Tratamento Para Rugas

Tratamento Para Rugas
5 (100%) 6 votes

Tratamento Para Rugas

Procedimento de Tratamento Para Rugas

As rugas são sinais naturais da pele, que inevitavelmente aparecem conforme os anos passam. Por motivos de estética, a busca por procedimentos que atenuam a presença delas é cada vez maior. Tão eficiente quanto o tratamento, porém, é a prevenção. Por isso, o ideal é usar protetor solar diariamente e manter uma alimentação balanceada.

Alimentos ricos em carotenoides, como laranja, mamão, cenoura, damasco e vegetais escuros, retardam o envelhecimento celular, assim como os ricos em flavonoides, como chá verde, frutas vermelhas, beterraba e berinjela. O zinco, presente nos frutos do mar, o licopeno do tomate e as vitaminas C e E também retardam o envelhecimento celular. Já os alimentos ricos em isoflavonas (soja), selênio (castanhas) e silício (aveia) atuam no combate à flacidez cutânea.

Existem três tipos de cremes contra as rugas: os cosméticos, os cosmecêuticos e os medicamentos. Enquanto os cosméticos apenas hidratam a pele, sem alterar a sua estrutura, os cosmecêuticos prometem penetrar mais na pele, sem os efeitos adversos que podem acontecer no uso de medicamentos. Eles são utilizados em pacientes com a pele sensível e têm como principais compostos o retinol, os chamados alfa-hidroxiácidos (glicólico e lático) e as vitaminas C e E. Entre os medicamentos, o mais famoso e indicado é o ácido retinoico.

Tratamento para Rugas
O modo de ação destes três tipos é parecido. Os ácidos presentes neles removem a camada morta da pele, o que permite que o produto penetre. A ação das substâncias promove um estímulo para produção de novas células. Com isso, aumenta a concentração de colágeno e elastina, proporcionando maior firmeza e elasticidade da pele, o que, por sua vez, atenua as rugas existentes e previne o aparecimento de novas.

As vitaminas C e E agem como antioxidantes na pele, assim como o chá verde, a idebenona e o café verde, substâncias que costumam aparecer nos cremes. Todas atuam contra os efeitos dos radicais livres, causados por exposição solar, tabaco e poluição.

Há outros compostos que clareiam a pele e dão luminosidade porque diminuem a produção de melanina. Produtos com tecnologia lipossomal ou de nanopartículas penetram mais profundamente e possuem liberação prolongada do composto, evitando irritações e outros efeitos indesejáveis. A aplicação, em geral, varia de acordo com o creme utilizado. No caso do ácido retinoico, que é mais forte e tem sensibilidade ao sol, o uso é recomendado à noite, todos os dias para peles normais e em noites alternadas para peles mais sensíveis. Já outros compostos mais fracos, como vitamina C e ácido glicólico, podem ser aplicados pela manhã.

Para aplicar o creme da forma correta sempre fazer movimentos que levantem a pele, sempre acompanhando a musculatura natural da pele. A movimentação correta levará ao efeito de lifting.

Tratamento Para Rugas

Toxina Botulínica Para o Tratamento de Rugas

As aplicações de toxina botulínica são tão polêmicas quanto populares. Elas atenuam as rugas dinâmicas (as marcas de expressão) por causa do efeito relaxante, que paralisa a musculatura onde foi aplicado. No entanto, o efeito é temporário, exigindo reaplicações conforme a necessidade – em média, a cada seis meses.

A toxina botulínica tipo A é o produto mais conhecido, utilizado e estudado para indicações cosméticas no mundo. As características da toxina botulínica tipo A a tornam única, já que se trata de um produto biológico. Assim, a comparação com outras toxinas pode ser realizada, porém, a relação de dose/eficácia não é estabelecida.

Na área estética, a toxina botulínica tipo A está indicada o tratamento para rugas de linhas faciais hipercinéticas, quer dizer, as rugas dinâmicas formadas pela ação dos músculos na mímica facial e, geralmente, visíveis somente com o rosto em movimento.

Para o controle das linhas faciais hipercinéticas, a toxina botulínica tipo A é injetada diretamente no músculo responsável pela formação da ruga, ocasionando o seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais suave, rejuvenescida e agradável. Desta forma, são tratadas as rugas dinâmicas existentes e se previne a formação de novas, mediante a reeducação da mímica facial.

A aplicação da toxina botulínica tipo A é um procedimento simples e rápido, cujos efeitos temporários são visíveis no curto prazo, o que faz com que seja há mais de uma década o procedimento não cirúrgico mais solicitado pelos pacientes.

Além de ser usado como tratamento, a toxina também serve para evitar que as rugas apareçam, já sendo indicado entre os 25 e 30 anos. A prevenção se deve ao fato de que as rugas são marcas de expressão e, a partir do momento que se paralisa a musculatura, a ruga de expressão não se desenvolverá.

A aplicação da toxina botulínica no tratamento para rugas é feita através de pequenas injeções nos locais a serem tratados. Essa substância paralisa a musculatura, impedindo a transmissão dos impulsos do neurônio para o músculo e, posteriormente, a relaxa.

O tratamento com toxina botulínica é feito por meio da utilização de anestesia tópica, seguida da pomada e da posterior aplicação da toxina botulínica A. O procedimento tem duração de aproximadamente 30 minutos, e os resultados começam a aparecer entre dois e sete dias, permanecendo em torno de quatro a seis meses.

P: O Efeito da Aplicação do Botox é Imediato e Acontece na Hora? Quanto Tempo Demora Para o Botox Fazer Efeito?

R: O efeito começa a partir de 48 horas, na maioria das pessoas. Com 7 dias já se tem quase todo o efeito. O efeito pleno acontece por volta do 15º dia, quando o Dr. Cláudio Lemos normalmente pede para reavaliar.

Após o tratamento para rugas é indicado evitar exposição ao sol, não deitar-se por quatro horas, não realizar atividades físicas no dia da aplicação e, por último, não massagear a área tratada.

Quais Cuidados Devo Tomar Após Aplicar o Botox?

  • Após aplicar o Botox, evite deitar por 4 horas, para permitir adequada distribuição do produto na pele;
  • Ao aplicar a Toxina Botulínica, evite realizar massagens e limpezas de pele exageradas por 24 horas;
  • Evite cosméticos e produtos para a pele por 24 horas após a aplicação do botox (maquiagem leve é permitida após 6 horas);
  • Evite exercícios físicos no dia da aplicação de botox.

Botox

Patches Antirrugas no Tratamento de Rugas

Esses patches possuem microbaterias que estimulam as fibras elásticas da pele devido a uma corrente elétrica de baixa intensidade. Por ser maleável, é possível colocá-lo na região onde se deseja rejuvenescer temporariamente. No caso da testa, é aconselhável aplicá-lo na região acima das sobrancelhas ou no meio da testa, onde as rugas costumam aparecer. O ideal é que eles sejam retirados de 10 a 30 minutos antes de fazer a maquiagem, e o tempo que o efeito dura varia de pessoa para pessoa.

Eles também são utilizados junto ao creme anti-idade. A corrente elétrica auxilia a penetração de géis e cremes que antes não conseguiriam passar pela camada protetora da pele. O mercado de cremes com capacidade de micro estimulação elétrica ainda é restrito.

Patches Antirrugas

Laser no Tratamento Para Rugas

Esse tratamento para rugas, em geral, estimula a produção de colágeno, dando aspecto renovado à pele. O mais indicado é usar lasers fracionados. Eles realizam micro-perfurações na pele que coagulam o colágeno natural, estimulando o crescimento de um novo colágeno, assim como mais elastina, para amenizar as rugas.

Para ser submetida ao laser, a pele não pode estar bronzeada, sob risco de sofrer marcas e manchas. Pacientes com doenças que pioram com a exposição à luz, como o lúpus eritematoso, também não devem se submeter a nenhum tratamento das rugas desse tipo. Para o tratamento das rugas na testa, são necessárias, ao menos, três sessões (quando as rugas são tênues), e o processo é feito em toda a testa.

O tratamento para rugas com uso do laser CO2 fracionado é realizado com anestesia local, no próprio consultório, e as sessões duram em média de 20 a 45 minutos, variando de três a cinco sessões com intervalos de 30 dias.

Os resultados são visíveis a partir da primeira sessão, quando se percebe a diminuição dos poros e das rugas finas. Em casos de rugas profundas, os resultados aparecem, normalmente, após seis meses.

Após o tratamento das rugas , é indicado que a pele não seja exposta ao sol, por pelo menos 15 dias após as aplicações, a fim de evitar o aparecimento de manchas.

Também é indicado que nas primeiras horas, se usem compressas de gelo ou de camomila para aliviar as ardências. É aconselhado manter a pele hidratada com óleos ou cremes.

Tratamento Para Rugas Com Laser

Peeling Químico Para Tratamento das Rugas

O peeling químico consiste em um processo que remove a pele morta e estimula a renovação celular, aumentando a sua velocidade. Para que isso aconteça compostos de concentrações elevadas de ácido são usados sobre a pele.

O efeito é uma pele mais viçosa e lisa, além de rugas superficiais atenuadas. No entanto, para que o objetivo seja alcançado com êxito, é necessário um número considerável de sessões – a melhora acontece a partir da primeira sessão, e isso também depende da profundidade das rugas.

O peeling químico é uma solução aplicada na pele que tem o objetivo de remover as células mortas e estimular a formação de novas. O tratamento depende da profundidade das rugas, o que determina os resultados e a intensidade com que o peeling químico será aplicado.

O tratamento para as rugas masculinas é feito a partir da retirada de uma camada da pele, que é posteriormente regenerada devido à ação de células que permanecem em determinados pontos e com capacidade de reprodução.

Após o tratamento das rugas masculinas, é necessário de cinco a sete dias de recuperação. A pele pode aparentar uma queimadura solar, mas isto será causado pela sensibilidade da mesma em relação à luz, sendo necessário, assim, evitar a exposição ao Sol pelo período indicado pelo responsável pelo procedimento.

Tratamento Para Rugas

Preenchimento e Terapia Celular no Tratamento Para Rugas

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, presente principalmente na pele. A sua função é a de reter água, aportando hidratação e volume. Com o processo de envelhecimento, esta substância se degrada e o organismo diminui a sua capacidade de reposição deste ácido. O resultado é a perda de volume, contorno e a aparição de rugas estáticas que dão ao rosto uma aparência envelhecida e cansada.

Os preenchimentos de ácido hialurônico possuem uma exclusiva e inovadora tecnologia de fabricação, o que resulta em um gel altamente maleável e resistente à degradação por enzimas, proporcionando resultados mais naturais.

Tais produtos têm indicação para remodelar formas e contornos do rosto e lábios, oferecer volume nas áreas modificadas pelo processo de envelhecimento, ou simplesmente preencher sulcos e rugas estáticas, ou seja, as rugas mais profundas e visíveis com o rosto em repouso.

Embora o preenchimento facial para o rejuvenescimento facial possa ser feito com dois tipos de substâncias, permanentes e absorvíveis, o processo de envelhecimento é um processo dinâmico, razão pela qual utilizar uma substância permanente limita as possibilidades de aperfeiçoamento, o que não acontece com as substâncias absorvíveis como o ácido hialurônico, que são absorvidas totalmente pelo organismo depois de determinado período de tempo, oferecendo flexibilidade para fazer os ajustes necessários.

Toxina Botulínica Tipo A + Ácido Hialurônico

Na procura para conseguir os melhores avanços na medicina e criar os melhores tratamentos, a combinação de procedimentos que une os componentes da toxina botulínica tipo A e o ácido hialurônico. Esta técnica inovadora combina métodos líderes em rejuvenescimento facial. É um procedimento médico, não cirúrgico, que une estes dois tratamentos em um só procedimento.

O objetivo do tratamento é trabalhar sobre o rosto de maneira integral, agindo simultaneamente nos múltiplos sinais de envelhecimento, com o objetivo de atenuar as rugas estáticas e dinâmicas, redefinir contornos e repor o volume facial para oferecer ao paciente uma aparência mais natural, rejuvenescida, duradoura e altamente satisfatória.

Este tratamento está totalmente alinhado com as novas tendências de rejuvenescimento facial, já que age com uma visão global e tridimensional que considera os 3 R’s do rejuvenescimento facial: Relaxamento muscular, redefinição de contornos e tratamento de rugas estáticas e reposição do volume de áreas alteradas pelo processo de envelhecimento facial.

De acordo com os resultados da mais recente pesquisa da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASAPS, por suas siglas em inglês), em 2011 foram realizadas, nos Estados Unidos, mais de quatro milhões de aplicações de toxina botulínica tipo A e cerca de 1.6 milhões de pessoas recorreram à aplicação de preenchimento facial com ácido hialurônico. Tais procedimentos ocupam, há mais de uma década, os dois primeiros lugares de preferência em tratamentos temporários não invasivos de rejuvenescimento facial, segundo a ASAPS

Na terapia celular, os fibroblastos (as células da derme, que é a segunda camada da pele), são cultivados em laboratório e, mais tarde, recolocados. O seu intuito é promover maior produção de colágeno. A terapia celular é mais eficiente do que outros preenchimentos cutâneos utilizados, como é o caso do ácido hialurônico.

Além do volume, o fibroblasto produz colágeno e elastina. Quando você coloca o fibroblasto de novo, ele produz mais colágeno e gera mais volume. Com o tempo, a pele vai ficando mais fina e com menos volume, assim como mais desidratada. Ao retornar os fibroblastos à pele, ela acaba ganhando o seu volume natural, já que a hidratação é recuperada.

Mesmo assim, o preenchimento continua sendo uma opção válida. O tratamento consiste em dar volume a alguns pontos e áreas da face que perderam esse volume pelo envelhecimento.

Toxina Botulínica

Quanto Custa o Tratamento Para Rugas?

O custo em relação ao Tratamento Para Rugas é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de um tratamento não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

Pular para a barra de ferramentas