Cirurgia de Orelha em Abano (Otoplastia)

Cirurgia de Orelha em Abano (Otoplastia)
4.7 (93.33%) 6 votos

Cirurgia de Orelha em Abano

Cirurgia de Orelha em Abano (Otoplastia)

Cirurgia de Orelha em Abano (Otoplastia)

Ilustração do resumo de Cirurgia de Orelha em Abano (Otoplastia) pelo Dr.Cláudio Lemos

Se orelhas em abano ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. Cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. A correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.

A Cirurgia de Orelha em Abano Trata Especificamente:

  • Orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia;
  • Orelhas em abano que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus – não associados à perda auditiva;
  • Insatisfação do adulto com a cirurgia prévia da orelha.

É Indicada Para Mim?

A Cirurgia de Orelha em Abano É Indicada Para Mim?

P: A Cirurgia de Orelha em Abano é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

Crianças Boas Candidatas à Cirurgia de Orelha em Abano São:

Bons Candidatos À Cirurgia de Orelha em Abano

  • Crianças saudáveis, sem doenças com risco de vida ou com infecções crônicas não tratadas de ouvido;
  • Geralmente, crianças com cinco anos de idade, ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção;
  • Crianças cooperativas e que sigam as recomendações médicas;
  • Crianças capazes de expressar o que sentem e não manifestam objeções durante a discussão da cirurgia.

Adolescentes e Adultos Bons Candidatos À Cirurgia de Orelha em Abano São:

Bons Candidatos À Cirurgia de Orelha em Abano

  • Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização;
  • Não fumantes;
  • Indivíduos com visão positiva e metas específicas dos resultados.

O Que Acontece Durante a Cirurgia de Orelha em Abano?

Etapa 1 – Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento da cirurgia de orelha em abano. As opções incluem sedação local e intravenosa ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

Etapa 2 – Incisão

A correção de orelhas em abano usa técnicas cirúrgicas para criar ou aumentar o anti-hélice (apenas dentro da borda da orelha) e para reduzir a cartilagem da concha (a concavidade maior e mais profunda do ouvido externo). As incisões para a cirurgia de orelha em abano são geralmente feitas atrás da orelha. Quando incisões são necessárias na parte da frente da orelha, as mesmas são feitas nas suas dobras para escondê-las. Internamente, sutura não removível é usada para criar e fixar a cartilagem recém moldada.

Passo 3 – Fechando As Incisões

Pontos externos fecham as incisões. As técnicas são individualizadas, tomando cuidado para não deformar as demais estruturas.

Etapas 4 – Resultados

Resultados da Cirurgia de Orelha de Abano
A Cirurgia de Orelha em Abano oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas em abano, tão logo os curativos que sustentam o novo formato da orelha sejam removidos. Com a orelha permanentemente posicionada próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais.

Como São as Cicatrizes?

Utilizamos uma cicatriz que se localiza atrás da orelha, no sulco formado entre esta e o crânio. Assim sendo, ela é muito pouco visível e como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar pouco perceptível.

A Cor da Pele Pode Influenciar na Cicatrização?

Pessoas de pele morena podem apresentar uma cicatrização um pouco mais intensa, podendo vir a apresentar cicatrizes mais endurecidas ou elevadas. Como estas alterações na maioria das vezes ocorrem na região posterior da orelha, onde fica a cicatriz, costumam ter um tratamento mais fácil que em outras regiões do corpo.

A Qual Tipo de Anestesia Serei Submetido?

Normalmente, quando realizamos a cirurgia em adultos, utilizamos anestesia local com ou sem sedação. Em crianças, geralmente utilizamos a anestesia geral.

Qual o Tempo de Internação?

De 3 horas a 1 dia, dependendo do tipo de anestesia utilizada.

Quanto Tempo Tem de Duração Esta Cirurgia?

Geralmente entre 90 a 180 minutos, podendo até ser maior em alguns casos. Aparentemente este tempo é maior para quem aguarda do lado de fora do centro cirúrgico. Isto ocorre porque o tempo de cirurgia não corresponde ao tempo de permanência do paciente no Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação para a anestesia e de recuperação pós-operatória.

Corro Algum Risco Nesta Cirurgia?

Normalmente esta cirurgia não está associada à ocorrência de complicações sérias, desde que respeitados certos critérios de risco. Mas como todo ato médico, apresenta um risco variável e a cirurgia plástica como parte da medicina não é exceção. Pode-se diminuir este risco preparando-se adequadamente cada paciente, mas não é possível eliminá-lo completamente. Por isso, todo o rigor no uso de medidas preventivas, tais como um check-up pré-operatório, dentre outras.

Como Ficará a Minha Audição Após a Cirurgia?

A capacidade de ouvir não é afetada pela cirurgia, pois está se restringe à parte externa da orelha, não havendo contato com a área responsável pela captação do som.

Vou Sentir Muita Dor Após a Cirurgia?

A cirurgia plástica das orelhas não costuma evoluir com muita dor. Caso ocorra, é considerada normal desde que controlável com analgésicos comuns.

Há Alteração da Sensibilidade na Orelha Após a Cirurgia?

Em alguns poucos casos pode ocorrer uma alteração da sensibilidade, com dormência em alguns lugares da orelha, que costuma regredir em poucas semanas.

Como Será o Curativo?

No 1º dia de pós-operatório serão realizados curativos locais em forma de capacete. À partir do 20º dia, protege-se a orelha com uma gaze e uma faixa de tecido parecida com as utilizadas por jogadores de tênis, mantendo-a por 30 dias.

Quando Serão Retirados Os Meus Pontos? Sentirei Dor na Retirada?

A partir do 7º dia poderemos iniciar a retirada dos pontos. Esta retirada poderá ser feita gradualmente até o final de 2 semanas.

Como Será a Evolução Pós-Operatória?

Normalmente a orelha permanece com inchaço bem visível por um período de 1 a 2 semanas, podendo ter ou não algumas manchas roxas. Após este período, permanece um inchaço mínimo que irá ceder dentro de 2 a 3 meses.

Em Quanto Tempo se Atingirá o Resultado Final?

Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 80% do resultado almejado. Normalmente após 2 a 3 meses o resultado será final.

Posso Praticar Esportes Normalmente Após a Cirurgia?

Atividades físicas leves, tais como caminhadas, podem ser iniciadas após 15 a 21 dias, podendo ser aumentadas em intensidade após 1 mês de pós-operatório. Recomenda-se que as atividades em que possa haver um potencial trauma na orelha, tais como futebol, vôlei, basquete, luta, etc, iniciem após um período de 2 meses, onde o processo de cicatrização já estará bem avançado.

Quando Poderei Lavar a Cabeça?

Você poderá lavar a cabeça com água em temperatura ambiente à partir do 2oº dia de pós-operatório, evitando molhar o molde de algodão que irá ocupar a parte externa da orelha.

O Sol Deverá Ser Evitado?

Sim. Enquanto houver manchas de infiltrado sanguíneo, é aconselhável que se evite expor ao sol da rua. A exposição precoce ao sol pode manter o inchaço por mais tempo, aumentando assim o tempo de recuperação. No entanto, para exposições mais longas, como num banho de sol, aconselha-se aguardar um período mínimo de 90 dias.

Depois de Quanto Tempo Poderei Trabalhar?

O tempo para uma completa recuperação depende da cirurgia realizada. De modo geral o tempo mínimo é de 3 a 4 dias. Na plástica de orelha é sempre necessário o uso de faixa por 30 dias e isto dificulta o convívio em determinados ambientes de trabalho ou sociais, mas não o impede.

Poderá Haver Volta da Orelha em Abano Após a Cirurgia?

Existe um risco mínimo, mas em alguns casos o paciente poderá apresentar uma leve volta do abano e uma leve assimetria poderá ocorrer, pois, mesmo as pessoas não operadas e com orelhas normais, não apresentam um lado igual ao outro.

A Otoplastia Pode Ser Associada a Outras Cirurgia Plásticas?

Por ser uma cirurgia simples, a cirurgia plástica de orelha poderá ser associada à outras cirurgias, sendo as associações mais comuns a realização de rinoplastia (cirurgia plástica do nariz) no mesmo tempo operatório de otoplastia.

Outras associações bem freqüentes são a otoplastia com a mentoplastia (cirurgia plástica do queixo), bichectomia, com a lipoaspiração ou lipoescultura.

Como Saberei Que Está Correndo Tudo Bem Com a Minha Cirurgia?

Muitas são as fases que o corpo passa até que a cirurgia atinja seu objetivo. Até que se consiga o resultado pretendido, ocorrerão diversas mudanças na cicatriz, na forma das orelhas, no inchaço, na sensibilidade, nas manchas de infiltrado sanguíneo, etc. Portanto, é normal que ocorra alguma preocupação no sentido de desejar atingir o resultado final antes do tempo previsto.

Toda preocupação de sua parte deverá nos ser transmitida, para que possamos tranquilizá-la, com os esclarecimentos necessários.

Alguns pacientes apresentam um curto período de depressão emocional nesta etapa, em decorrência destas alterações passageiras. Isto advém do desejo de se atingir o resultado final o quanto antes.

Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia das orelhas deverá ser considerado como final antes dos 3 meses.

A Partir de Que Idade Poderei Fazer a Cirurgia? Poderá Haver Alteração do Crescimento da Orelha?

No caso das crianças com orelha em abano pode-se operar a partir de seis anos, quando a orelha já atingiu o tamanho próximo ao do adulto. A correção precoce evita as consequências das piadas e brincadeiras tão comuns nas escolas.

Em Quanto Tempo se Atingirá o Resultado Final?

Geralmente 3 a 4 meses após a cirurgia de orelha em abano teremos o resultado final.

Quanto Custa Uma Cirurgia de Orelha em Abano?

O custo em relação a uma cirurgia plástica de orelha em abano é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma cirurgia plástica não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

Mais Informações no Vídeo: