Cirurgia de Lipoaspiração

Cirurgia de Lipoaspiração
5 (100%) 6 votos

Cirurgia de Lipoaspiração

Cirurgia de Lipoaspiração

Cirurgia de Lipoaspiração

Ilustração do resumo de Cirurgia de Lipoaspiração pelo Dr.Cláudio Lemos

O Que é Cirurgia de Lipoaspiração?

Também conhecida como lipoescultura, a lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura, melhorando os contornos do corpo e a proporção.

Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. A cirurgia de lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. Em alguns casos, a cirurgia plástica lipoaspiração é realizada isoladamente, em demais casos, ela é usada com procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.

O Que É Cirurgia de Lipoaspiração?

P: O Procedimento é Indicado Para Mim?

R: Se você está incomodado com o excesso de acúmulo de gordura – localizado em qualquer lugar de seu corpo – e não vê resultados positivos com dieta ou prática de exercício físico, a lipoaspiração pode ser indicada para você.

P: Com Quantos Anos Posso Fazer uma Cirurgia de Lipoaspiração?

R: Homens e mulheres têm como idade ideal para cirurgia após os 18 anos, principalmente devido à maturidade e a questões legais. Antes dessa idade, os casos devem ser analisados individualmente.

Candidatados Ideais a Cirurgia de Lipoaspiração São:

  • Adultos, com até 30% do seu peso ideal, que têm a pele firme e com bom tônus muscular;
  • Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização;
  • Não fumantes;
  • Indivíduos com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico;
  • Indivíduos determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico.

Cirurgia de Lipoaspiração

P: Vou Emagrecer Fazendo uma Cirurgia de Lipoaspiração?

R: Emagrecer com a cirurgia de lipoaspiração é um mito. O objetivo da cirurgia plástica lipoaspiração é melhorar o contorno do corpo. Acentuar uma curva, realçar a cintura, retirar os excessos localizados. Realmente até ocorre alguma diminuição do peso corporal, mas não é o volume retirado que dá o resultado. Aliás, são as menores lipoaspirações que proporcionam resultados melhores. Quando o paciente está acima do seu peso, o ideal é perder uns quilinhos antes e, quando sobrar a gordura localizada, realizar cirurgia plástica de lipoaspiração. Grandes lipoaspirações trazem riscos maiores (veja abaixo em “riscos”). O Conselho Federal de Medicina estipulou em 7% do peso corpóreo o volume máximo a ser lipoaspirado de uma só vez. (Ex: Se pesa 70kg, máximo: 4,9 litros).

Etapas da Lipoaspiração

O Que Acontece Durante a Cirurgia de Lipo e Contorno Corporal?

Etapas do Procedimento

Etapas 1 – Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

Etapa 2 – Instição

A lipo e contorno corporal é realizada através de pequenas incisões, imperceptíveis.

Primeiramente, solução líquida estéril é infundida para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, um tubo oco fino (cânula) é inserido através destas incisões para soltar o excesso de gordura, utilizando um controlado movimento de vaivém.

A gordura deslocada é, então, aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula.

Etapa 3 – Resultados

A melhora do contorno corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. Com práticas contínuas de dieta saudável e de atividade física, a perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada. No entanto, ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.

Cirurgia de Lipoaspiração

Recuperação

P: Eu Vou Ficar Roxo, Inchado? Quando Tempo?

R: Ficar roxo (equimose) e inchado (edema) é praticamente uma constante na lipo e contorno corporal, variando em maior ou menor grau de acordo com o tamanho do procedimento. Em torno do 7º dia inicia-se regressão do inchaço, melhorando muito (em torno de 60%) até o 21º dia. Manchas roxas desaparecem antes.

Malhas de compressão ou bandagens elásticas são colocadas nas áreas tratadas na finalização do procedimento, pois ajudam a controlar o inchaço e a comprimir a pele.

P: Com Quanto Tempo Vou Poder Ter uma Vida Normal? Tomar Sol? Academia?

R: O retorno a vida normal depende do tamanho do procedimento. Em uma cirurgia média (abdômen anterior e costas), em torno de 5 a 7 dias são suficientes para retornar à rotina, desde que não seja muito extenuante ou pesada. Alguns prazos estipulados para retorno às atividades (podem variar de acordo com a evolução):

  • Tomar banho: dia seguinte;
  • Dirigir: 5 dias;
  • Trabalhar: 5 dias (ambiente fechado, pouca atividade física);
  • Tomar sol: 30 dias (com roupa de banho. Não expor as cicatrizes por 6 meses, sob risco de cora-la definitivamente);
  • Academia: Caminhada com 7 dias/Corridas com 21 dias. Musculação: 30 dias.

Qual a Diferença Entre Hidrolipo, Lipo-Express e Minilipo?

Essas denominações representam uma forma de tentar dizer que são “mini” ou “micro” e, com isso, menos arriscado. É uma jogada de marketing desonesta com o paciente. Há mais de 20 anos todas as lipoaspirações são “hidro”. Lipoaspiração é cirurgia. Ponto. Existem algumas modificações quanto à diluição utilizada, forma de realização e extensão da lipoaspiração. No entanto, o princípio básico é o mesmo. A cirurgia com anestesia local é, sim, segura, desde que em mãos treinadas, mas deve ser realizada em centro cirúrgico. Jamais em consultório! Não importa o tamanho da sua lipo. Sempre deve ser feita em hospital ou clínica que tenha centro cirúrgico apropriado, com equipamentos adequados para atender uma emergência. Existem clínicas especializadas em cirurgia plástica muito bem estruturadas, mas em um consultório (o nome já indica que deve ser realizado apenas “consultas”) o risco de estar desamparada em casos de intercorrências é grande.

Qual a Diferença Entre Lipoaspiração e Lipoescultura?

Diz-se lipoescultura quando, além da lipoaspiração, a gordura retirada é recolocada (enxertada) em outros locais. Literalmente o corpo é “esculpido”, pois se retira de onde sobra e se enxerta onde falta, caracterizando um trabalho de “escultura do corpo”. Vale lembrar que o resultado da lipoescultura depende da “pega do enxerto”. Sabemos que nem toda gordura reintroduzida é reintegrada ao organismo. Ou seja, parte da gordura injetada vai ser reabsorvida (persistirá em torno de 40 a 60% apenas). O mais comum é aspirar dos flancos e injetar nos glúteos. Lipoesculturas bem-sucedidas promovem mudanças radicais no contorno corporal.

Cirurgia de Lipoaspiração

P: A Cirurgia de Lipoaspiração Dura Para Sempre?

R: O resultado não é transitório. Desde que siga mantendo bom peso corporal, pode, sim, manter o resultado por muitos e muitos anos. O adipócito (célula de gordura) aspirado não “nascerá de novo”. Ele foi definitivamente eliminado. Mas, em casos de ganho de peso exagerado, as células restantes são suficientes para fazer perder o resultado.

Resultado da Lipoaspiração no Contorno Corporal

O inchaço causado pela cirurgia desapareça após alguns meses. Quando o inchaço desaparecer, o novo contorno corporal será visível. Seguir algumas recomendações fará com que você mantenha os resultados obtidos inicialmente com a lipo e contorno corporal, ou seja, é preciso manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. O ganho de peso pode reverter os resultados.

Quanto Custa uma Cirurgia de Lipoaspiração?

O custo em relação a uma cirurgia de lipoaspiração é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma cirurgia plástica não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

Para mais informações, veja também a página de Vaser Lipo.