano com o Curativo EarWell é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também está resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o procedimento correção de orelhas em abano com o Curativo EarWell em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de um procedimento correção de orelhas em abano com o Curativo EarWell não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.