Importância da Alimentação Pré e Pós-Operatória

Importância da Alimentação Pré e Pós-Operatória
5 (100%) 21 votos

Dicas Para Dieta Antes e Após-Cirurgia Plástica

 Dicas Para Dieta Antes e Após-Cirurgia Plástica

A composição da alimentação pré e pós-operatória é uma das maiores dúvidas de quem está pensando em realizar uma cirurgia plástica. Tamanho cuidado é compreensível, já que um dieta errada pode comprometer tanto a realização da cirurgia quanto a recuperação após ela. Geralmente o médico que irá fazer o procedimento orienta detalhadamente como deve ser a dieta pré e pós operatória. Em todo caso, cabem algumas dicas importantes.

Dicas Para Dieta Antes e Após-Cirurgia Plástica

Dicas Para Dieta Antes e Após-Cirurgia Plástica

Alimentação pré-operatória

Uma boa alimentação pré-operatória é importante para controlar o metabolismo e manter a saúde do corpo para a realização da cirurgia. Nessa etapa é preciso preservar as reservas corporais, por isso uma dieta balanceada é muito importante. Quando preservamos a saúde do corpo com uma boa alimentação, ele estará melhor preparado para suportar o estresse proveniente da intervenção cirúrgica.

O consumo de frutas ricas em vitamina C ou do suco natural delas traz uma série de benefícios na preparação do corpo para a cirurgia, cabendo destacar:

  • Manutenção da imunidade;
  • Melhoria da absorção de ferro (o que previne a anemia);
  • Maior produção de colágeno.
  • Excesso de sódio, açúcar refinado e gorduras saturadas devem ser evitados justamente para manter a saúde do corpo para a realização da cirurgia.

Dicas Para Dieta Antes e Após-Cirurgia Plástica

Dicas Para Dieta Antes e Após-Cirurgia Plástica

Alimentação pós-operatória

O foco da alimentação pós-operatória é ajudar a corpo no processo de cicatrização da cirurgia. Deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e em açúcar refinado. O consumo excessivo de sal e alimentos com muito sódio deve ser evitado em todas as fases da vida, pois pode trazer problemas relacionados à pressão arterial. Quando falamos especificamente do período pós-operatório da cirurgia plástica, essa orientação se torna uma regra.

Alimentos ricos em sódio podem aumentar o inchaço e a retenção de líquidos na área operada, comprometendo a cicatrização. O consumo de proteínas através da ingestão de carnes magras é importante nessa fase. Isso porque as proteínas ajudam na recuperação dos tecidos e na cicatrização, além de incentivar a produção de colágeno. O óleo ômega presente em peixes como salmão e sardinha é um antiinflamatório poderoso e que auxilia no processo de recuperação.

Dicas Para Dieta Antes e Após-Cirurgia Plástica

Orientações gerais sobre a alimentação pré e pós operatória

É fundamental manter o corpo muito hidratado, especialmente após a cirurgia. A ingestão de, no mínimo, 2 litros de líquidos saudáveis (água, chá, suco natural) é uma medida muito importante para o bom funcionamento do organismo e uma melhor cicatrização. Bebidas alcoólicas estão proibidas tanto no pré quanto no pós operatório. Café e chás com cafeína devem ser ingeridos com prudência.

Tanto a preparação para a cirurgia quanto a recuperação são períodos que envolvem muito cuidado e esforço por parte do paciente. Mas se olharmos com um certo cuidado, é uma ótima oportunidade para a reeducação alimentar, o que trará impactos positivos não só para a recuperação da cirurgia, mas para a vida toda.

Impact, a ciência da nutrição

O volume de vitaminas, ácidos e minerais que nosso corpo precisa é bastante elevado. Por melhor que seja a alimentação do paciente, às vezes fica aquela sensação de que a nutrição não está sendo adequada como deveria ser. Pensando nisso, a Nestlé – uma das maiores empresas alimentícias do mundo – elaborou a linha Impact. São compostos alimentares líquidos para ingestão oral ou enteral nos sabores torta de limão ou pêssego. Os alimentos da linha Impact são formulados com arginina, nucleotídeos e ácidos graxos w-3, ideais para situações metabólicas especiais de nutrição.

Dicas Para Dieta Antes e Após-Cirurgia Plástica

Dicas Para Dieta Antes e Após-Cirurgia Plástica

Os alimentos da linha Impact são indicados para proporcionar o equilíbrio do metabolismo antes da cirurgia plástica e após o procedimento para a aceleração do processo de cicatrização e recuperação do paciente. O Dr. Cláudio Lemos indica o consumo destes alimentos para proporcionar uma excelente recuperação e um resultado final satisfatório a cada paciente de cirurgia plástica que busca a harmonização do corpo e a melhora na qualidade de vida.

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário