Nutrição em Cirurgia

Danielle Toledo Resende
Danielle Toledo Resende

O PAPEL DA NUTRIÇÃO NA CIRURGIA PLÁSTICA

O papel da nutrição antes e depois de uma cirurgia plástica é fundamental para que o procedimento seja bem sucedido, pois prepara o organismo para se recuperar de forma mais rápida e eficiente, tornando o processo de cicatrização muito mais fácil e ajudando a impedir que qualquer tipo de imprevisto aconteça durante a cirurgia.

Neste artigo do blog do Dr. Cláudio Lemos você vai entender por que o sucesso de uma cirurgia depende muito de como está à saúde do paciente e por que uma má nutrição aparece como uma das maiores causas de complicações pós-cirúrgicas. Então acompanhe a leitura até o final e adote esses cuidados você também.

Qual o papel da nutrição para ajudar antes e depois da cirurgia plástica?

A dieta pré e pós-operatória tem influência direta no sucesso da cirurgia. Uma alimentação e suplementação adequadas antes e após o procedimento cirúrgico prepara nutricionalmente o organismo para uma boa cicatrização e recuperação, promove uma melhora do quadro geral do paciente, além de auxiliar na boa cicatrização, no bom funcionamento intestinal (já que o uso de analgésicos e a própria anestesia podem contribuir para constipação), fortalece o sistema imunológico, melhora as atividades anti-inflamatórias do organismo e age na manutenção dos resultados estéticos.

Quais os tipos de nutrientes que você deve consumir?

Para melhorar a recuperação pós-cirúrgica os micronutrientes mais importantes são:

  • Vitamina C: Aumenta a resistência contra infecções, participa da síntese de colágeno e contribui para a cicatrização. Onde encontrar? Frutas cítricas e vegetais verdes folhosos.
  • Vitamina A: Defesa do organismo contra infecções, mantém a saúde da pele e dos tecidos. Onde encontrar? Peixes oleosos, ovos, mamão e cenoura.
  • Vitamina K: Auxilia na coagulação do sangue e na cicatrização. Onde encontrar? Couve-flor, alface, espinafre, feijão e ervilha.
  • Zinco: Saúde do sistema imunológico e na cicatrização de tecidos. Onde encontrar? Pão integral, cereais integrais e gérmen de trigo.
  • Ferro: Manutenção do sistema imunológico, circulação do sangue e papel importante na produção de colágeno e elastina. A dieta deve ser rica em ferro, uma vez que a perda desse nutriente pode interferir negativamente na recuperação. Onde encontrar? Carne vermelha, gemas de ovos, aves, tofu e vegetais verde-escuros.

Além disso, contemple também as proteínas de alto valor biológico adequadas às necessidades nutricionais do paciente, como ovos, leite, peixe, carne e aves. O aumento da necessidade desse nutriente é observado durante o pós-operatório devido ao processo inflamatório e ao remodelamento na cicatrização de feridas. O pós-operatório pode resultar em diminuição da massa muscular e imunodeficiência, caso o paciente não receba a nutrição adequada.

A implementação de uma dieta específica antes e após a cirurgia resulta em uma cicatrização mais rápida e diminui o tempo de permanência hospitalar, o que reforça a ideia da importância do acompanhamento nutricional desde o pré-operatório em cirurgias eletivas.

Antes de agendar a sua cirurgia programa-se, para que não faltem alimentos- chaves na sua dieta durante este período.
Para maiores informações continue acompanhando o blog e acesse nosso site para conhecer mais sobre o Dr. Cláudio Lemos. e os procedimentos que ele realiza.

NUTRIÇÃO E BELEZA DA MULHER

O número de cirurgias plásticas estéticas tem um crescimento constante e o Brasil é o segundo país que mais realiza esse tipo de procedimento no mundo. Isso acontece principalmente devido ao impacto que as cirurgias possuem para a Beleza da mulher.
Entretanto, os procedimentos devem ser acompanhados de perto por uma rotina de nutrição da mulher rica em nutrientes essenciais, não só para prolongar a beleza física, mas também para gerar melhores resultados pós-cirúrgicos.

Quais nutrientes são importantes para a beleza da mulher?

Alguns nutrientes são fundamentais para saúde do organismo e refletem na pele, cabelo, unhas e corpo, ressaltando a beleza da mulher. Somando isso aos avanços da medicina estética e de seu ótimo resultado para melhorar a aparência e a autoestima das pessoas, o cuidado com a aparência ficou muito mais fácil, porém não os resultados não são 100% efetivos se a nutrição da mulher não for balanceada.
Todas as células do corpo recebem através da corrente sanguínea os nutrientes obtidos pela digestão dos alimentos, separamos os principais nutrientes para que você alcance os resultados esperados.
São eles:

  • Vitamina A e Carotenóides
    Ação antioxidante. São importantes para a nutrição da mulher pois combatem os radicais livres que aceleram o envelhecimento
    Fontes: gema, iogurte, leite e iogurtes, frutas e vegetais amarelos.
  • Vitamina C
    Importante função na formação do colágeno. Apresenta ainda a importante função de melhorar a absorção de ferro no nosso organismo.
    Fontes: frutas cítricas, tomate, pimentão, agrião.
  • Vitamina E
    Ação antirradicais livres. Melhora a circulação e previne envelhecimento das células.
    Fontes: gérmen de trigo, nozes, castanhas, óleos vegetais, abacate, cereais integrais.
  • Ômega-3
    Melhora a circulação, melhora reações anti-inflamatórias e protege os vasos sanguíneos.
    Fontes: salmão, bacalhau, sardinha, atum, semente de linhaça.
  • Polifenóis
    Auxilia no tratamento da celulite e protege os vasos sanguíneos.
    Fontes: sementes de uva, ameixa, suco de uva.
  • Fibras
    Auxiliam no funcionamento do intestino. Melhorando a saúde da pele e cabelos. Auxiliam no controle de peso.
    Fontes: Farelos, grãos integrais, nozes, amêndoas, frutas e hortaliças, leguminosas (feijões, grão de bico, ervilhas), sementes.
  • Água
    Fornece material essencial às células. Serve de substrato para várias reações metabólicas. Ajuda a eliminar as toxinas.
    Essencial para hidratar as fezes, melhorando o hábito intestinal. Para manter um corpo saudável e bonito, deve começar ingerindo 2 litros de água por dia.

O segredo de um corpo bonito e saudável está na escolha certa dos alimentos, atividade física e tratamentos. Equilibre os nutrientes, acrescente doses de sono, atividades físicas moderadas e seja feliz.
.

Danielle Toledo Resende

Nutricionista
CRN 03100899


 

Danielle Toledo Resende

Danielle Toledo Resende
Entre em Contato