Seios Deformados (Alterações Congênitas das Mamas)

Seios Deformados (Alterações Congênitas das Mamas)
5 (100%) 12 votos

Seios Deformados

O número de cirurgia plástica infantil no Brasil, subiu exponencialmente nos últimos anos e os motivos são os mais diversos. As crianças e adolescentes, buscam a cirurgia como modo de inserção social, por sofrerem bullying, por estética e por problemas clínicos um pouco mais sérios como:

  • A redução de mama, para meninas que sofrem com problemas na coluna devido ao peso dos seios.
  • Otoplastia, cirurgia de correção das orelhas de “abano”.
  • Anomalia congênita, esta abrange uma porção de problemas como Lábio Leporino e Seios Deformados, o qual falaremos mais a seguir.

As mamas, popularmente chamada de seios, são constituídos resumidamente pelas glândulas mamárias e tecido adiposo, apesar da malformação congênita nos seios atingir na sua maioria as mulheres, por possuírem mamas os homens também correm o risco de terem uma deformação mamaria.

O Que Caracteriza os Seios Deformados (Alterações Congênitas das Mamas)?

Uma doença congênita é normalmente descoberta no nascimento e em muitos casos até mesmo antes, durante o desenvolvimento embrionário, este tipo de doença não tem origem hereditária e pode ocorrer por razões adversas como uma anomalia nos cromossomos por exemplo, ou estímulos externos ao longo da vida.

Entre os tipos de doenças congênitas, aquelas que causam deformações na estrutura corpórea do indivíduo são chamadas de malformação ou anomalia congênita, como o quadro clínico de seios deformados. Veremos em seguida alguns sintomas e tipos de doenças mamárias mais comuns.

Sintomas de Doenças Mamárias

Os sintomas mais comuns que acometem principalmente as adolescentes devido muitas vezes ao estágio avançado da puberdade, que podem caracterizar-se por doenças na mama são:

  • Dor na mama;
  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Secreção saindo do mamilo;
  • Feridas;
  • Caroços;
  • Nódulos;
  • Assimetrias

Estes sintomas podem vir acompanhados de febre, prostração, íngua, caroço na axila entre outros. Todos esses sintomas são indicativos para procurar por um médico especialista, seja o ginecologista, ou o mastologista que dedica-se exclusivamente ao estudo de doenças provenientes da mama.

Tipos de Anomalias Mais Comuns

As doenças mamárias não acometem a maioria das mulheres, pelo contrário, apenas uma pequena parcela sofre com o problema.

Normalmente as anomalias congênitas dos seios, surgem na infância, ainda no início da adolescência, ou já na fase adulta. Porém, não importa o período que surja, em qualquer quadro, deve-se procurar um médico especialista imediatamente.

Abaixo listaremos as anomalias congênitas mais comuns.

Mama Extranumerária ou Politelia

Como o nome sugere, mama extranumerária é a existência de três ou mais mamas no corpo, localizadas entre as regiões da axila e períneo.

Ilustração da Linha na Qual a Mama Pode se Formar no Corpo Humano

Ilustração da Linha na Qual a Mama Pode se Formar no Corpo Humano.

 

Normalmente estas mamas são significativamente menores que os seios principais. A causa está ligada ao processo de formação do embrião, ou seja, uma malformação no mesmo. O maior problema da mama extranumerária é o fato que as mamas passam pelas mesmas situações das principais, inclusive quanto a sensibilidade a dor e inchaço.

Ilustração de uma Mama Extranumerária á Direita

Ilustração de uma Mama Extranumerária á Direita.

 

Agenesia Mamária

Diferentemente da mama extranumerária, a agenesia mamária é a ausência de mamas, ou seja, a não formação mamária, uma condição rara.

Ilustração de uma Amastia

Ilustração de uma Amastia.

 

Inversão do Mamilo

Seios deformados devido a inversão do mamilo, são seios nos quais os mamilos ficam “para dentro” da mama, significa que não houve a eversão mamilar durante a embriogênese do indivíduo, mas também pode surgir postumamente se acometido por algum tipo de doença como o câncer invasivo e doenças inflamatórias.

