Cirurgia Plástica no Rosto – Lifting Facial (Ritidoplastia)

Cirurgia Plástica no Rosto – Lifting Facial (Ritidoplastia)
5 (100%) 5 votos

Cirurgia Plástica no Rosto

P: O Que é a Ritidoplastia?

R: Se você estiver incomodado com sinais de envelhecimento em seu rosto, a cirurgia plástica no rosto pode ser ideal para você. Tecnicamente conhecida como ritidoplastia, a cirurgia da face é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço tais como:

  • Flacidez no terço médio da face;
  • Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores;
  • Vincos profundos ao longo do nariz que se estendem ao canto da boca;
  • Gordura que tenha baixado ou sido deslocada;
  • Perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada;
  • Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.

Procedimentos de rejuvenescimento tipicamente executados juntamente com o lifting de face são o lifting de testa, para corrigir a flacidez ou testa franzida, e cirurgia de pálpebras, para rejuvenescer os olhos.

P: O Que Diferencia a Cirurgia Plástica no Rosto no Homem em Relação a Cirurgia Realizada na Mulher?

R: Os Homens diferem das mulheres em relação a distribuição, implantação e crescimento de pelos na face e no pescoço. Devemos empregar técnicas especificas nos homens pois existem características que deverão ser levadas em consideração antes do procedimento. Assim conseguimos minimizar ao máximo as cicatrizes, deixando as mesmas muitas vezes imperceptíveis.

P: O Que o Facelift Não Faz?

R: Sendo uma cirurgia reparadora, o facelift não muda sua aparência e não para o processo de envelhecimento.

P: É Indicada Para Mim a Cirurgia Plástica no Rosto?

R: O facelift só pode ser realizado cirurgicamente; tratamentos não cirúrgicos de rejuvenescimento não proporcionam os mesmos resultados, mas podem ajudar a retardar o momento em que o facelift torna-se adequado, além de complementar os resultados da cirurgia. A cirurgia da face é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

A Cirurgia Plástica no Rosto É Indicada Para Mim?

A Cirurgia Plástica de Rosto é Uma Boa Opção Para Você Se:

  • Você estiver fisicamente saudável;
  • Você não fuma;
  • Se você tem atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico.

A Finalidade da Ritidoplastia:

Tratar a flacidez do rosto, reposicionar os músculos, remover a gordura excessiva, redesenhar o contorno facial, rejuvenescendo e melhorando a autoestima.

Verdade:

As rugas de expressão, causadas pela contração constante dos mesmos músculos, não podem ser eliminadas totalmente pela cirurgia.

Idade Ideal Para a Realização do Lifting Facial:

De acordo com o Dr.Cláudio Lemos, deve-se realizar a cirurgia plástica de rosto ao primeiro sinal de flacidez na face e no pescoço, enquanto a elasticidade da pele está preservada e a estrutura óssea é forte e bem definida, ou seja, entre 40 e 60 anos.

Minilifting no Pescoço

Em pacientes com sinais leves de envelhecimento no pescoço, a moderna cirurgia plástica recomenda o minilifting ou lifting facial com pequenas incisões, em que não há cicatrizes atrás das orelhas. Em casos de muita flacidez da pele e alterações do contorno do pescoço, é usada a técnica tradicional, com incisões atrás das orelhas.

Testa

Nos últimos anos, surgiram novas técnicas capazes de atenuar as rugas da testa e elevar as sobrancelhas com incisões menores e até com aparelhos de vídeo. Mas em casos de sinais expressivos de envelhecimento na região, a cirurgia tradicional de lifting facial ainda oferece melhores resultados.

Anestesia do Lifting Facial

A anestesia pode ser local com sedação ou geral.

Duração da Cirurgia Plástica no Rosto?

De duas até seis horas dependendo da extensão da cirurgia plástica de rosto. Se vai incluir testa, pálpebras, pescoço e da técnica utilizada. Vale salientar que o Dr.Cláudio Lemos realiza todas as suas cirurgias com toda atenção e calma possível, seguindo um plano cirúrgico individualizado minuciosamente para cada paciente, usando toda sua capacidade técnica e recursos para chegar ao melhor resultado possível, e só então, a cirurgia pode ser finalizada. O Dr.Cláudio Lemos só deixa o centro cirúrgico quando tem certeza que atingiu ao máximo o resultado desejado.

Tempo de Internação da Ritidoplastia?

De 12h, para procedimentos menores, e de 24h, para lifting facial de maior porte.

Pontos da Cirurgia

Os pontos das pálpebras são removidos em três a cinco dias, couro cabeludo entre cinco e 15 dias e os da face e pescoço são realizados com a cola cirúrgica, que sai em até 15 dias da aplicação.

Pós-Operatório

Geralmente é usado curativo tipo capacete após a cirurgia plástica no rosto, que é retirado depois de um dia. Ele comprime e imobiliza os tecidos, reduzindo as chances de sangramento. Normalmente, utiliza-se um pequeno dreno, que é removido em torno de 24h. Os olhos normalmente não ficam tampados, recomendando-se apenas o uso de compressas de algodão embebidas em água fria sobre eles para diminuir a intensidade dos edemas ou inchaços.

É comum a face ficar inchada e com manchas roxas principalmente nos três primeiros dias após a plástica no rosto, especialmente na região ao redor dos olhos e orelhas. Não se preocupe. Após o terceiro dia esse edema vai diminuindo. É normal, também, sentir uma rigidez no pescoço e na face nas primeiras duas semanas devido ao inchaço e ao processo de cicatrização.

Recomendações Para a Cirurgia de Lifting de Face

O fumo é um grande inimigo da cirurgia de lifting da face e alguns cirurgiões nem operam fumantes por causa dos problemas causadas pela nicotina na cicatrização. Ela diminui o fluxo do sangue até a pele. Portanto, apague esta ideia! Nada de cigarro por pelo menos 14 dias antes da cirurgia.

A maquiagem deve ser evitada por pelo menos dez dias. Depois deste período, pode se usar desde que seja leve, porém aumente o cuidado para retirá-la. Lave o rosto delicadamente com água e sabão neutro ou tire a maquiagem cuidadosamente com lenço umedecido.

Tome banho normalmente. Os cabelos poderão ser lavados e penteados com cuidado entre o segundo e o sétimo dia depois da Ritidoplastia. É importante secar bem atrás da orelha, para que os cabelos não fiquem grudados nesta região. Mantenha o couro cabeludo bem limpo.

Evite usar o secador de cabelo. Caso seja inevitável, utilize no ar frio. As tinturas de cabelo só poderão ser feitas depois da terceira semana. É importante esperar este tempo para usar qualquer produto químico mais agressivo no couro cabeludo.

Evite a exposição ao sol por dois a três meses após a cirurgia de lifting de face. É indispensável aplicar bloqueador solar no rosto todas as vezes que sair de casa, independente do horário, por pelo menos seis meses após o lifting de face. Proteja o rosto com chapéu, óculos escuros e lenços. Estes cuidados podem ajudar a evitar manchas e cicatrizes escurecidas.

Não use brincos pelo menos durante um mês. Faça repouso por sete dias, mantendo sempre a cabeça elevada. Durma de barriga para cima. Dormir de lado pode deixar um lado mais inchado que o outro. Se isso ocorrer, não se preocupe, pois, o resultado do lifting de face não será comprometido. Procure falar pouco, ficar longe do telefone e nada de sorrir em excesso, para evitar aumento do inchaço e sangramento.

Não beba bebidas alcoólicas uma semana após a cirurgia plástica de rosto. O álcool pode aumentar o edema. Prefira alimentos pastosos, que não exijam muita mastigação.

Não faça nenhum esforço físico significativo na primeira semana após a Ritidoplastia. Ginástica, só depois de um mês. Exercícios de contato, como o tênis, só estão liberados depois de dois meses. Dirigir, só depois de três semanas, porque os movimentos bruscos com a cabeça podem aumentar o inchaço e causar dores no pescoço.

Cirurgia de Lifting de Face

Cicatrizes da Ritidoplastia

Discretas, posicionadas nas rugas naturais da pele e no couro cabeludo. Levam de seis meses a dois anos para amadurecerem totalmente.

Dor da Cirurgia de Lifting de Face

O lifting de face é geralmente indolor. Ocorre um discreto desconforto ao virar a cabeça e abrir a boca. Por isso, evite movimentos bruscos com a cabeça. Caso haja dor, o uso de analgésico é indicado.

Cuidados Especiais

Drenagem linfática é recomendada depois do lifting de face, para acelerar a reabsorção do inchaço e evitar o aparecimento de irregularidades e depressões nas áreas tratadas. Devem ser iniciadas assim que possível após o ato cirúrgico.

Quanto Custa Uma Cirurgia Plástica no Rosto?

O custo em relação a uma cirurgia plástica no rosto é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma cirurgia plástica não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

P: Quando São Retirado Os Pontos?

R: Não existem pontos externos, Dr.Cláudio Lemos utiliza uma cola cirúrgica importada , em que não existe a necessidade de pontos externos. A Cola de Cianoacrilato foi recentemente introduzida na cirurgia plástica de abdominoplastia, nas demais cirurgias plásticas, nas quais são poucos os cirurgiões que a utilizam.

Tem Como Características Principais:

  • Facilidade de aplicação;
  • Reduz o tempo da cirurgia;
  • Diminui o risco de infecções(bactérias não crescem na cola, e ela sela a cicatriz);
  • Chega a ser sete vezes mais forte que os pontos simples na pele;
  • Tem um melhor resultado estético(não deixa marcas de pontos na pele e resulta em uma cicatriz mais fina);
  • É esteticamente mais atraente que a presença dos pontos;
  • Praticamente não permite o extravasamento de sangue que suja os curativos no pós-operatório;
  • Sua retirada, quando necessária, é praticamente indolor.

Mais Informações No Vídeo: