Hipertrofia de Masseter

Hipertrofia de Masseter
4.7 (94.29%) 14 votos

Hipertrofia de Masseter

A Hipertrofia de Masseter leva este nome pois está intimamente relacionada ao músculo Masseter, que está localizado na região inferior do maxilar, podendo afetar ambos os lados da face em casos mais graves ou ser apenas unilateral em casos mais brandos, sendo uma condição que não apresenta sintomas como dor ou perda de funcionalidades.

O músculo Masseter é extremamente importante em nossa vida diária, pois juntamente com outros quatro outros músculos compõem a principal linha de força para auxiliar na mastigação e ingestão de alimentos, porém, é importante saber que pacientes recebem tratamento para Hipertrofia de Masseter podem ingerir alimentos normalmente.

Quantas Pessoas Sofrem com a Hipertrofia de Masseter Atualmente

Em todo o mundo, a quantidade de homens que sofrem com esta condição é consideravelmente baixa, o que torna esta hipertrofia um caso raro porém tratável, com a descoberta de duas opções de tratamentos que tornam possível minimizar os efeitos estéticos do crescimento excessivo deste músculo.

O contorno facial é fator determinante na diferenciação da beleza entre homens e mulheres. A face masculina é quadrada e composta de ângulos bem marcados. Por outro lado, a face feminina tende a ser mais delicada, de formato oval ou triangular, com a porção inferior mais fina em relação às bochechas. Nesse sentido, a busca por um rosto mais fino é crescente, principalmente em pessoas que apresentam hipertrofia do masseter, um músculo localizado na bochecha e que participa do sorriso e da mastigação

Para se ter acesso a tratamentos da mais alta qualidade e tecnologia de ponta, o paciente deve procurar um profissional capacitado no segmento como o Dr.Cláudio Lemos, pois somente um médico especializado pode efetuar o tratamento de acordo com as rigorosas normas de segurança da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Ilustração da Localização do Músculo Masseter na Face

Ilustração da Localização do Músculo Masseter na Face.

Principais Queixas Sobre a Hipertrofia de Masseter

Pacientes que sofrem com esta imperfeição possuem uma queixa predominante: a perda na simetria da face. Isto ocorre pois na maioria dos casos esta hipertrofia se dá apenas em um lado do rosto, de modo que o formato do queixo e mandíbulas se tornam diferentes e causam desconforto no que se refere a estética.

Porém, ao efetuar os tratamentos adequados, o paciente pode remover quase que completamente os efeitos desta hipertrofia muscular sem que seja necessário colocar em risco o funcionamento de sua mandíbula ou maxilar, estes resultados serão ainda melhores com o devido acompanhamento de um profissional capacitado após a cirurgia.

Como Diagnosticar a Hipertrofia de Masseter?

    • Identidade Visual – Um dos métodos mais simples para perceber se um paciente sofre com a hipertrofia é a comparação do tamanho do músculo em cada lado da face, sendo visivelmente maior em casos onde o músculo se desenvolve em uma maior intensidade.

Método de Palpação do Músculo Masseter Intra e Extra Bucal

Método de Palpação do Músculo Masseter Intra e Extra Bucal.

 

  • Método de Toque – Para palpar o músculo masseter com os dedos indicador e polegar em forma de pinça na direção antero-posterior no nível da zona media do ventre do músculo intra e extra bucal. E pedido para o paciente cerrar os dentes enquanto os músculos são palpados de ambos os lados de fora da boca. Em casos onde a diferença não é facilmente perceptível, é possível identificar uma hipertrofia ao sentir o músculo, pois em casos onde ocorre a hipertrofia a sua massa muscular sofre um grande aumento, o que torna mais fácil a sua identificação quando comparado a outros músculos.
  • Diagnóstico Profissional – O melhor modo de diagnosticar qualquer tipo de condição ou problema de saúde é através de um médico especializado, que conta com um amplo conhecimento e experiência na área para garantir que seu paciente receberá o melhor tratamento de acordo com as suas necessidades.

Porque Devo Fazer o Tratamento da Hipertrofia de Masseter

O tratamento tem fim puramente estético, pois o aumento na massa deste músculo é incapaz de causar qualquer outro tipo de problema como dores, dificuldades na ingestão de alimentos ou na fala, isto se traduz em um número pequeno de pessoas que possuem este problema muscular e não realizam qualquer tipo de tratamento.

Porém, para pessoas que desejam uma aparência impecável e livre de imperfeições, este tratamento ou intervenção pode representar uma série de benefícios seja em termos estéticos ou para a sua saúde mental, cuidar de seu corpo pode melhorar a sua auto-estima e mudar sua vida para o melhor.

Como Funciona a Cirurgia Para a Remoção da Hipertrofia de Masseter

Este procedimento é uma cirurgia plástica e consiste na remoção de partes de músculos e osso na região inferior do maxilar, de modo a manter toda a simetria da área em ambos os lados da face, e assim solucionar em caráter permanente as diferenças na densidade muscular.

Assim como outras cirurgias pouco invasivas, o tempo de recuperação é consideravelmente baixo, de modo que o paciente pode retomar as suas atividades dentro de pouco tempo após a finalização do procedimento, porém é recomendado tomar diversos cuidados para assegurar uma rápida recuperação.

Ilustração Demonstrando o Mecanismo de Ação da Toxina Botulínica

Ilustração Demonstrando o Mecanismo de Ação de Toxina Botulínica.

Tratamento Para Hipertrofia de Masseter da Toxina Botulínica (Botox)

Além da cirurgia, há outro tipo de tratamento que pode ser feito para eliminar os efeitos desta hipertrofia, que é a aplicação da toxina botulínica (Botox) na área afetada, esta toxina atua diretamente no músculo causando seu enfraquecimento e perda de massa, restaurando-o ao seu estado natural após algumas aplicações em intervalos regulares

Este método é indolor e requer um menor tempo de recuperação após cada sessão, o que leva muitos pacientes a optarem por um tratamento mais extenso que irá oferecer ao paciente uma maior comodidade ao invés da solução mais rápida que é o procedimento cirúrgico.

O afinamento do rosto pode ser proporcionado com aplicação de toxina botulínica, um procedimento rápido, indolor e de excelentes resultados. A hipertrofia do músculo masseter é uma condição benigna, mais comum entre 20-40 anos, sem predileção por sexo, podendo ser uni ou bilateral. É comum em asiáticos e contribui para um rosto mais largo. As pessoas com a hipertrofia também podem apresentar bruxismo (ranger dos dentes) e dor na articulação têmporo-mandibular.

Para obtermos o afinamento do rosto, aplicamos toxina botulínica em 3 pontos em cada uma das bochechas, na topografia do músculo masseter e o procedimento é bastante indolor. O afinamento do rosto é observado a partir de 2-4 semanas e se torna mais evidente em 8-12 semanas. A ação do músculo retorna após 4–6 meses. Embora o efeito da toxina botulínica seja reversível, o volume do músculo parece não retornar ao estado anterior ao tratamento. Além disso, aplicações regulares da toxina permitem afinamento gradativo e necessitam de doses menores de toxina nas aplicações subsequentes, visto que o volume do músculo tende a diminuir e o paciente fica com resultado ainda mais natural com o decorrer do tempo.

Em alguns casos, a aplicação do botox no masseter pode ser aliada à cirurgia de bichectomia, proporcionando assim um efeito ainda maior no afinamento das bochechas e contorno facial.

Foto do Produto (Botox) Usando Pelo Dr.Cláudio Lemos

Foto do Produto (Botox) Usando Pelo Dr.Cláudio Lemos.

Como é a Recuperação Após a Cirurgia ou Tratamento?

O processo pós-operatório é extremamente importante para que não surjam outras imperfeições relacionadas a falhas na cicatrização ou perda de sensibilidade na área, de modo que seguir atentamente as recomendações do médico é o melhor modo de garantir que o paciente tenha uma recuperação rápida e excelentes resultados na cirurgia.

No caso do tratamento, não há a necessidade de se aguardar longos períodos de recuperação como a cirurgia, porém deve-se tomar certos cuidados para eliminar riscos de desconfortos na região, evitando a ingestão de alimentos mais duros ou com necessidade de mastigação elevada nas primeiras horas após a aplicação.

Opção de Toxina Botulínica Utilizadas Para o Tratamento

Opção de Toxina Botulínica Utilizadas Para o Tratamento.

Quanto Custa um Tratamento de Hipertrofia do Músculo Masseter?

O custo em relação a um tratamento de Hipertrofia do Músculo Masseter é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também está resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para um tratamento de Hipertrofia do Músculo Masseter em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de um tratamento de Hipertrofia do Músculo Masseter não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.