Ilustração de Diferentes Tipos de Mamilos Invertidos

lustração de Diferentes Tipos de Mamilos Invertidos.

 

Ginecomastia

Em rapazes, a ginecomastia é a mais frequente anomalia mamária congênita e pode, se adquirir a forma estigmatizante e ser também extremamente perturbadora para o jovem.

Ilustração de uma Ginecomastia Bilateral

Ilustração de uma Ginecomastia Bilateral.

 

As anomalias mamárias então são aquelas onde a mama é ausente ou rudimentar, ou seja, com sua formação prejudicada em algum ponto, além das já citadas, outros tipos característicos de malformações são em mamas com assimetria clara, hipertrofia ou gigantomastia que estão relacionadas ao tamanho (volume) do seio chamadas também de síndrome de Poland.

A síndrome de Poland é uma anomalia rara que atinge a região torácica da mulher e pode causar pequenas assimetrias, até assimetrias grandes que alteram a forma e volume dos seios.

Ilustração de Alterações que Podem Estar Presentes na Síndrome de Poland

Ilustração de Alterações que Podem Estar Presentes na Síndrome de Poland.

 

Além disso, existem as doenças classificadas como numerárias, como a amastia, ausência total da glândula, uni ou bilateral; amazia, ausência do tecido mamário; amazia, onde não existe o complexo areolo-mamilar e polimastia, quando existem mais de duas glândulas mamarias.

Cirurgia Plástica Infantil Quando Realizar?

Mesmo que haja uma razão clínica para realizar a mamoplastia para correção dos seios alguns pontos precisam ser levados em consideração.

Obviamente o primeiro ponto a se frisar é que a cirurgia plástica infantil de correção para seios deformados, se for ocorrer será depois de uma avaliação médica precisa.

O corpo de crianças e adolescentes estão em constante evolução e mudança, por esse motivo algumas cirurgias plásticas não podem ser realizadas de imediato, não até que o corpo do indivíduo esteja plenamente desenvolvido para a realização do procedimento.

No caso da cirurgia plástica infantil para seios deformados o momento ideal é após o período de puberdade, onde muito provavelmente o corpo da adolescente terá atingido a maturidade.

Aguardar por este período garante que não ocorra mudanças drásticas ao corpo após a cirurgia, pois não há mais riscos dos seios se desenvolverem. Normalmente o momento é a partir dos 15 ou 16 anos.

Cirurgia Plástica Infantil Para Seios Deformados (Alterações Congênitas das Mamas)

O Cláudio Lemos é um médico cirurgião especialista em cirurgias plásticas, com uma vasta experiência, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro efetivo da associação dos ex-alunos do Prof.Ivo Pitanguy, Instrutor na cadeira de cirurgia plástica dos hospitais Federal da Lagoa e do Andarai, além de consultor médio em sites como Terra e Sua Dieta, entre outros.

As qualificações apresentadas sobre o Dr.Cláudio Lemos são para evidenciar a sua competência em cirurgias plásticas como um todo, em especial as voltadas para o público infantil.

Tanto os exames pré-operatórios, quanto durante o procedimento cirúrgico até o pós-operatório, todos os procedimentos são realizados com o máximo cuidado e qualidade, frisando o bem estar do paciente e a recuperação o mais prontamente possível.

Além da cirurgia plástica infantil para seios deformados o Dr.Cláudio Lemos realiza procedimentos minimamente invasivos, em homens e mulheres como Preenchimento de Lábios e Queixo e Olheiras, Latisse, Kybella, Belkyra, entre muitos outros.

Quanto Custa um Procedimento de Cirurgia de Seios Deformados (Alterações Congênitas das Mamas)?

O custo em relação a um procedimento de cirurgia de Seios Deformados (Alterações Congênitas das Mamas), é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo cirurgia de Seios Deformados (Alterações Congênitas das Mamas) em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de um procedimento de cirurgia de Seios Deformados (Alterações Congênitas das Mamas) não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

Entre em Contato