Primeiros Passos – Pré-Operatório Para uma Cirurgia Plástica

Primeiros Passos – Pré-Operatório Para uma Cirurgia Plástica
5 (100%) 8 votes

Primeiros Passos

Os primeiros passos para a realização de uma cirurgia plástica são reunidos no período pré-operatório, que é aquele que antecede a realização do procedimento. Esses cuidados são determinantes para que a cirurgia possa ser bem executada.

Muitas pessoas acreditam que não é preciso tomar nenhum cuidado antes da cirurgia plástica, mas o período pré-operatório é importantíssimo, já que pode influenciar diretamente nos resultados obtidos pela cirurgia plástica. Por isso, é preciso seguir a todas as recomendações.

O Que é Pré-Operatório?

Quando alguém sente o interesse em fazer uma cirurgia plástica, é necessário procurar por um cirurgião que possa oferecer o serviço desejado. Logo na primeira consulta, assim que a pessoa tiver decidido fazer o procedimento, o cirurgião dará todas as recomendações para o pré-operatório de uma cirurgia plástica.

Portanto, se você deseja saber o que é pré-operatório, é bem simples: são apenas os dias antes da cirurgia plástica.

O pré-operatório mediato compreende as 72 horas que antecedem o procedimento, ao passo que o pré-operatório imediato são as 24 horas antes da cirurgia. Porém, existem vários cuidados que se encontram no período antes da cirurgia que devem ser realizados com bem mais antecedência.

É Necessário Fazer Exames Pré-operatórios para uma cirurgia plástica?

Sim, sempre com o intuito de assegurar que o paciente reúne condições suficientes para passar pelo procedimento.

Durante a primeira consulta que o paciente passará, ele apresentará qual é a sua necessidade e quais são as expectativas, enquanto o cirurgião fará uma série de perguntas a respeito de sua condição de saúde, da presença de doenças ou de cirurgias prévias, entre outras.

Todas essas perguntas precisam ser respondidas verdadeiramente e com clareza, pois elas são determinantes para que o cirurgião possa conduzir todo o processo, até chegar à cirurgia plástica.

De acordo com as respostas que forem dadas, o cirurgião solicitará os devidos exames pré-operatórios para uma cirurgia plástica, que podem variar de acordo com cada caso. Por exemplo, caso o paciente diga que alguém da sua família já teve algum problema cardíaco, o melhor a se fazer é passar por exames dessa natureza, para se assegurar de que não há nenhum problema.

Caso os exames pré-operatórios para uma cirurgia plástica indiquem a presença de alguma doença ou fator que possa complicar a realização da cirurgia, então é importante fazer o tratamento dessa condição ou então esperar mais algum tempo.

Algumas doenças ou condições clínicas até mesmo impossibilitam a realização da cirurgia plástica, mas isso não é feito por má fé ou nada do tipo, e sim para que a saúde do paciente não seja colocada em risco.

Os exames mais comuns para todas as cirurgias são:

    • Hemograma – este exame pode verificara a presença de alterações como: anemia, inflamações, leucemia e infecções. É realizado ainda o eritrograma (avaliação e contagem de glóbulos vermelhos) e o leucograma (avaliação e contagem de glóbulos brancos), além de uma avaliação de plaquetas.
    • Glicemia – teste útil no diagnóstico de hipoglicemias e hiperglicemias. É importante fazê-lo em jejum de, pelo menos, 12 horas.
    • Ureia e Creatina – avalia se as funções renais estão perfeitas.
    • Coagulograma – identifica a possibilidade de coagulação do sangue ou a presença de algum distúrbio. Alguns pacientes podem apresentar anomalias que aceleram ou retardam a coagulação sanguínea.

Coagulograma

Ilustração do Exame de Sangue Necessário no Pré-Operatório.

 

    • Urina com EAS + Cultura com Antibiograma – comprova infecções urinárias. É importante colher a primeira urina do dia para a realização deste exame.
    • Raio-X do Tórax – em pacientes fumantes ou asmáticos a função pulmonar deve ser avaliada para evitar problemas durante a cirurgia.

Raio-X do Torax

Ilustração do Exame de Telerradiografia, necessário no Pré-Operatório.

 

    • Eletrocardiograma – atesta problemas no coração, que podem causar algum tipo de transtorno durante a operação. É fundamental fazer uma avaliação com um cardiologista, antes da cirurgia.

Avaliação Cardiológica

Ilustração do Exame de Eletrocardiograma, essencial a um Pré-Operatório.

 

Quais São os Outros Cuidados no Pré-operatório para uma cirurgia plástica?

Depois de saber o que é pré-operatório, é preciso seguir às recomendações dadas para esse período, que também podem variar de acordo com cada caso. Entre todas as recomendações, as seguintes se destacam:

    • Realizar exercícios físicos, para que o organismo esteja melhor preparado para passar por procedimentos minimamente invasivos;
    • Manter uma alimentação adequada e balanceada, sem grandes quantidades de sal;
    • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
    • Hidratação :Ingerir de 2 a 2,5 litros de água diariamente;
    • Tomar banho com sabonete Soapex ou Protex 3 x ao dia / 3 dias antes da cirurgia;
    • Interromper o uso de cigarros com pelo menos 30 dias de antecedência;
    • Não consumir anticoagulantes ou antiplaquetários, que são medicamentos que podem prejudicar a cicatrização.

Obs: Espinheiro, assim como o Passiflora incarnata, Ginkgo biloba, Salgueiro, gengibre, e alcaçuz contêm salicilato, elemento fundamental da aspirina. Estes por sua vez não devem der ingeridos no período pré-operatório.Além desses cuidados, é imprescindível seguir estritamente tudo aquilo que for recomendado pelo cirurgião plástico no momento das consultas, já que a ausência disso pode fazer com que a cirurgia seja mais arriscada ou tenha seus resultados comprometidos.

O Dr.Cláudio Lemos é um cirurgião plástico que passa todas as informações que seus pacientes precisam durante o período pré-operatório, assim como as orientações para o pós-operatório, de modo que o resultado da cirurgia seja o melhor possível e a saúde do paciente não seja prejudicada ou colocada em risco.

Obs: Esta lista tem apenas os principais exames pré-operatórios para uma cirurgia plástica. Porém, seu cirurgião pode pedir mais ou menos exames, dependendo do tipo de cirurgia e complexidade do seu caso. Listamos aqui apenas para que você fique mais calma e preparada para a cirurgia plástica e seus exames necessários. Lembre-se que muitos exames podem ser também solicitados depois da cirurgia, para acompanhar a evolução de sua recuperação.

Principais Cuidados na Cirurgia Plástica

Saiba Mais

Principais Cuidados na Cirurgia Plástica

Pós Operatório

Saiba Mais

Pós Operatório