Cirurgia de Papada

Cirurgia de Papada
5 (100%) 9 votos

Cirurgia de Papada

A papada localizada abaixo do pescoço é um problema que acomete muitos homens. Seu aparecimento pode ser resultado de uma série de fatores, que também dependem de acordo com cada pessoa. Independentemente do motivo que levou ao seu aparecimento, a cirurgia de papada é o procedimento perfeito para combater essa alteração estética.

Quais As Causas Podem Levar á Cirurgia de Papada?

Cirurgia de Papada

Ilustração Clássica da Lipodstrofia Localizada na Região Submentoniana Masculina.

 

  • Mudanças bruscas de peso, seja para mais ou para menos;
  • Envelhecimento;
  • Acúmulo de líquidos no organismo;
  • Hereditariedade.

Existem outros métodos que podem ser seguidos para diminuir a papada, mas com certeza nenhum deles é tão eficiente quanto a cirurgia de papada.

Em Qual Idade é Mais Provável que Apareça?

Geralmente, a papada aparece por volta dos 45 anos de idade, embora pessoas que tenham perdido ou ganho muito peso sejam mais suscetíveis. Porém, em alguns casos ela também pode aparecer em homens mais jovens ou mais velhos.

Como Saber se a Cirurgia Oferecerá Bons Resultados?

Primeiramente, é sempre importante escolher um cirurgião plástico capacitado e experiente, como o Dr.Cláudio Lemos. Na primeira consulta, serão tiradas algumas fotos do rosto do paciente e, através dessas imagens, serão analisados os pontos que podem ser melhorados para garantir o resultado mais harmonioso e natural possível.

O nível da flacidez do rosto e do envelhecimento da pele são fatores determinantes para a escolha do procedimento que melhor atenda às necessidades de cada paciente.

Como é Feito a Cirurgia de Papada?

Até certo tempo, era bastante difícil oferecer uma solução eficiente para esse problema, já que os procedimentos disponíveis na época não eram suficientemente precisos e eficazes. Porém, hoje em dia, com o constante desenvolvimento da tecnologia na medicina, é perfeitamente possível realizar uma lipoaspiração na papada, cuja taxa de sucesso é bastante alta na imensa maioria dos casos.

Cirurgia de Papada

Ilustração da Lipoaspiração na Região Submentoniana.

 

Incisões bem pequenas são realizadas na região do pescoço do paciente, que é por onde entrará a seringa para a remoção do papo. O tempo médio para a realização dessa cirurgia é de 30 a 60 minutos, de acordo com a dificuldade de cada caso e as condições de cada paciente.

Quantos Anos é Possível Rejuvenescer Através da Cirurgia de Papada?´

Não existe um valor exato, já que tudo depende de cada paciente, de quão grande é sua papada e do seguimento de todas as recomendações dadas pelo cirurgião antes e depois da cirurgia plástica. Além disso, a sensação de rejuvenescimento se dará devido ao fato de deixar o contorno do rosto mais definido e harmonioso.

Depois de realizada uma cirurgia de papada, alguns pacientes podem aparentar ter até 10 anos a menos. A qualidade da pele da pessoa que for submetida à cirurgia é determinante para que esse resultado seja alcançado.

A Cirurgia de Papada Dói?

Não. Os pacientes que passam por essa cirurgia não sentem qualquer tipo de dor ou desconforto, já que é aplicada uma anestesia local para a realização do procedimento.

Existe um Problema Similar à Papada?

Sim, é o chamado de queixo duplo. Esse problema não é incomum em jovens e pode ser o resultado de gordura acumulada na região do queixo ou de um emagrecimento repentino. O queixo duplo não apresenta a flacidez muscular comum da papada e a solução para esse problema também é uma lipoaspiração na região.

Existem Cuidados Pré-Operatórios na Cirurgia de Papada?

Sim. Algumas das recomendações para o pré-operatório da cirurgia de papada são as seguintes:

  • Não pintar o cabelo com 3 dias de antecedência da cirurgia ou antes de ela ter completado 20 dias;
  • Avise a equipe médica caso sinta algo de diferente ou estranho em seu corpo, para que o procedimento não seja feito sob condições adversas;
  • Não consuma álcool ou alimentos muito pesados no dia que antecede a cirurgia;
  • Fique pelo menos 8 horas de jejum absoluto antes de ser operado;
  • Pare de fumar 1 mês antes, pois o tabagismo pode causar complicações durante a cirurgia de papada;
  • Faça todos os exames que forem solicitados pela equipe médica.

Quais São os Cuidados Pós-Operatórios Para a Cirurgia de Papada?

Para o período pós-operatório, algumas das orientações são as que seguem:

  • Usar o modelador cirúrgico por 30 á 45 dias após a cirurgia, somente retirar para o banho e recoloca-lo novamente.
  • Não suba escadas, faça caminhadas longas ou qualquer outro tipo de esforço físico depois do procedimento;
  • Fique deitado com a cabeça a 30º ou sentado no primeiro dia;
  • Se levantar e movimentar dentro de casa é permitido, porém sem abusos;
  • Evite dormir de lado ou com as costas para cima por pelo menos 1 mês;
  • Aplique compressas de gelo na face nas primeiras 48 horas, quantas vezes forem possíveis;
  • Não tome sol para se bronzear por 3 meses. Se realmente não tiver como evitar, aplique bastante filtro solar;
  • Prefira alimentos de fácil mastigação nos primeiros dias, como sorvetes, sucos, sopas mornas, gelatina e similares;
  • Tente não utilizar nenhum medicamento que contenha ácido acetilsalicílico por pelo menos 15 dias depois da cirurgia de papada;
  • Interrompa o consumo de cigarros por até 15 dias depois do procedimento.

Cirurgia de Papada

Ilustração do Modelador Cirúrgico Utilizado no Pós-Operatório.

Deve Ser Seguido Algum Cuidado Adicional?

Além de todos os cuidados para os períodos pré e pós-operatório, é de suma importância seguir integralmente a todas as recomendações que forem passadas pelo cirurgião plástico e por sua equipe médica. Falhar no cumprimento de qualquer uma dessas recomendações pode comprometer seriamente os resultados da cirurgia e fazer com que o paciente fique insatisfeito ou até mesmo sinta dor ou desconforto.

Podem Ser Feitas Outras Cirurgias Junto à de Papada?

Sim. Procedimentos como a aplicação de toxina botulínica (Botox), peeling químico, ritidoplastia, mentoplastia e outros podem ser realizados na mesma sessão da cirurgia de papada. No caso de dúvidas ou interesse na realização de cirurgias adicionais, o cirurgião plástico sempre deve ser consultado.

Cirurgia de Papada

Ilustração Clássica do Contorno Cervical Ideal Masculino.

 

Quais São os Principais Benefícios da Cirurgia de Papada?

  • Melhora visível na aparência;
  • Aumento considerável da autoestima e satisfação com o próprio corpo;
  • Sensação de rejuvenescimento da face;
  • Procedimento seguro e comprovadamente eficiente.

É Possível Ir Para Casa no Mesmo Dia?

Sim. Por se tratar de um procedimento simples, o paciente geralmente pode ir embora no mesmo dia, a menos que ocorra alguma eventual complicação no procedimento.

Em Quanto Tempo Pode Ser Visto o Resultado Definitivo?

É importante que o paciente compreenda que os resultados não podem ser vistos assim que a cirurgia de papada for finalizada, pois o corpo terá acabado de sair de um procedimento invasivo e ainda demorará um tempo para que se recupere totalmente.

Depois de aproximadamente 1 mês, praticamente todo o inchaço do pescoço já terá passado. O resultado definitivo da cirurgia de papada aparece depois de 6 meses a 1 ano e meio, de acordo com a recuperação de cada paciente e seu cumprimento às recomendações pré e pós-operatórias.

Quais Fatores Podem Prejudicar o Resultado da Cirurgia?

Alguns dos fatores que podem ser prejudiciais à obtenção de um bom resultado da cirurgia de papada são os seguintes:

  • Não seguir adequadamente às recomendações do cirurgião;
  • Capacidade de defesa de cada organismo e sua resposta ao amadurecimento da cicatriz;
  • Fatores relacionados à genética do paciente;
  • Hábitos alimentares não saudáveis.

Quanto Custa a Cirurgia de Papada?

O custo em relação a uma cirurgia de papada s é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também está resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma cirurgia de papada não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.