Descubra Toda a Verdade Sobre o Ácido Hialurônico

Descubra Toda a Verdade Sobre o Ácido Hialurônico
5 (100%) 2 votos

Ácido Hialurônico

Se você é uma mulher antenada no mundo da beleza e da estética, com certeza já ouviu falar do ácido hialurônico. Essa é uma substância que está revolucionando os procedimentos estéticos, devido às suas características ímpares, que não podem ser comparadas com as de nenhuma outra substância.

Sua aplicação vem sendo feita em uma série de procedimentos minimamente invasivos, que oferecem resultados excelentes às mulheres que são submetidos a eles. Embora o uso do ácido hialurônico ainda não esteja tão difundido no Brasil, a tendência é de que ela se torne cada vez mais utilizada e procurada.

E então, quer descobrir a verdade definitiva sobre essa substância e tudo aquilo que ela é capaz? Então continue a leitura!

O Que é o Ácido Hialurônico?

Esse ácido, também conhecido sob a sigla AH (ou HA, Hyaluronic Acid, em inglês), é uma substância sintetizada pelo próprio organismo humano. Ela pode ser encontrada nos tecidos conjuntivo, epitelial e neural, além de ser um dos principais componentes da matriz extracelular.

O ácido hialurônico realmente pode ser encontrado no organismo, porém com uma concentração bem pequena. Apenas como curiosidade, uma pessoa normal, com peso de 70 kg, apresenta aproximadamente 15 g do ácido (0,02% de seu peso corporal).

Além disso, dessas 15 g, todos os dias o organismo descarta 5 g e gera a mesma quantidade novamente. Portanto, ela é renovada com uma frequência muito grande.

Várias pesquisas mostraram que o ácido hialurônico é uma molécula chave no envelhecimento da pele. Algumas das principais características dessa substância são as seguintes:

  • Hidratação;
  • Lubrificação de juntas;
  • Estrutura que possibilita a migração das células;
  • Capacidade de preenchimento de espaços.

Essa última característica foi uma das que mais chamou atenção entre os cientistas, ainda mais aqueles que estavam interessados em suas aplicações cosméticas. Por isso, o preenchimento com ácido hialurônico começou a ser estudado também.

O Preenchimento Com Ácido Hialurônico é Benéfico?

Como não poderia deixar de ser, para se assegurar de que essa substância era realmente segura e podia ser utilizada como preenchedora, era necessário fazer uma série de estudos. E elas foram feitas.

Alguns dos estudos sobre esse assunto são os seguintes:

Muitas outras pesquisas e estudos foram feitos, até que se chegou à conclusão: o preenchimento com ácido hialurônico é benéfico, bastante seguro e, consequentemente, pode ser utilizado em seres humanos sem nenhum problema e apresentar ótimos resultados.

Outra das vantagens acerca do preenchimento ácido hialurônico é que ele não se trata de um procedimento permanente, e sim temporário. Depois de um certo período de tempo, que pode variar para mais ou para menos de acordo com cada paciente, o organismo se encarregará de absorver a substância.

Logo, se você quiser estar mais bonita para uma ocasião especial, como uma festa ou um evento, pode optar pelo preenchimento (com a devida antecedência, conforme recomendado pelo cirurgião plástico). Depois de um tempo, o rosto voltará ao normal, e caberá à você realizar o procedimento novamente ou até mesmo optar por uma cirurgia plástica permanente para a finalidade desejada.

Quais Procedimentos de Preenchimento Ácido Hialurônico Existem?

A partir do momento que se confirmou a qualidade dessa substância e sua grande quantidade de características e benefícios, ela pôde começar a ser empregada em produtos e procedimentos estéticos.

É até comum encontrar cremes antienvelhecimento que contenham ácido hialurônico em sua composição, mas o alcance dos cremes não é tão profundo, já que ele fica apenas nas camadas mais superficiais da pele. Além disso, esses cremes são para o tratamento da pele, e não para seu preenchimento.

O preenchimento ácido hialurônico pode ser injetado em diferentes regiões da face, sempre com o intuito de fazer com que ela tenha um aspecto mais belo e rejuvenescido. Os principais procedimentos minimamente invasivos femininos que levam a substância são os seguintes:

  • Preenchimento de lábios: é comum que as mulheres fiquem infelizes em relação ao tamanho ou formato de seus lábios, algo que pode ser corrigido com o preenchimento labial com ácido hialurônico: o queridinho da atualidade.
  • Preenchimento do queixo: o queixo ajuda no suporte da face e é uma das partes que dá sua definição e contorno. Esse é o procedimento ideal para queixos subdesenvolvidos ou retraídos, bem como para as mulheres que queiram aparentar mais jovialidade nessa região.
  • Preenchimento de olheiras: as olheiras deixam a região dos olhos mais funda, o que passa uma aparência de cansaço permanente. Essa é uma consequência natural da queda dos tecidos periorbitários, que pode ser tratada através do preenchimento ácido hialurônico.
  • Preenchimento de têmporas e supercílios: ter as têmporas fundas e os supercílios caídos já logo remete a um rosto encovado, sem saúde e cansado. Para mudar essa situação, basta aplicar o preenchimento de ácido hialurônico na região.
  • 8 Point Lift: o lifting facial, também conhecido como ritidoplastia ou cirurgia plástica no rosto, era até então a alternativa mais recomendada para rejuvenescer o rosto. Porém, esta se trata de uma cirurgia plástica invasiva, que demanda uma recuperação mais complicada. O 8 Point Lift é uma alternativa ao lifting, porém consiste em um procedimento minimamente invasivo, em que o ácido hialurônico é aplicado em 8 pontos específicos do rosto, para que o efeito seja bastante similar ao do lifting convencional.

É importante ressaltar que também existem procedimentos minimamente invasivos masculinos, para que os homens cuidem de sua estética e aparência e consigam realçar ainda mais sua beleza.

Posso Optar Pelo Preenchimento Com Ácido Hialurônico?

Ficou bem evidente que o preenchimento pode ser aplicado em várias regiões da face e proporcionar resultados maravilhosos, sem todo o tempo de recuperação e os cuidados especiais que uma cirurgia plástica feminina demanda.

Porém, assim como a importância da avaliação completa antes de uma cirurgia plástica é muito grande, o mesmo deve ser feito quando se trata de um procedimento minimamente invasivo. Afinal, por mais que sua realização e recuperação não sejam tão complexas quanto as de uma cirurgia plástica convencional, é essencial que o cirurgião analise cada paciente, eventualmente solicite exames médicos e clínicos e determine se ele é ou não um bom candidato ao procedimento.

Porém, desde que não haja nenhum impeditivo, o preenchimento com ácido hialurônico é fortemente recomendável, dadas todas as suas características.

O Dr. Cláudio Lemos é um cirurgião plástico, membro e especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que possui ampla experiência na realização de preenchimentos com ácido hialurônico, que contribuem para a obtenção de um rosto ainda mais lindo em suas pacientes, assim influenciando diretamente em sua autoestima e confiança própria.

Postagens Relacionadas

Comments ( 43 )

Deixe um Comentário