Toxina Botulínica
5 (100%) 34 votos

Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

Ilustração do resumo de Toxina Botulínica pelo Dr.Cláudio Lemos

A forma cosmética da toxina botulínica é uma injeção não cirúrgica que temporariamente reduz ou elimina linhas de expressão, rugas na testa, pés de galinha perto dos olhos e bandas grossas no pescoço.

O Que é a Toxina Botulínica?

Adultos estão vivendo mais do que nunca. Sentimo-nos vitais, somos ativos e queremos que nosso corpo espelhe a mente e o coração jovens. A toxina botulínica é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial. Parecida com o lifting cirúrgico, esta substância é a forma mais popular de redução de rugas faciais.

Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até a mastigação, basicamente, qualquer movimento facial pode, eventualmente, levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: rugas. As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica.

A toxina botulínica do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas, derivadas a partir de uma bactéria. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas. A toxina botulínica pode ser combinada com demais procedimentos cosméticos da pele tais como peelings químicos, preenchimentos dérmicos ou microdermoabrasão para melhorar, ainda mais, os resultados. Esta combinação de terapias pode, ainda, ajudar a prevenir a formação de novas linhas e rugas.

Fotos Fornecidas Pelo Laboratório Allergan

Fotos Fornecidas Pelo Laboratório Allergan.

Veja Como Funciona:

A aplicação da injeção de toxina botulínica pode parecer um procedimento simples para você, já que se resume em apenas algumas picadas. Mas, na verdade, é uma arte e ciência que só um experiente profissional de saúde deve realizar.

Há 43 músculos na face e é vital que a pessoa que aplica as injeções de toxina botulínica entenda e identifique os pontos corretos para otimizar seu tratamento.

Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos. Escolhendo, cuidadosamente, os músculos específicos, seu médico enfraquece, apenas, os músculos produtores de rugas, preservando suas expressões faciais. A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva menos de 15 minutos. O número de injeções que você precisará irá depender de vários fatores, incluindo as suas características faciais e a extensão de suas rugas. Pés de galinha, por exemplo, exigem geralmente 2-3 injeções. Sulcos acima da sobrancelha podem precisar de cinco ou mais injeções. Não é necessário aplicar anestesia. Não há tempo de repouso ou de recuperação. Os resultados são notados dentro de alguns dias, no entanto, pode demorar até uma semana para se ter o efeito completo. Esta melhora, normalmente, dura cerca de três a quatro meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem.

 Botox - Como Funciona

Mecanismo de Ação do Botox.

Em Quais Regiões da Face Pode Ser Usado?

A face humana tem mais de 40 músculos e o movimento natural desses, associado a tendência genética, exposição ao sol, tabagismo e envelhecimento, pode causar rugas e marcas de expressão. Normalmente a medicação é indicada para:

      • Região Frontal – Linhas na testa;
      • Ao Redor dos Olhos – Rugas como “Pés de Galinha”;

     Ilustração dos Músculos no Procedimento Empregado

    Ilustração dos Músculos no Procedimento Empregado.

    • Vinco Entre as Sobrancelhas;
    • Elevar a Sobrancelha;
    • Rugas ao Redor da Boca e dos Lábios;
    • Rugas do Pescoço e Colo;
    • Sorriso Gengival – Quando ao Sorrir é Exposta uma Área Muito Grande Gengival;
    • Região Nasal.

O Botox Retira a Expressão, é Verdade?

Definitivamente não! A aplicação correta da medicação em doses adequadas melhora a aparência da pele, atenuando as marcas e conferindo um “ar” de jovialidade ao rosto. Mas, se aplicado em doses excessivas, a pele pode sim ficar esticada e sem expressão.

Fotos Fornecidas Pelo Laboratório Allergan

Fotos Fornecidas Pelo Laboratório Allergan.

 

Considerações Especiais, Riscos e Recuperação:

Você pode retomar as atividades normais imediatamente. Importante: não esfregue ou massageie as áreas tratadas, pois pode causar a migração da toxina botulínica para outra área do seu rosto. Se isto acontecer, pode ocorrer fraqueza facial temporária ou ptose. Embora seja geralmente segura, efeitos colaterais e complicações podem ocorrer:

  • Hematomas e Dor no Local e Injeção;
  • Vermelhidão;
  • Dor de Cabeça;
  • Sintomas de Gripe;
  • Náuseas;
  • Fraqueza Temporária Facial ou Ptose
  • Muito Raramente, a Toxina pode se espalhar para além da área de tratamento, podendo causar sinais e sintomas de botulismo tais como problemas respiratórios, dificuldade de deglutição, fraqueza muscular e fala arrastada.

Então, a Toxina Botulínica é Indicada Para Mim?

A toxina botulínica não vai resolver todos os tipos de problemas de pele. Por exemplo, ao mesmo tempo que pode diminuir rugas sob os olhos, não é possível reparar os danos causados pelo sol. Sua espessura de pele, o tipo e o grau de enrugamento desempenham papel importante na determinação da eficácia da toxina botulínica. Um cirurgião plástico qualificado é a melhor pessoa para avaliar a adequação do tratamento para você.

 Marca de Escolha do Dr.Cláudio Lemos

Marca de Escolha do Dr.Cláudio Lemos.

Escolha um Cirurgião Plástico Qualificado!

Para se certificar de que o cirurgião plástico é qualificado, verifique se ele é especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Atenção: Em mãos erradas ou inexperientes, a toxina botulínica torna-se um perigo. Além de procurar por um médico treinado e qualificado em cirurgia plástica, certifique-se de que o profissional tem experiência específica com estes tipos de procedimentos.

Marca do Produto – Procedimentos e Tratamentos:

Opções de Toxina Botulínica Pela Anvisa

No Brasil, o Botox® foi o primeiro a ser utilizado, depois chegou o Dysport e a última a chegar foi Prosigne.

Quais São As Novidades no Mercado de Toxina Botulínica?

Pesquisas têm sido feitas no mundo todo para produção de novos produtos comerciais contendo a toxina botulínica para uso médico. Na Alemanha temos o Xeomin e na Coréia temos o Neuronox . Nos Estados Unidos temos um produto sendo desenvolvido pelo laboratório Mentor e na Universidade de Tokushima temos pesquisas para desenvolvimento da toxina japonesa. Desses produtos, as toxinas Xeomin (da Alemanha) e a Neuronox (da Coréia) já estão sendo avaliadas para entrar no mercado brasileiro e logo devem estar disponíveis.

 Diferentes Tipos de Toxina Botulínica

Diferentes Tipos de Toxina Botulínica.

 

Quanto Custa um Procedimento Minimamente Invasivo de Botox?

O custo em relação a um procedimento minimamente invasivo de botox é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma procedimento minimamente invasivo de botox não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a um procedimento minimamente invasivo deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

*Baseado em informações do texto de Toxina Botulínica escrito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Entre em Contato