Cirurgia de Rinoplastia

Cirurgia de Rinoplastia
5 (100%) 7 votos

Cirurgia de Rinoplastia

Cirurgia de Rinoplastia

Cirurgia de Rinoplastia

Ilustração do resumo de Cirurgia de Rinoplastia pelo Dr.Cláudio Lemos.

Cirurgia de Rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia plástica procurada por homens que querem ter o formato de seu nariz modificado, de modo a modelá-lo e deixá-lo mais fino ou mais largo, maior ou menor e com ângulo diferente, de acordo com o desejo do paciente e as recomendações do médico.

Para Quem a Cirurgia de Rinoplastia é Recomendada?

A cirurgia de rinoplastia é procurada por homens que tenham imperfeições no nariz, como asa narinária alargada, dorso elevado, ponta caída e/ou bulbosa, bem como por aqueles que apresentem defeitos congênitos ou tenham passado por algum trauma ou câncer.

rinoplastia

Qual o Objetivo da Rinoplastia?

O objetivo desse procedimento é fazer com que o nariz fique mais harmonioso e proporcional com o rosto do paciente. A estrutura de ossos e cartilagens do nariz é bem complexa e varia de acordo com cada pessoa e a rinoplastia é feita para que todos os elementos que compõem o nariz fiquem de acordo com o que cada paciente espera.

Qual a Idade Mínima Para a Realização Desse Procedimento?

Muitos cirurgiões plásticos optam por não realizar essa cirurgia em adolescentes, já que o desenvolvimento do nariz ocorre aproximadamente até os 18 anos. Logo, se a cirurgia for feita antes dessa idade, os resultados podem ser comprometidos pelo desenvolvimento natural do nariz.

É importante ressaltar que o crescimento e o desenvolvimento do nariz são coisas diferentes. O crescimento do nariz ocorre durante a vida toda, já que é constituído por cartilagens que não se ossificam, enquanto seu crescimento ocorre durante a vida toda.

Quais Pacientes Estão Aptos a Passar Por Esse Tipo de Cirurgia?

Homens que desejem uma melhor aparência podem contar com a cirurgia de rinoplastia para isso, desde que estejam cientes de que é muito importante que suas expectativas estejam de acordo com o que for dito pelo cirurgião plástico, que sempre buscará oferecer o resultado mais natural e harmonioso possível.

Qual é o Profissional Ideal Para a Realização de uma Rinoplastia?

Um cirurgião que seja especializado em cirurgias plásticas ou em otorrinolaringologia, já que esses profissionais possuem um vasto conhecimento da estrutura nasal e podem atender com eficiência e segurança aos seus pacientes.

Quanto Tempo Dura a Cirurgia de Rinoplastia?

Na maioria das vezes, a operação é feita a nível ambulatorial e o paciente recebe alta no mesmo dia do procedimento. Sua duração é de aproximadamente 90 minutos, embora esse tempo possa se estender de acordo com a complexidade de cada caso.

Como é Feita a Cirurgia de Rinoplastia?

Basicamente, a rinoplastia é dividida em 3 etapas:

1.Corte e Desmontagem

São feitas incisões no paciente com o auxílio de um bisturi, de modo que o cirurgião tenha acesso aos ossos e cartilagens da base do nariz, que também é conhecida como pirâmide nasal. Os tecidos podem ou não ser separados dessa base, de acordo com o objetivo da cirurgia e as condições de cada paciente.

Cirurgia de Rinoplastia - Corte e Desmontagem

2. Modelagem

De acordo com cada operação e os resultados desejados, uma parte do osso da cartilagem pode ser removida e lixada ou substituída por um novo tecido, seja ele sintético ou natural. No último caso, podem ser retiradas cartilagens de outras partes do corpo do cliente.

Em algumas ocasiões, o cirurgião pode até mesmo lesionar propositalmente o osso nasal para que ele seja corrigido.

Cirurgia de Rinoplastia - Modelagem

3. Remontagem

Assim que todos os procedimentos necessários tiverem sido feitos e o nariz estiver com o formato ideal, recolocam-se a pele e a carne no lugar certo, nos casos da rinoplastia aberta, e finaliza-se a cirurgia.

A maior parte dos casos demanda que seja utilizada uma tala no nariz por um período que varia de 4 a 7 dias para acomodar adequadamente os tecidos sobre a nova estrutura nasal. Em alguns casos, também pode ser necessário utilizar um tampão nasal por até 7 dias. Depois da retirada da tala, o paciente deverá usar um esparadrapo convencional por uma semana.

Cirurgia de Rinoplastia - Remontagem

A Cirurgia de Rinoplastia Deixa Cicatrizes?

Não. Em boa parte das vezes, os cortes são feitos na parte de dentro do nariz e, portanto, não ficam visíveis, enquanto em algumas vezes é preciso fazer alguns cortes nas asas do nariz ou na columela.

Ainda assim, mesmo que as cicatrizes sejam feitas na parte de fora do nariz, ficam praticamente invisíveis a olho nu, embora isso dependa tanto da capacidade do cirurgião quanto da recuperação de cada paciente.

Qual o Tipo de Anestesia é Utilizado na Rinoplastia?

A anestesia utilizada pode tanto ser a local quanto a geral, dependendo de cada caso e também da opinião do paciente, desde que isso não interfira com o andamento da cirurgia.

Se for utilizada a anestesia local e o procedimento for bastante demorado, geralmente o paciente entra em sono induzido de modo a ficar mais confortável durante a cirurgia. Já nos casos onde se utiliza anestesia geral, o paciente fica entubado por um período de, na maior parte das vezes, 24 horas.

É Preciso Ficar Internado Ao Realizar a Cirurgia de Rinoplastia?

Depende do caso. Geralmente o procedimento é realizado em âmbito ambulatorial, mas há casos em que é preciso que o paciente fique internado por metade do dia ou até mesmo pelo dia inteiro, conforme a complexidade da cirurgia e a anestesia utilizada.

Quais São Os Riscos da Rinoplastia?

Há riscos inerentes à rinoplastia, da mesma forma que eles existem em todas as cirurgias, já que se tratam de procedimentos invasivos. Ainda assim, a chance da ocorrência de intercorrências é bem baixa. Os riscos mais comuns são:

  • Hematomas;
  • Edema (inchaço);
  • Sangramentos;
  • Infecções;
  • Entupimento das vias nasais devido ao inchaço;
  • Sensação de dormência na região dentária;
  • Necrose do tecido na área da operação;
  • Abertura no septo;
  • Complicações decorrentes da anestesia.

A Cirurgia de Rinoplastia Dói?

Não é comum que os pacientes sintam dores, tanto durante o procedimento, já que o paciente fica sedado e anestesiado, quanto depois da cirurgia, ainda mais porque a região onde é feita a cirurgia não possui muitas terminações nervosas.

Existe a chance de que o paciente sinta algumas dores ou incômodos durante o período de recuperação da cirurgia, embora isso seja amenizado pelo uso de analgésicos que são receitados pelo cirurgião.

A Rinoplastia Pode Ser Feita Junto com Outras Cirurgias Plásticas?

Sim, não há nenhum impedimento em relação à realização de rinoplastias com outros procedimentos, sejam abdominoplastias, bichectomias, ginecomastias, lipoaspirações ou outras, desde que o cirurgião plástico analise se é viável e possível fazer mais de um procedimento em sequência.

 width=

Em Quanto Tempo é Possível Verificar o Resultado Definitivo?

A cirurgia de rinoplastia é um dos procedimentos que mais demoram a apresentar resultados. É comum apresentar inchaço nos três primeiros meses e esse inchaço tende a diminuir consideravelmente dentro de três meses, embora desapareça completamente apenas depois de aproximadamente 1 ano.

Quais São As Recomendações Pré-Operatórias da Rinoplastia?

  • Obedecer a todas as instruções dadas pelo médico;
  • Comunicar a equipe médica em caso de resfriado, gripe, coriza ou qualquer sintoma que possa afetar a garganta, o nariz ou a boca;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos muito pesados um dia antes da cirurgia;
  • Ficar de jejum por pelo menos 8 horas no dia da cirurgia;
  • Ir junto com um acompanhante;
  • Levar todos os exames realizados previamente, inclusive o de risco cirúrgico com seu devido termo de autorização para a realização da cirurgia e a declaração de recebimento de todos os termos assinados.

Quais são As Recomendações Pós-Operatórias da Cirurgia de Rinoplastia?

  • Evitar esforços no dia da cirurgia, por mínimos que sejam, como subir escadas ou andar muito;
  • Ficar deitado com a cabeça elevada a 30º ou sentado nas 24 horas posteriores à cirurgia e movimentar-se em casa sem esforços pesados;
  • Dormir de barriga para cima por pelo menos 30 dias;
  • Fazer compressas de gelo sobre a face a cada 5 minutos, se possível, nas primeiras 48 horas depois da cirurgia;
  • Evitar se expor ao sol para se bronzear por pelo menos 90 dias. Se não houver como evitar, utilizar bloqueador solar na região da cirurgia;
  • Não utilizar óculos até que devidamente autorizado pelo cirurgião;
  • Obedecer estritamente a todas as recomendações dadas pelo médico;
  • Evitar alimentos quentes ou que precisem ser bastante mastigados nos primeiros dias. Preferir sopas mornas, queijos, sucos, sorvetes, iogurtes, gelatinas e alimentos similares;
  • Retorne ao consultório médico com a frequência determinada pelo cirurgião e comunique-o a respeito de todas as dúvidas.

Quanto Custa uma Cirurgia Plástica de Rinoplastia?

O custo em relação a uma cirurgia plástica de rinoplastia é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma cirurgia plástica de rinoplastia não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

Mais Informações no Vídeo:

Video explicativo sobre a cola cirúrgica que Dr.Cláudio Lemos utiliza no procedimento.

Entre em Contato