Como Tratar Seroma na Mama?

5/5 - (2 votes)

Como Tratar Seroma na Mama?

Composto por plasma sanguíneo, linfa e soro fisiológico, o seroma é relativamente comum no pós cirúrgico de procedimentos onde houve corte considerável de pele e tecido gorduroso. O seroma na mama trata-se do acúmulo de líquidos na região da cicatriz da cirurgia e é causado pelas reações de defesa do corpo. É um líquido claro, não é viscoso e nem purulento.

O seroma em si não é considerado um problema, pois é uma reação natural do organismo durante o processo de cicatrização. Algumas mulheres têm mais predisposição genética a desenvolver seromas do que outras. Para evitar complicações relacionadas a seromas é fundamental que o paciente siga as orientações médicas do pós cirúrgico e faça uso constante do sutiã cirúrgico (ou malha de compressão) por pelo menos dois meses.

Como Tratar Seromas na Mama

Pequenos seromas na região da cicatriz das mamas operadas são esperados durante o processo de cicatrização e tendem a desaparecer naturalmente no período de até 1 mês após a cirurgia. Mas há situações em que o problema é um pouco mais complexo e por isso requer cuidados específicos. Nesses casos, o médico pode optar por colocar um dreno inserido diretamente na pele até o local do seroma, permitindo que o líquido saia.

Há ainda a opção de realizar punção no seio, que é a retirada do líquido com o auxílio de uma seringa. Existe ainda um método chamado ultracavitação, que consiste na utilização de um ultrassom de alta potência. O método é capaz de atingir a região a ser tratada e formar reações que irão estimular a eliminação do líquido acumulado.

Quando um seroma na mama não é tratado corretamente, pode acabar se transformando num seroma encapsulado, o que deixará a cicatriz com aspecto desagradável e trará complicações. Trata-se de uma defesa do organismo, que cria uma cápsula fibrosa ao redor do seroma, visando isolar ele. É relativamente raro de acontecer, acometendo poucos pacientes. Nesses casos, o cirurgião plástico pode recomendar um procedimento cirúrgico que removerá o seroma e irá melhorar a aparência da cicatriz.

Tratar um seroma na mama é importante pois ele pode resultar em problemas como infecções, o que comprometeria a cicatrização e, em alguns casos mais graves, gerar fortes dores, pus e precisaria de tratamento com antibióticos.

Uma boa opção caseira de prevenção de seromas é investir numa dieta rica em alimentos que ajudam na cicatrização, tais como: proteínas, laranja, morango, abacaxi, brócolis, cenoura e soja. Consulte o cirurgião plástico sobre a dieta do pós operatório, ele dará informações completas sobre o que comer e o que deve ser evitado.

É muito importante que pacientes que se submeteram a cirurgias nas mamas fiquem atentas ao processo de cicatrização, realizando os procedimentos corretamente e consultando regularmente o cirurgião plástico. Também devem relatar ao médico quaisquer sintomas de dor, inflamação ou saída de líquidos que porventura possam vir a acontecer para que ele avalie o caso e preescreva medicamentos ou outros procedimentos que considerar necessário.

O médico cirurgião plástico Dr. Cláudio Lemos possui diversas especializações nacionais e internacionais em cirurgia plástica para promover a qualidade de vida e harmonia corporal de cada paciente, realizando todos os cuidados necessários em avaliações pós-cirúrgicas. Acesse o site e conheça mais detalhes de procedimentos cirúrgicos.

Related posts

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria