Drenagem Linfática

Drenagem Linfática
5 (100%) 30 votos

Drenagem Linfática.

Drenagem Linfática.

Muito popular entre os métodos de estética para cuidar do corpo, a drenagem linfática é uma grande aliada para a recuperação de cirurgias plásticas. Veja como funciona o método.

O que é a linfa?

A linfa é um líquido incolor e viscoso com composição bastante semelhante à do plasma sanguíneo. É formada por água, eletrólitos e proteínas que escapam do sangue pelos capilares. A Linfa possui uma leve coloração amarelada e aspecto viscoso, rica em proteínas, glóbulos brancos (que fazem parte da defesa do organismo e atua no sistema imunológico), carregam também células mortas, toxinas e bactérias.

O sistema linfático faz parte do sistema circulatório que é formado pelas veias e artérias.

Drenagem Linfática

Drenagem Linfática

Ilustração utilizando a técnica manual para a estimulação dos gânglios linfáticos após uma cirurgia Plástica.

O que é drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma técnica manual de massagem que tem como objetivo fazer o sistema ter o melhor funcionamento através do estímulo, movimentando o excesso de líquido promovendo os seguintes benefícios:

  • Desintoxicação do organismo através da eliminação do excesso de líquidos;
  • Oxigenação dos tecidos, promovendo a firmeza;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Alívio de hematomas e inchaços causados por cirurgias plásticas;
  • Melhora no funcionamento dos gânglios linfáticos;
  • Combate o aspecto da celulite, da gordura localizada e da flacidez;
  • Combate da retenção de líquido;

Como é feita e quais os benefícios da drenagem linfática após uma cirurgia plástica?

A realização da drenagem Drenagem Linfática é indicada no dia seguinte ao procedimento cirúrgico para fazer o sistema linfático trabalhar melhor, o que aumenta a oxigenação e reduz inchaços e hematomas. Outra função da drenagem linfática manual é potencializar e estimular o sistema linfático para a eliminação de toxinas. Essas manobras são realizadas com pressões suaves, lentas, e intermitentes.

Os benefícios: aumento da hidratação, nutrição celular, aceleração da cicatrização, reabsorção de hematomas, redução de líquidos circulantes, redução de edemas pós-operatórios, desintoxicação do organismo, melhora da prisão de ventre e relaxamento corporal. Ela promove efeito analgésico pela própria sutileza, delicadeza dos movimentos repetitivos.

Na estética, a drenagem linfática é indicada para a recuperação diversos tipos de cirurgia plástica, principalmente após os procedimentos como: abdominoplastia, mamoplastia, face lifting e pós-lipoaspiração. Isso porque ela ativa a circulação celular, movimentando placas que podem ficar paradas na região do abdômen, desinchando e evitando a deformidade na região.

Graças aos seus benefícios, é comum os médicos indicarem a drenagem linfática da mama. Por exemplo, para a Mamoplastia e a colocação de Prótese de Mama.

Contraindicação da drenagem linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que oferece diversos benefícios à saúde, entretanto, em algumas situações método é contraindicado:

  • Pessoas com processo inflamatório agudo;
  • Pessoas em tratamento de câncer, tumores e tuberculose;
  • Pessoas com doenças cardíacas;
  • Pessoas com problemas na tireóide, como hipotireoidismo e hipertireoidismo;
  • Mulheres com gravidez de risco;

Drenagem Linfática

Drenagem Linfática

Ilustração utilizando a técnica com taping após uma cirurgia Plástica no abdomen.

O que é e quem inventou o kinesio Tape ,Taping Linfático ou Linfotaping

Desenvolvido pelo terapeuta japonês e professor acadêmico Kenzo Kase, o método Kinesio tape é cada mais vais aplicado no combate ao edema. Desenvolvido a 30 anos, o terapeuta criou uma fita especial que através da aplicação correta -aderência em um pequeno trecho de aproximadamente 15% à pele- causa a elevação da pele, aumentando assim o espaço entre a derme e a fásica, reduzindo a retenção de linfa.

O Kinesio tape é cada vez mais aplicado no combate ao edema. Foi desenvolvido pelo terapeuta japonês e professor acadêmico Kenzo Kase. O patch usado tem uma espessura e peso semelhante à da pele. Sua extensibilidade é de 130% a 140%. A fita impermeável é feita de 100% algodão, enquanto o adesivo no interior é aplicado na forma de uma sinusóide, que permitindo a flutuação do ar. O resultado da aplicação linfática é reduzir a tensão da área afetada e restaurar a circulação linfática adequada na região coberta pelo inchaço, o que permite melhorar a microcirculação sanguínea e linfática e ativar os processos de autocura [58–60]. O método causa principalmente efeitos sensoriais, mas também proprioceptivos. O KT como método de suporte à terapia de tecidos moles e a normalização da tensão do sistema miofascial é uma excelente ferramenta nas mãos de médicos e fisioterapeutas para reabilitação clínica.

Quais são as vantagens do Kinesio Tape?

As principais vantagens do uso do método Kinesio Taping incluem:

  • A influência nas funções musculares esqueléticas (normalização da tensão), -Melhora da microcirculação;
  • Ativação do fluxo linfático,
  • Estímulo do sistema endógeno de anestesia (efeito analgésico);
  • Correção benefícios na eliminação de defeitos posturais.

Drenagem Linfática

Drenagem Linfática

Ilustração utilizando a técnica com taping após uma cirurgia Plástica.

 

Como é aplicado o kinesio Tape ,Taping Linfático ou Linfotaping ?

A técnica utiliza uma fita adesiva (bandagem) de material, textura e elasticidade semelhante à da pele. Através da colocação dessas bandagens a pele é “elevada” e desta forma os filamentos de ancoragem (que abrem os vasos linfáticos iniciais) são tracionados, permitindo a drenagem de substâncias, até então congestionadas no interstício (espaço entre os tecidos abaixo da pele). Assim o linfotaping estimula a movimentação destas substâncias através de todo o sistema linfático.

Drenagem Linfática

Drenagem Linfática

Ilustração com diferentes tipos de fitas utilizadas para esta técnica.

As fitas da Kinesio Tape são aplicadas seguindo a técnica de drenagem. A escolha do comprimento da fita e do número de tiras é baseada na área de edema mamário e / ou na presença de seroma, que deve ser completamente coberta. O patch é cortado em tiras. A base principal é posicionada perto dos pontos linfonodais funcionais mais próximos do edema e / ou da área do seroma. As bases e as caudas das tiras devem ser aplicadas com tensão zero, enquanto para a parte central é atingido 15-25% de tensão. Independentemente do formato escolhido para a aplicação, as bordas da fita são cortadas em um formato arredondado para facilitar a aderência. Outro ponto importante é massagear bem a região para ativar o efeito da fita.

A primeira aplicação ocorre no primeiro dia de pós-operatório, enquanto a segunda é realizada no sétimo dia de pós-operatório. Caso a fita seja destacada de uma aplicação para outra, é necessário que o paciente comunique a fisioterapeuta.

Dr. Cláudio Lemos recomenda as técnicas e drenagem linfática

O Dr. Cláudio Lemos é um médico cirurgião plástico com diversas especializações nacionais e internacionais que recomenda a drenagem linfática para promover excelentes resultados no processo de recuperação da cirurgia plástica.

Drenagem Linfática.

Drenagem Linfática.

Ana Flavia Marçal, fisioterapeuta da Clínica Dr.Claudio Lemos.