Mentoplastia
5 (100%) 5 votos

Mentoplastia

Mentoplastia

Mentoplastia

Ilustração do resumo de Mentoplastia pelo Dr.Cláudio Lemos

A mentoplastia é a cirurgia plástica feita para que se trate o mento, ou seja, a região do queixo do paciente, que envolve a mandíbula, o pescoço e a terça parte inferior da face, tanto para seu aumento quanto para sua diminuição, embora as de aumento sejam muito mais comuns.

Mentoplastia

Mentoplastia Antes e Depois: Como São Os Resultados?

Também conhecida como cirurgia do queixo, genioplastia ou cirurgia do contorno cervical, as diferenças da mentoplastia antes e depois são bem consideráveis. A cirurgia é capaz de mudar positivamente a estética da face do paciente, já que o queixo representa um ponto de referência da face, em conjunto com o nariz.

Como Deve Ser o Queixo Ideal?

O ideal é que o queixo fique posicionado próximo à região que se encontra entre o nariz e as sobrancelhas, chamada de glabela. Assim, os olhos, o nariz e a boca formarão um conjunto bem harmonioso com o queixo.

Mentoplastia

Qual a Cirurgia de Mentoplastia mais Comum?

O mais comum é que a cirurgia de mentoplastia seja feita em pacientes que tenham o queixo retraído, o que também é conhecido como retro-posicionamento. Essa correção pode ser feita por meio da inclusão de uma peça de porex, silicone ou até mesmo através de avanço ósseo pela técnica de mentoplastia de aumento.

Embora seja menos usual, alguns pacientes procuram por esse procedimento em casos de hipermentonismo, onde o queixo é excessivamente grande. Nesses casos, um pedaço do mento é retirado em uma cirurgia de mentoplastia redutora, o que resulta na diminuição do queixo.

Quais São As Técnicas Utilizadas nas Mentoplastia de Aumento e Redutora?

Mentoplastia de Aumento

Essa cirurgia pode ser feita tanto por meio da colocação de uma prótese quanto pelo avanço do osso do paciente. Na maioria das vezes, a cirurgia é feita através de uma incisão dentro da boca.

  • Mentoplastia com Prótese – coloca-se a prótese imediatamente acima do mento, que é o osso do queixo, e abaixo do periósteo, que é uma película cuja finalidade é recobrir o osso.
    As próteses de silicone são mais comuns, mais baratas e não precisam ser trocadas, embora possam raramente ser absorvidas pelo osso devido à pressão que é exercida nele. Já a prótese de porex tem que ser fixada no osso com o uso de parafusos de titânio e é bem mais cara, embora não haja riscos de absorção.

Mentoplastia Com Prótese

  • Mentoplastia de Avanço – nessa técnica, o osso é serrado e avançado por meio da fixação de uma miniplaca e parafusos de titânio. É possível oferecer um aumento maior do que o oferecido pelas próteses, além de tracionar a musculatura da platisma, localizada abaixo do queixo, o que evita sua flacidez.
    São utilizados pontos absorvíveis em ambas as técnicas, o que assegura que o paciente não precisa ir ao médico para sua retirada. Na maior parte das vezes, as cirurgias não levam mais de 40 minutos e a cicatriz fica escondida dentro da boca.

Mentoplastia Redutora

Essa cirurgia é feita pela retirada de um pedaço do mento e pela fixação dos fragmentos por miniplacas e parafusos. A incisão geralmente é feita dentro da boca e os pontos são absorvíveis.

Qual o Tipo de Anestesia é Utilizado?

Depende do procedimento a ser realizado. Para a colocação de próteses, que é o mais comum, é administrada anestesia local com sedação, enquanto casos que demandem a secção do osso, como redução ou avanço do osso, demanda a administração de anestesia geral.

Quanto é o Tempo de Internação?

Também depende do procedimento. Na mentoplastia de aumento com prótese, o paciente fica internado até 6 horas depois de terminar a cirurgia para que o efeito da anestesia local e sedação passem. Já na mentoplastia com avanço ou redução do osso, onde é administrada anestesia geral, a alta ocorre no dia seguinte.

Quais São Os Pré-Requisitos Para a Realização de uma Mentoplastia?

  • Assim como em qualquer tipo de cirurgia plástica, é essencial que o paciente tenha uma indicação clínica;
  • O procedimento deve ser realizado apenas caso haja a possibilidade de melhorar efetivamente o contorno mandibular-cervical;
  • Também é muito importante que a pessoa apresente boas condições de saúde, de modo a não comprometer a saúde do paciente durante o procedimento;
  • Informar à equipe médica caso algum dente inferior esteja infeccionado ou inflamado. Caso isso ocorra, o dente deve ser tratado antes da realização da cirurgia.

Quais São Os Cuidados Pré-Operatórios Para a Mentoplastia?

  • Evitar comer comidas excessivamente quentes ou duras, que demandem que o paciente mastigue muito e force a região da cirurgia;
  • Não praticar exercícios físicos por um período de pelo menos 21 dias;
  • Manter a boca sempre higienizada com o auxílio de antissépticos orais, conforme a recomendação do cirurgião;
  • Não mexer na cicatriz do procedimento;
  • Não dormir apoiado no queixo;
  • Evitar traumas por pelo menos 2 meses.

Há Alguma Complicação Que Pode Ser Decorrente da Mentoplastia?

Pode ser que ocorram algumas complicações, que são riscos que podem ser decorrentes de qualquer cirurgia plástica, já que esses são procedimentos invasivos. Algumas das possíveis complicações são infecções, assimetria, hematomas, sangramentos, irregularidades e a abertura dos pontos.

A probabilidade da ocorrência dessas complicações diminui drasticamente se for escolhido um profissional responsável e plenamente capacitado para a realização da mentoplastia e se todas as recomendações do cirurgião forem devidamente seguidas.

Mentoplastia Antes e Depois: Quando Será Possível Ver Os Resultados Definitivos?

Já é possível notar uma mudança considerável no momento em que a cirurgia tiver se encerrado. Porém, o inchaço é comum principalmente no primeiro mês, o que prejudica a visualização dos resultados definitivos. O inchaço terá diminuído totalmente dentro de aproximadamente 6 meses, onde será realmente possível verificar os resultados finais.

O Uso de uma Prótese de Silicone é Perigoso?

O silicone é um material que já é empregado em sua forma sólida há mais de 35 anos em cirurgias plásticas e que já foi utilizado em milhares de pacientes ao redor de todo o mundo, sem jamais ter ocasionado alguma ação cancerígena.

O próprio organismo cria uma cápsula fibrosa que envolve a prótese de silicone logo nos primeiros dias, o que evita que haja qualquer risco ao organismo.

Mentoplastia Antes e Depois: Minha Fisionomia Mudará Muito?

A fisionomia do rosto não será muito alterada, apenas ficará mais uniforme e equilibrada em relação ao rosto da pessoa, sem tirar suas características individuais.

É Preciso Ficar em Repouso Depois da Cirurgia de Mentoplastia?

Na maior parte das vezes, é recomendável que o paciente fique apenas 1 dia de repouso. Porém, de acordo com as atividades desempenhadas pela pessoa, pode ser preciso ficar até 10 dias sob cuidados relativos, ainda que não seja necessário se manter em repouso absoluto.

Quanto Custa a Mentoplastia?

O custo em relação a mentoplastia é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma mentoplastia não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.