Toxina Botulínica
5 (100%) 27 votos

Toxina Botulínica

O aparecimento de rugas é uma consequência natural do envelhecimento, porém ninguém quer sofrer com elas. Para poder se livrar das rugas, recomenda-se a realização de um procedimentos minimamente invasivos, que é a aplicação de toxina botulínica.

Esse procedimento é uma ótima opção de tratamento para rugas, que ajuda a removê-las sem a necessidade de passar por procedimentos demasiadamente complicados ou por uma recuperação muito demorada, entre várias outras vantagens oferecidas pela aplicação de toxina botulínica.

Ilustração do Botox

Ilustração do Botox.

 

O Que é a Toxina Botulínica?

Essa toxina é mais conhecida como botox, que é o seu nome comercial. Ela se trata de uma substância derivada de uma bactéria e está entre as principais no ramo do rejuvenescimento facial.

A finalidade dessa toxina é interromper, temporariamente, o funcionamento de determinados músculos, de modo que as rugas sejam disfarçadas ou até omitidas, o que consequentemente resulta em uma aparência melhor e mais jovem.

Por Que Ela é Indicada Para o Tratamento de Rugas?

As rugas são causadas por sinais nervosos musculares, que podem ser decorrentes da repetição de algumas expressões faciais, como sorrir, franzir a testa e apertar os olhos com força, entre outros.

Se o funcionamento dos músculos responsáveis pelo aparecimento das rugas foi interrompido, consequentemente as rugas também não existirão. É exatamente isso o que a toxina botulínica faz, o que por consequência resulta na diminuição das rugas de uma maneira rápida e prática.

Ilustração da Ruga Fontal Masculina

Ilustração da Ruga Fontal Masculina.

Como Esse Tratamento Funciona?

O procedimento é realizado com bastante agilidade, o que de forma alguma quer dizer que ele seja simples. É preponderante que o cirurgião plástico responsável pela aplicação da toxina seja experiente e tenha pleno conhecimento de como funcionam os músculos da face, de modo a fazer a aplicação corretamente.

A face contém 43 músculos. Mediante uma avaliação prévia de cada paciente, o cirurgião verificará quais são suas necessidades e procederá à aplicação do botox nos músculos certos, que pararão de funcionar temporariamente.

A injeção da toxina é feita com o uso de cânulas bem finas, de modo que a substância seja efetivamente aplicada apenas nos músculos certos.

Mecanismo de Ação do Botox

Mecanismo de Ação do Botox.

Em Quais Regiões o Tratamento Para Rugas Pode Ser Feito?

Basicamente, esse tratamento pode ser feito nas linhas da testa, em volta dos olhos, entre as sobrancelhas, em cima das sobrancelhas, no colo, nos lábios, no pescoço, na região nasal e até mesmo no sorriso gengival.

Imagens Cedidas Pelo Laboratório Alergan

Imagens Cedidas Pelo Laboratório Alergan.

 

A Aplicação de Toxina Botulínica Pode Ser Feita em Conjunto Com Outros Procedimentos?

Sim. Em tese, não há nada que impeça a realização de outros procedimentos na face em sequência, como um peeling químico, por exemplo, cuja combinação resultaria em uma pele muito mais bonita, jovem e tonificada.

Qualquer interesse quanto à realização de outros procedimentos deve ser diretamente comunicado ao cirurgião plástico, que verificará a possibilidade ou não de realizá-los.

Qual a Idade Ideal Para Passar Pelo Tratamento de Rugas?

Não existe uma idade certa para o aparecimento das rugas, já que essa pode tanto ser uma consequência da idade quanto da realização contínua de determinadas expressões faciais. Por isso, não há como definir uma única faixa etária.

Na maioria das vezes, as rugas começam a aparecer em homens com pelo menos 50 anos de idade. Porém, mesmo que elas se manifestem antes, não há problema nenhum em passar pela aplicação de toxina botulínica.

Quanto Tempo a Aplicação de Toxina Botulínica Demora?

Em média, esse tratamento para rugas leva 15 minutos para ser concluído, embora possa variar para mais ou para menos de acordo com cada caso.

Existem alguns casos em que se fazem necessárias mais injeções, quando o paciente apresenta um número maior de rugas ou elas são mais profundas. Porém, se forem apenas rugas superficiais em pequeno número, pode levar ainda menos tempo.

Quantas Sessões São Necessárias?

Isso também depende de cada caso. Pés de galinha, por exemplo, demandam de 2 a 3 injeções, ao passo que sulcos localizados acima das sobrancelhas podem necessitar de mais de 5 injeções.

Essas informações serão passadas pelo cirurgião plástico ao paciente, mas este sempre se empenha em oferecer os melhores resultados possíveis, por mais que se faça necessário um número maior de sessões de tratamento para rugas.

É Preciso Passar Por Algum Período Pré ou Pós Operatório?

Uma das principais vantagens dos procedimentos minimamente invasivos em relação às cirurgias plásticas é que o pré e o pós-operatório são muito simples. Por isso, é possível que o paciente saia do trabalho, vá fazer a aplicação de toxina botulínica e depois já volte para casa, no mesmo dia.

É Preciso Aplicar Anestesia?

Não. A agulha é tão fina que não chega a ser dolorosa para o paciente, embora ele possa sentir um leve incômodo. O fato de não ser necessária a aplicação de uma anestesia colabora para que esse procedimento não tenha um custo tão elevado e seja ainda mais prático.Somente uma pomada anestésica pré procedimento é suficiente.

Pomada Anestésica Utilizada Antes do Procedimento de Aplicação do Botox

Pomada Anestésica Utilizada Antes do Procedimento de Aplicação do Botox.

 

Depois de poucos dias, já é possível notar uma melhora considerável na face do paciente, que estará mais lisa e com um aspecto melhor. Porém, a ação da toxina botulínica pode levar até uma semana para estar completa.

Esses resultados persistem por aproximadamente 3 a 4 meses, período este que pode variar de acordo com a velocidade de absorção da toxina botulínica por cada paciente.

É Possível Que Ocorram Complicações?

É muito raro que o paciente enfrente complicações, já que se trata de um procedimento simples. Porém, pode ser que as seguintes ocorrências aconteçam:

  • Dor moderada no local de aplicação;
  • Inchaço nas regiões tratadas;
  • Dor de cabeça;
  • Náuseas;
  • Sensação de que a face está mais enfraquecida.

É ainda mais raro, mas pode ser que a toxina botulínica acabe se espalhando em regiões próximas às quais ela foi aplicada. Nesses casos, a sensação pode ser similar às causadas pelo botulismo, como dificuldade para engolir, problemas de respiração, fala arrastada e problemas musculares.

Porém, a chance da ocorrência dessas complicações na aplicação de toxina botulínica diminui ainda mais quando se escolhe um cirurgião plástico devidamente capacitado para sua realização, como o Dr. Cláudio Lemos, que sempre trata cada um de seus pacientes com o máximo de atenção, cordialidade e respeito, para que se obtenham os melhores resultados possíveis e para que sua saúde não seja colocada em risco.

Quanto Custa o procedimento de Aplicação de Toxina Botulínica?

O custo em relação ao procedimento de Aplicação de Toxina Botulínica é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

O custo em relação ao procedimento de Aplicação de Toxina Botulínica é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Parece simples, mas o valor do procedimento de Aplicação de Toxina Botulínica não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.