Cirurgia de Enxerto de Gordura

Cirurgia de Enxerto de Gordura
4.4 (88%) 20 votos

Cirurgia de Enxerto de Gordura

 

Cirurgia de Enxerto de Gordura

Enxerto de Gordura – Lipofilling

O enxerto de gordura é uma importante ferramenta para reposição e aumento de tecidos moles, presente na medicina moderna. Ela começou a ser usado em reconstrução de face e, atualmente, tem grande aplicabilidade em contorno corporal e mama. O enxerto de gordura é considerado o preenchedor ideal para deformidades de contorno, e além de restabelecer volume, evidências comprovam que, pela abundante quantidade de células-tronco, com propriedades de restabelecer vascularização e funcionalidade, proporcionam melhora na qualidade dos tecidos adjacentes, tais como em áreas irradiadas e com fibrose, além de reporem o volume.

A técnica de centrifugação e purificação da gordura garante uma menor reabsorção do enxerto e resultados mais duradouros e estáveis.

Dependendo do local que está sendo enxertado e da necessidade de aumento de volume, pode ser necessário mais de uma sessão de lipoenxertia. Isto é válido principalmente para o aumento das mamas e os tratamentos de reconstrução de mama. Lipoenxertias em face geralmente tem ótimos resultados com uma única sessão, pois os volumes enxertados são pequenos.

Seringa Para Enxerto de Gordura

Seringa Para Enxerto de Gordura

Ilustração Demonstrando Várias Seringas Preparadas com Celulas Adiposas.

P: Existe Uma Região Melhor Para Retirar As Gorduras?

R: Praticamente todas as regiões podem ser bem aproveitadas para Lipofilling, mas algumas são preferidas, como o abdômen, a face interna das coxas e joelhos. O que deve ser evitado, são regiões previamente lipoaspiradas, pois as fibroses resultantes nestes locais e menor volume de adipócitos, tendem a levar a menor sucesso nesta intervenção.

P: Qual a Vantagem de Utilizar o Enxerto de Gordura?

  • A gordura apresenta a mesma consistência do tecido já existente;
  • Vem do próprio paciente oferecendo maior capacidade de integração do que preenchimentos artificiais;
  • Contém células-tronco que são responsáveis pela melhora da vascularização e estimulam a produção de colágeno, dando maior firmeza;
  • Aproximadamente 30% do volume injetado é reabsorvido pelo organismo, mas o que fica é duradouro;
  • O paciente pode realizar um novo procedimento após 1 ano até que alcance o resultado final desejado;
  • O enxerto de gordura é indicado para rejuvenescimento também de pacientes jovens, que possuem o terço médio da face afundado;
  • Muito comum realizá-lo em conjunto com outras cirurgias plásticas;
  • Trata-se de um complemento importante na rotina de cirurgia plástica de face para rejuvenescimento de pacientes idosos.

Enxerto de Gordura

Enxerto de Gordura

Ilustração Demonstrando um Detalhe Técnico do Procedimento:Transferência Para Seringas Mais Delicadas.

P: Como Funciona A Cirurgia de Enxerto de Gordura?

O enxerto de gordura na face é uma das técnicas para restaurar o volume por meio de preenchimento com substância extraída do próprio paciente.
Por recuperar os contornos e proporções faciais, essa técnica proporciona melhora significativa na estética e também pode ser usada nos tratamentos reconstrutivos da face.

P: Quem é a Melhor Paciente Para a Lipoenxertia Glútea?

A Lipoenxertia Glútea é recomendada para pessoas que estejam insatisfeitas com sua aparência glútea atual por motivo de flacidez (pouca) depressões ou diferença em tamanho de uma nádega para outra.

As pessoas podem ainda ser motivadas pelo interesse de ter um bumbum mais atraente ou para corrigir a perda de elasticidade da pele e forma devido à perda de peso, a hereditariedade, envelhecimento, alterações hormonais ou falta de exercício físico.

É importante lembrar que a Lipoenxertia Glútea não confere grande aumento como os implantes glúteos.

Lipoenxertia Glútea

Lipoenxertia Glútea

Ilustração Demonstrando o Local da Enxertia de Gordura na Região Glútea.

 

P: Qualquer Mama Pode Ser Aumentada Com o Enxerto de Gordura?

R: As mamas com ptose ou flacidez são mais bem tratadas com a retirada de pele e a colocação de uma prótese de silicone. Assim as mamas menores e sem flacidez são as melhores para a realização do lipofilling. Pacientes muito magras e que não tem gordura para ser utilizada como preenchimento também não são candidatas para este procedimento.

P: Caso eu Tenha Uma Prótese Que Está Muito Visível, a Cirurgia de Enxerto de Gordura Pode Ajudar a Melhorar?

R: Sim, o enxerto de gordura é uma opção para camuflar a presença da prótese de silicone quando esta fica muito superficial na pele ou causa irregularidades na pele.

Cirurgia de Enxerto de Gordura

Cirurgia de Enxerto de Gordura

Ilustração Demonstrando o Local da Enxertia Gordurosa na Região das Mamas.

 

P: Como Ficará a Avaliação das Mamas com Ultrassom e Mamografia Após Este Procedimento?

R: Sim, o enxerto de gordura é uma opção para camuflar a presença da prótese de silicone quando esta fica muito superficial na pele ou causa irregularidades na pele.

P: O Procedimento do Enxerto de Gordura Pode Também Ser Utilizado Para Melhorar As Cicatrizes?

R: Sim, várias substâncias injetáveis são indicadas para cicatrizes deprimidas. A quantidade de material injetado vai variar com o tamanho e firmeza da cicatriz. Colágeno humano ou bovino pode ser usado, a melhora é imediata mas não permanente, sendo este de curta duração. A aplicação de colágeno deve ser frequentemente repetida. Injeções de ácido hialurônico duram um pouco mais. Já a gordura do próprio paciente pode ser usada como preenchedor profundo em cicatrizes deprimidas.

Procedimento de Enxerto de Gordura

Procedimento de Enxerto de Gordura

Ilustração de uma Cicatriz Inestica no Qual Foi Realizado uma Cirurgia com Enxertia de Gordura.

 

Enxerto de Gordura e Células-Tronco

As células-tronco presentes nas gorduras são uma fonte inesgotável de regeneração dos tecidos e já fazem parte de estudos e dos principais congressos de Cirurgia Plástica em todo o mundo.

Entre os resultados satisfatórios mais citados por pacientes que passaram pelo procedimento estão: o rejuvenescimento do rosto (desaparecimento de linhas de expressão) e a melhoria da qualidade da pele (que fica mais viçosa e hidratada).

Quanto Custa Uma Cirurgia Plástica de Enxerto de Gordura?

O custo em relação a uma cirurgia plástica de enxerto de gordura é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também está resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma cirurgia plástica não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

Entre em Contato