Dicas de Como Evitar Queloide na Tatuagem

    Dicas de Como Evitar Queloide na Tatuagem

    Fazer uma tatuagem requer muitos cuidados, a pele precisa estar saudável, limpa e hidratada antes da sessão, para que o processo de cicatrização aconteça corretamente. As pessoas que naturalmente sofrem de queloide podem sim, fazer uma tatuagem, porém os cuidados devem ser ainda maiores para que a cicatrização ocorra normalmente.

    Nesse texto daremos algumas dicas de como evitar queloide na tatuagem, para que o resultado final seja perfeito, falaremos sobre o processo de tatuagem adequado e os cuidados que o indivíduo deve ter após as sessões.

    Como Deve ser Feita a Tatuagem para Evitar a Queloide?

    A tatuagem é feita através de microperfurações próximas que formam o desenho, quando é necessário passar a agulha pelo mesmo local mais que 3 vezes seguidas, as microperfurações tornam-se um ponto único. Nesse momento o corpo para cicatrizar a lesão precisa reconstruir a área, como um corte ou lesão, formando a queloide.

    Logo, saber como evitar queloide na tatuagem durante a sessão consiste em evitar que as microlesões causadas pelas agulhas não se tornem um ponto único que rompe a pele e provoca o ferimento.

    O que é Queloide?

    Queloide é uma resposta alterada da pele no processo de cicatrização. A queloide é resultado da proliferação de tecido cicatricial excessiva, também chamada de fibrótica.
    Durante a cicatrização o corpo libera um plasma para fechar o ferimento, formando a famosa “casquinha” do machucado, contudo, durante a formação de queloide ele continua liberar esse plasma formando uma cicatriz saliente, normalmente avermelhada, rosada ou escura.

    Como Evitar Queloide Alérgica na Tatuagem?

    As chances de ter queloide em indivíduos que tenham predisposição genética são bem maiores, para essas pessoas é indicado que não tatue, para evitar as lesões.

    Existem casos de cicatrização alérgica, causada pela reação da tinta da tatuagem, para saber se você possui tal alergia converse previamente com seu tatuador e faça o teste do toque, aplicando uma pequena quantidade de tinta na pele. Caso haja alguma reação, como coceiras, vermelhidão e inchaço, é recomendável não fazer a tatuagem.

    Quais São os Procedimentos e Cuidados de Como Evitar Queloide na Tatuagem

    Caso o indivíduo não tenha predisposição genética ou não sofra de alergia a tinta, ainda são necessários alguns cuidados de como evitar queloide na tatuagem, para garantir uma cicatrização sem lesões.

    Os primeiros cuidados devem ser tomados quanto à limpeza da pele, como dissemos durante o processo de cicatrização o corpo gera um líquido plasmático responsável pela “casquinha” do machucado. Fique atento (a) para limpar esse líquido sempre que ele se formar, além disso, seque o local e passe pomada indicada pelo profissional sempre que necessário.

    Além disso, o uso do plástico ajuda a prevenir a queloide, pois ele mantém o líquido plasmático sempre úmido, facilitando assim a limpeza e impedindo o surgimento da casca.

    Outros cuidados de como evitar queloide na tatuagem incluem:

    • Evitar ficar exposto ao sol por longos períodos;
    • Evitar fumar durante o tempo de cicatrização;
    • Coma alimentos ricos em vitamina E, como tomates, pimentões e cereais;
    • Mantenha a região sempre hidratada;
    • Não coce ou retire as cascas durante a cicatrização.

    Cirurgia de Queloide

    Na medicina é consenso geral que a prevenção de queloides é a forma mais eficiente de tratamento, entretanto, a cirurgia é uma alternativa para cicatrizes maduras, de 6 a 12 meses de maturação.

    O tratamento pode ser feito através da monoterapia, combinação entre diferentes métodos, como a combinação entre cirurgia e injeções de corticóide, ou ainda o tratamento cirúrgico juntamente com a radioterapia são as formas mais eficientes de eliminar a cicatriz de queloide.

    Além disso outros métodos são usados, como:

    • Silicone gel;
    • Terapia compressiva;
    • Laserterapia;
    • Crioterapia;
    • Fita adesiva microporosa hipoalergênica;
    • Miscelânea.

    O Dr.Cláudio Lemos é um cirurgião especializado no tratamento e prevenção de queloides e em caso de cirurgia o procedimento por ele utilizado é através de uma cola cirúrgica (PRINEO), sem a necessidade de pontos externos.

    Para melhores resultados no seu procedimento entre em contato com a nossa clínica. Aproveite a oportunidade para conhecer os demais procedimentos cirúrgicos do Dr. Cláudio Lemos bem como todas suas especializações na área.

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria