Ptose Mamária – Flacidez nos Seios

Ptose Mamária – Flacidez nos Seios
5 (100%) 2 votos

Ptose Mamária

Ptose Mamária - Flacidez nos Seios

Ptose Mamária - Flacidez nos Seios

Ilustração do resumo de Mastopexia pelo Dr.Cláudio Lemos

O processo de envelhecimento do corpo é inevitável. A queda de produção de células de regeneração e reparação da pele causa a flacidez e caimento dos seios, condição que recebe o nome de ptose mamária.

Esta condição estética pode afetar a autoestima e por consequência a qualidade de vida de mulheres, principalmente acima dos 65 anos de idade, cenário onde a flacidez em idosos é acentuada.

Ilustração da Anatomia das Estruturas de Sustentação da Mama

Ilustração da Anatomia das Estruturas de Sustentação da Mama.

Quais São as Causas da Flacidez nos Seios?

Além do processo natural de envelhecimento, outros fatores contribuem para a flacidez dos seios. Obesidade, gestações próximas, amamentação e mamas muito grandes.

A ptose mamária ocorre da seguinte forma: as mamas possuem um determinado volume e uma pele que adequada a esse volume. Quando os seios aumentam por conta do ganho excessivo de peso, gestação e amamentação, a pele precisa esticar para adaptar-se ao novo formato.

Ilustração dos Tipos de Ptose Mamaria: Forma Normal - Pseudoptose - Moderado - Severo

Ilustração dos Tipos de Ptose Mamaria: Forma Normal – Pseudoptose – Moderado – Severo.

Se o volume é perdido, a pele não retorna ao estado original, causando a flacidez e o aspecto caído. Os graus de ptose mamária são:

  • Grau 1 – Identificado Como Flacidez Leve. Os mamilos estão na altura do sulco inframamário, dobra que se encontra na parte de trás da mama;
  • Grau 2 – Flacidez Moderada. Os mamilos estão abaixo do sulco inframamário;
  • Grau 3 – Flacidez Significativa. Mamilos muito abaixo do sulco inframamário.

Ilustração das Alterações na Forma Mamaria: Normal -Assimetria–-Ptose Severa da Mama

Ilustração das Alterações na Forma Mamaria: Normal -Assimetria–-Ptose Severa da Mama.

Como é Feito o Diagnóstico da Ptose Mamária?

A ptose mamária só pode ser diagnosticada a partir de uma avaliação feita por um médico cirurgião plástico que avaliará as condições das mamas e o grau de caimento.

Ilustração dos Tipos de Ptose Mamaria

Ilustração dos Tipos de Ptose Mamaria.

Como Tratar a Ptose Mamária?

A ptose mamária em idosos é uma condição que pode ser tratada com a mastopexia, cirurgia plástica que promove o reposicionamento do tecido mamário, aréola, removendo o excesso de pele para compor o novo contorno da mama.
Dependendo do caso de ptose mamária, a cirurgia de mastopexia pode ou não ter prótese. Veja como funciona a mastopexia:

Após a sedação e anestesia geral, o médico cirurgião plástico realiza pequenas incisões de acordo com as condições de cada paciente. As incisões podem ser:

  • Ao Redor da Aréola;
  • Ao Redor da Aréola, no Sentido Vertical Para Baixo da Aréola, em Direção ao Sulco da Mama;
  • Ao Redor da Aréola, Verticalmente para Baixo da Aréola, em Direção do Sulco da Mama e Horizontalmente, ao Longo do Sulco da Mama.

Após as incisões, ocorre o procedimento de remodelagem das mamas através da separação do tecido e do músculo, retirando o excesso de pele para melhorar o contorno e firmeza da mama e compensar a perda de elasticidade. Se necessário, mamilos e aréolas são reposicionados. Também dependendo de cada caso, as aréolas são reduzidas através da excisão de pele ao redor.

Após a remodelação ocorre o fechamento das incisões. Algumas linhas de incisões são escondidas naturalmente pelo contorno dos seios. Entretanto, outras incisões serão visíveis e permanentes, mas podem melhorar a aparência ao longo do tempo. As suturas são feitas em fino formato e podem utilizar de fita cirúrgica para realizar fechamento da pele.

Qual o Resultado da Mastopexia?

O resultado da mastopexia pode ser visto imediatamente após o procedimento. Ao longo do tempo e os cuidados no pós-operatório, os edemas e cicatrização serão amenizados e menos visíveis.

Ilustração da Cirurgia para Correção de Ptose Mamaria com Prótese

Ilustração da Cirurgia para Correção de Ptose Mamaria com Prótese.

Como Funciona a Mastopexia com Prótese?

A cirurgia de mastopexia com prótese é indicada para mulheres de acordo com as necessidades de cada organismo. Após a sedação e anestesia geral, ocorre o procedimento tradicional de mastopexia com incisões, retirada de excesso de pele e remodelagem das mamas. Em seguida, ocorre a aplicação das próteses de silicone para aumentar o volume dos seios.

Próteses de Mama Texturizadas ou Próteses de Mama de Poliuretano, Qual Usar?

Ilustração de uma Prótese de Mama Texturizado e de Poliuretano

Ilustração de uma Prótese de Mama Texturizado e de Poliuretano.

Próteses de mama com espuma de poliuretano são capazes de manter a forma com índice mínimo de retração. Comprovadamente a melhor solução na prevenção de contratura capsular. A vantagem do poliuretano é a garantia da manutenção da forma da prótese ao longo do tempo, com menores índices de contratura capsular, considerada estatisticamente a complicação mais recorrente nas próteses de mama de silicone. Estudos dizem que a incidência de contratura capsular nas próteses de mama lisas chega aos 50%, em texturizados se encontra em torno de 8% a 10%, enquanto nas próteses de mama de poliuretano representam apenas 1% em cirurgias estéticas e 4% em reparadoras.

Como é Escolhida a Prótese de Silicone

Essa é uma hora muito importante do processo: a escolha da prótese de silicone.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a prótese de silicone definitiva é um mito. Toda prótese sofre com a ação do tempo, e embora as atuais sejam mais resistentes e duráveis do que as que eram utilizadas antigamente, isso não quer dizer que elas sejam permanentes.

Quanto à escolha da prótese de silicone ideal, isso vai variar de acordo com as expectativas de cada mulher. As próteses variam de acordo com seu volume e com o formato, e a qualidade dos resultados dependerá do tamanho, da silhueta e de vários outros detalhes.

Portanto, para fazer uma mastopexia com prótese, é claro que a mulher também ajuda na hora de escolher a prótese, mas sempre sob a supervisão do cirurgião plástico, que lhe dirá quais opções são as que proporcionarão os melhores resultados.

Ilustração dos Tipos de Prótese Mamarias Utilizadas na Cirurgia de Ptose de Mama

Ilustração dos Tipos de Prótese Mamarias Utilizadas na Cirurgia de Ptose de Mama.

Exames Pré-Operatórios Para Cirurgia de Mama

Exame Pré-Operatório Para a Cirurgia de Mama

Exame Pré-Operatório Para a Cirurgia de Mama.

  • Sangue: Hemograma Completo, Coagulograma Completo e Bioquímica;
  • Urina: Cultura + Antibiograma;
  • RH de Tórax;
  • Ultrassonografia: Para Pacientes em Idade Inferior a 35 Anos;
  • Mamografia: Para Pacientes com Idade Inferior a 35 Anos;
  • E.C.G + Risco Cirúrgico

Como é a Preparação da Mastopexia e Mastopexia com Prótese (Implante Mamario)?

Como qualquer outra cirurgia plástica, a mastopexia para tratar a pstose mamária necessita de cuidados pré-operatórios para garantir resultados positivos e evitar possíveis complicações. Veja:

  • Tenha uma Longa Conversa com o Médico Cirurgião Plástico. O Diálogo é Fundamental Para Entender e Solucionar Todas as Dúvidas Sobre o Procedimento Cirúrgico e Pós-Operatório;
  • Faça Todas as Consultas de Avaliação e Exames de Acordo com as Necessidades Elencadas Pelo Especialista;
  • Faça um Jejum Absoluto 8 Horas Antes da Cirurgia;
  • Não Faça Refeições Exageradas, Ricas em Gordura 72 Horas Antes do Procedimento;
  • Não Ingerir Bebida Alcóolica 72 Horas Antes do Procedimento;
  • Pare de Fumar Pelo Menos 30 Dias Antes do Procedimento;
  • No Dia da Cirurgia de Mastopexia, Esteja Sem Maquiagem, Esmalte e Perfume. A Presença de um Acompanhante é Fundamental.

Como é o Pós-Operatório?

Ao final da cirurgia de mastopexia ou mastopexia de prótese, os curativos são colocados sobre as incisões e devem ser retirados de acordo com as orientações médicas.

De acordo com cada caso, o uso de bandagem elástica ou sutiã específico é necessário para amenizar o inchaço e sustentar as mamas para evitar desconfortos. Os cuidados pós-operatórios são:

  • Faça a Limpeza das Mamas de Acordo com as Orientações do Cirurgião plástico, sem Molhar a Área do Curativo nos Primeiros Dias;
  • Faça Refeições Leves com Proteínas, Frutas e Legumes. Não Consuma Alimentos Muito Quentes nos Primeiros 7 Dias;
  • Não Levante, Apoie, Faça Força ou Peso no Local da Cirurgia;
  • Use o Sutiã Cirúrgico ou Bandagem de Acordo com o Tempo Determinado pelo Especialista;
  • Mantenha a Região Limpa e Seca;
  • Não Mexa nos Curativos sem Necessidade de Limpeza;
  • Evite Banhos Quentes nos Primeiros 30 Dias;
  • Evite a Exposição ao Sol nos Primeiros 3 Meses;
  • Retome as Atividades Físicas e o Trabalho de Acordo com a Liberação Médica;
  • Evite Dirigir nos Primeiros 30 Dias.

Ilustração da Drenagem Linfática Após a Cirurgia de Correção de Ptose de Mama

Ilustração da Drenagem Linfática Após a Cirurgia de Correção de Ptose de Mama.

  • Faça Sessões de Drenagem Linfática de Acordo com as Orientações do Especialista para Diminuir o Acúmulo de Líquidos;
  • Utilize os Medicamentos de Acordo com as Orientações do Especialista em Caso de Dor e Desconforto. Em Qualquer Situação Fora do Esperado, Procure Atendimento Médico Imediatamente.

Como é o Resultado da Mastopexia para Tratar Ptose Mamária?

O resultado da cirurgia de mastopexia ou mastopexia com prótese pode ser visto imediatamente após o procedimento. Ao longo do tempo e seguindo todas as orientações do médico cirurgião plástico, o resultado e as incisões serão mais naturais. Em alguns casos, o uso de maquiagens específicas ajuda a disfarçar a linha da incisão.

Como Fazer a Cirurgia de Mastopexia?

O Dr. Cláudio Lemos é médico cirurgião plástico com especializações em cirurgia plástica em idosos, promovendo o melhor resultado final possível para melhorar a autoestima e qualidade de vida de cada paciente. Entre em contato e tenha o atendimento individualizado para realçar a beleza de seu corpo.

Ilustração Artísticas dos Tipos de Mama

Ilustração Artísticas dos Tipos de Mama.

Quanto Custa um Procedimento para a Cirurgia de Mastopexia (Ptose Mamária – Flacidez nos Seios)?

O custo em relação a um procedimento para a cirurgia de mastopexia (correção da Ptose Mamária- Flacidez nos seios), é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também está resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma cirurgia plástica não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

Entre em Contato