Pós-Operatório

Pós-Operatório
5 (100%) 11 votes

Pós-Operatório

O paciente segue estritamente a todos os primeiros passos do pré-operatório e depois passa pela cirurgia plástica. Porém, o processo da cirurgia ainda não acabou, já que agora ele acaba de entrar no pós-operatório para uma cirurgia plástica, que é muito importante.

A responsabilidade do sucesso de uma cirurgia plástica não se encontra apenas nas mãos do cirurgião, mas também depende de como o paciente se comportará no pós-operatório de uma cirurgia plástica. É essencial compreender a importância que esse período tem e como seguí-lo adequadamente, de modo a obter os melhores resultados possíveis.

O Que é o Pós Operatório?

Assim que o paciente sai da mesa de cirurgia, começa o período pós-operatório, também conhecido como pós cirurgia. Durante esse período, o organismo do paciente ainda estará em fase de recuperação e, consequentemente, mais frágil.

Quando as recomendações não são respeitadas, as chances de que algo inesperado aconteça são muito grandes. Nesses casos, porém, não há como responsabilizar o cirurgião plástico, já que o paciente estava ciente daquilo que podia ou não fazer.

Por isso, toda e qualquer orientação que for passada pelo cirurgião no período pós cirurgia deve ser seguida à risca, pois assim as expectativas que o paciente tinha para o procedimento serão atendidas e até mesmo superadas.

Quais São os Tipos de Pós-Operatório Para uma Cirurgia Plástica?

Depois da operação, existe uma divisão em 3 períodos.

O primeiro deles é o pós-operatório imediato, que é mais crítico, já que compreende as primeiras 24 horas depois da cirurgia. Na maioria dos procedimentos, o paciente deve ficar internado em observação, para que se verifique a evolução e a recuperação que o organismo apresenta.

Depois, vem o pós-operatório mediato, que começa depois das 24 horas iniciais e se estende até o sétimo dia. É geralmente nesse período que o paciente recebe alta(dia seguinte a cirurgia realizada).

Por fim, chega o pós-operatório tardio, que começa depois de passados 7 dias e tem uma duração que pode variar entre algumas semanas ou meses. Durante essa etapa ocorre a cicatrização da cirurgia, com a eliminação do edema e remodelação da cicatriz.

Por mais que a criticidade desses períodos vá diminuindo conforme o tempo passa, é importantíssimo que o paciente não deixe de seguir às recomendações do cirurgião, até o período de tempo determinado por ele.

Quais São as Recomendações do Pós Cirurgia Para uma Cirurgia Plástica?

Cada cirurgia plástica demanda uma recuperação diferente e, portanto, um pós cirurgia diferente. Não há como definir os procedimentos que devem ser seguidos para todos os casos, já que isso também varia de acordo com as condições de cada paciente e sua recuperação nos períodos imediato e mediato.

Ainda assim, existem algumas recomendações que se aplicam a todos os casos. As principais são as seguintes:

    • Evitar movimentar, forçar ou pressionar a região da operação,deixar somente a fisioterapeuta manipular.
    • Repouso – Esforços físicos precoces aumentam o risco de sangramento e abertura dos pontos.
    • Evite Exposição Solar – O Sol é um inimigo das cicatrizes! Evite exposição solar nos primeiros meses após seu procedimento.

Exposição Solar

Evitar Exposição no Pós-Operatório.

    • Utilizar a cinta modeladora no pós operatório, que possui um papel essencial, de promover uma pressão saudável na região operada, o que consequentemente aumenta a circulação e evita inchaços.
    • Seguir às dicas de alimentação saudável e sem o uso de muito sal, que pode reter líquidos e causar inchaços.

Cinta Modeladora

O uso de Cinta Modeladores no Pós-Operatório é Essencial.

    • Não realizar exercícios físicos ou atividades muito intensas até que expressamente autorizado pelo cirurgião plástico.
    • Os benefícios da drenagem linfática são muitos, já que ela também ajuda a evitar inchaços. Por isso, assim que o cirurgião autorizar(no dia seguinte a cirurgia), as sessões devem ser iniciadas.

Drenagem Linfática

Inicio Precoce da Drenagem Linfática e de Vital Importância.

  • Tomar todos os cuidados com os pontos cirúrgicos, inclusive com o consumo de alimentos que ajudam na cicatrização, para que o processo corra da melhor maneira possível.

Também não se pode deixar de falar sobre a importância das frutas vermelhas no pós operatório, bem como da importância da vitamina C pós cirurgia plástica. Essas são alternativas acessíveis e que podem proporcionar excelentes resultados.

A importância do tomate no pós operatório também é muito grande, bem como a importância do morango no pós operatório, alimentos que podem ser encontrados facilmente na feira ou no mercado e que ajudam bastante nesse período.

Alimentação Saudável

Uma Alimentação Correta Faz uma Grande Diferença no Pós-Operatório.

  • Garanta um Período Pós Operatório Perfeito

    Ao seguir às recomendações do cirurgião plástico, os resultados da cirurgia tendem a ser ainda melhores, além de a recuperação do paciente ser mais saudável e rápida.

    O Dr.Cláudio Lemos é um cirurgião plástico que orienta todos os seus pacientes durante o pré-operatório e também no pós-operatório, com todo o acompanhamento que se faz necessário nesse período, para que se obtenha máxima satisfação.

Primeiros Passos

Saiba Mais

Primeiros Passos

Principais Cuidados na Cirurgia Plástica

Saiba Mais

Principais Cuidados na Cirurgia Plástica