Sculptra
4.8 (95%) 16 votos

Sculptra

O envelhecimento da pele, tanto facial quanto de outras regiões do corpo, é uma consequência natural, embora bastante indesejada. Felizmente, existem procedimentos que podem ser adotados para amenizar esses efeitos, como o sculptra.

Esse é um procedimento que ainda não é muito conhecido no Brasil, mas alguns cirurgiões plásticos já oferecem o sculptra aos pacientes, que obtêm resultados excelentes e ficam muito satisfeitos.

Conheça mais sobre esse que é um dos procedimentos minimamente invasivos femininos que mais tende a crescer e se tornar conhecido daqui para frente!

Ilustração do Produto Sculptra

Ilustração do produto Sculptra.

 

O Que é o Sculptra?

Esse é o nome dado a uma substância de origem não animal, biocompatível, biodegradável e sintética conhecida como poly-L-lactic acid (ácido poli-L-lático). Sua finalidade é ajudar na reconstrução das moléculas de colágeno, que vão se perdendo com o passar do tempo.

Por meio de sua injeção, a substância é absorvida natural e gradualmente pelo organismo, o que faz com que a pele fique com um aspecto bem melhor e mais rejuvenescido.

Ilustração da Embalagem Que Vem o Produto Sculptra

Ilustração da embalagem que vem o produto Sculptra.

Por Que Esse é um Tratamento Tão Eficiente?

O uso de cremes hidratantes é benéfico para a hidratação e a elasticidade da pele, porém sua ação se dá apenas até as camadas superficiais. Logo, por mais que eles sejam utilizados, chegará uma hora que seu uso isolado já não trará todos os resultados esperados.

A aplicação do sculptra é feita através de uma injeção com agulhas bem finas, o que permite que a substância atinja camadas mais profundas. Assim, o rejuvenescimento da pele acontece de dentro para fora.

A Aplicação é Dolorosa?

A paciente pode sentir um leve incômodo com a aplicação, já que ela receberá algumas picadas com a agulha. Porém, antes da realização do procedimento é aplicado um creme anestésico na região de aplicação, o que reduz muito esse desconforto.

A aplicação do sculptra é feita através de uma injeção com agulhas bem finas, o que permite que a substância atinja camadas mais profundas. Assim, o rejuvenescimento da pele acontece de dentro para fora.

A Aplicação é Dolorosa?

A paciente pode sentir um leve incômodo com a aplicação, já que ela receberá algumas picadas com a agulha. Porém, antes da realização do procedimento é aplicado um creme anestésico na região de aplicação, o que reduz muito esse desconforto.

Anestésico Tópico Emla Usado Pelo Dr.Cláudio Lemos

Anestésico tópico Emla usado pelo Dr.Claudio Lemos Pré Procedimentos.

Quem Pode se Submeter à Sculptra?

Basicamente, todas as mulheres que estiverem interessadas e apresentarem algum grau de flacidez podem passar pelo procedimento, de modo a apresentar uma pele mais jovem, com brilho e elasticidade.

Mulheres que tenham emagrecido demasiadamente na região da aplicação ou esportistas, que geralmente possuem um consumo muito maior de calorias por parte do organismo e são mais magras, também podem se submeter à aplicação do ácido poli-L-lático.

Imagens Fornecidas Pelo Laboratório Galderna

Imagens fornecidas pelo Laboratório Galderma.

 

Existe Alguma Contraindicação?

Embora sejam raras, existem algumas condições que podem fazer com que a aplicação do ácido não seja uma boa opção, como é o caso de pessoas que já estejam com uma pele demasiadamente flácida, no caso de uma idade muito avançada, por exemplo.

Portadores da colagenose, também conhecida como doença do colágeno, também não são boas pacientes para o procedimento.

O melhor a se fazer, em todos os casos, é sempre passar por uma consulta prévia com o cirurgião plástico, que fará uma análise minuciosa de cada caso e determinará se a paciente pode ou não passar pelo procedimento.

O Ácido Poli-L-lático Pode Causar Alergias?

Não. Essa substância não causa nenhum tipo de reação alérgica, o que é mais uma de suas vantagens para as mulheres interessadas.

Onde o Sculptra Pode Ser Aplicado?

Quando se fala do envelhecimento da pele e da perda de colágeno, a maioria das pessoas já faz uma associação direta à pele facial, que geralmente é a que recebe mais cuidados. Porém, essa substância pode ser utilizada em várias regiões do corpo.

Além da face, o ácido poli-L-lático pode ser aplicado na região abdominal, nos braços, nos glúteos e nas coxas.

Quais São os Benefícios da Aplicação?

Além do rejuvenescimento, os benefícios dessa substância variam de acordo com a região que for aplicada, mas sempre contribuem para maior beleza e vitalidade.

Quando ela é aplicada na face, além do aumento da produção natural de colágeno por parte do organismo, a pele se torna um pouco mais espessa, o que também influencia em sua elasticidade e resistência. As marcas e linhas de expressão também são amenizadas.

A flacidez de todas as outras regiões também deixa de se fazer tão presente, graças à uniformidade da superfície da pele.

Quantas Sessões São Necessárias?

O sculptra é um tratamento que não apresenta resultados imediatos. Portanto, a mulher deve estar ciente de que é necessário mais do que uma sessão para que sua pele passe a apresentar todos os benefícios esperados.

O número de sessões pode variar de 2 a 4, com um intervalo entre elas que pode variar de 1 a 2 meses, de acordo com a avaliação do cirurgião plástico.

Quanto à percepção dos resultados, aproximadamente 2 meses depois da segunda aplicação já será possível perceber como a pele está com um aspecto mais saudável e rejuvenescido do que antes. Porém, prosseguir com a aplicação dessa substância pode potencializar seus resultados.

Qual é a Duração dos Efeitos da Sculptra?

Os efeitos dessa substância se mantêm por bastante tempo. Geralmente, a pele fica hidratada e rejuvenescida por pelo menos 2 anos, o que é um período de tempo excelente.

Caso a mulher deseje, depois de passado esse tempo, podem ser feitas novas aplicações da substância para que seus efeitos não sejam perdidos. Nesses casos, porém, não é preciso mais passar por 4 sessões, já que o número de aplicações necessário para sua atuação na pele será menor.

A Sculptra é Igual ao Botox ou ao Ácido Hialurônico?

Não. Ao conhecer suas características e formas de aplicação, muitas mulheres associam o ácido poli-L-lático à toxina botulinica ou ao ácido hialurônico, mas essas são substâncias muito diferentes.

A toxina botulínica, ou botox, é uma substância que tem como finalidade paralisar alguns músculos, de modo a amenizar rugas e marcas de expressão. Já o ácido hialurônico é uma substância que pode tanto ser utilizada para preenchimento quanto para a produção de colágeno por parte da pele, mas em uma concentração menor.

Portanto, mesmo que a forma de aplicação seja similar, cada uma das substâncias possui a sua finalidade muito bem definida e deve ser aplicada apenas em tais necessidades.

Posso Realizar Outro Procedimento ao Mesmo Tempo?

Sim. As mulheres que quiserem fazer outro procedimento de tratamento da pele podem fazê-lo, de modo a maximizar ainda mais os resultados.

O refusing a laser ou o 8 point lift são procedimentos que podem ser realizados na mesma sessão da sculptra, o que é até mais prático para a mulher, que não precisa voltar ao cirurgião plástico por várias vezes.

O procedimento de peeling quimico também pode ser realizado e atuará em conjunto com o ácido poli-L-lático, deixando a pele ainda mais bonita.

O preenchimento de lábios, preenchimento do queixos e preenchimento de olheiras também são outras opções que podem ser realizadas no mesmo dia.

Porém, o mais seguro é se assegurar com o cirurgião plástico, no momento da consulta, se há algum impeditivo na realização desses procedimentos ou de outra cirurgia plástica feminina na mesma sessão.

Quais São os Cuidados Que Devem Ser Tomados Depois da Aplicação da Sculptra?

Por mais que seja um procedimento minimamente invasivo e que não demanda cuidados muito intensos, ainda assim é importante seguir às seguintes recomendações:

  • É importante realizar massagens nas regiões em que a substância tiver sido aplicada, com o uso de um creme hidratante específico, para reduzir a incidência de nódulos;
  • Pode ser que as regiões de aplicação fiquem um pouco arroxeadas, o que é comum. Depois de alguns dias essas marcas tendem a desaparecer;
  • A paciente deve evitar tomar sol diretamente na região de aplicação, principalmente nos primeiros dias;
  • Também é importante tomar cuidado para não lesionar as regiões de aplicação, o que pode causar machucados e lesões indesejadas.

Aproveite os Benefícios da Sculptra

Depois de conhecer todas essas informações, fica bem claro que o ácido poli-L-lático é uma substância que pode fazer maravilhas por sua pele.

O Dr.Cláudio Lemos é um cirurgião plástico que oferece a aplicação da sculptra às suas pacientes, com o intuito de que elas fiquem ainda mais lindas e com a pele rejuvenescida, hidratada e saudável.

Quanto Custa um Procedimento de Sculptra?

O custo em relação a um procedimento de Sculptra é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento de Sculptra em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma cirurgia plástica não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.