Cirurgia de Lipoaspiração

Cirurgia de Lipoaspiração
Cirurgia de Lipoaspiração

Cirurgia de Lipoaspiração

Cirurgia de Lipoaspiração

Ilustração do resumo de Cirurgia de Lipoaspiração pelo Dr.Cláudio Lemos

Do grego, lipo significa gordura. A Lipoaspiração é uma cirurgia plástica que visa reduzir o excesso do volume de gordura, por aspiração da mesma, em áreas que são difíceis de reduzir com os métodos tradicionais, como a dieta e o exercício físico. A cirurgia de lipoaspiração tem o objetivo de reduzir e redefinir o contorno corporal. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a lipoaspiração não é realizada para perder peso e nem deve ser indicada para esta finalidade, tendo em vista que a maior mudança se dá pela melhora da silhueta do paciente e não na balança.

A cirurgia de lipoaspiração se inicia com uma mínima incisão (aproximadamente 2 cm) no local onde vai ser retirada a gordura. Em seguida, por esta incisão para lipoaspiração, o cirurgião plástico insere uma agulha, conhecida por agulha de Klein para infiltração, para que possa infiltrar uma solução salina na região a ser aspirada. Após realizada a infiltração, a agulha de Klein é trocada por uma cânula aspirativa, a qual deverá promover a aspiração da gordura. A cânula de lipoaspiração é inserida pela mesma incisão atingindo até a camada profunda de gordura. O cirurgião plástico, ao realizar movimentos repetidos (frente-atrás) durante a cirurgia lipoaspiração, descola a gordura da pele. A gordura que se solta é imediatamente aspirada pelo aparelho de sucção que está acoplado à cânula de lipoaspiração e é nele em nele em que a gordura fica armazenada.

Cirurgia de Lipoaspiração

Cirurgia de Lipoaspiração

Área de Lipospiração e Aparelho de Vaser Lipo a Direita.

P: Que Tipo de Anestesia é Utilizada Para Cirurgia de Lipoaspiração?

R: Depende da extensão, área a ser operada e do volume de gordura a ser lipoaspirado. Podendo ser desde a anestesia local, local com sedação, peridural ou anestesia geral.

P: Qual o Período de Internação?

R: Pode variar de 12 a 24 horas, de acordo com o porte da cirurgia e da anestesia. O tempo de internação pode ser estendido dependendo da recuperação do paciente e da avaliação médica.

Áreas Que Podem Ser Lipoaspiradas:

  • Braços;
  • Abdômen: Lipoaspiração Barriga;
  • Região Dorsal;
  • Face Interna da Coxa;
  • Flancos;
  • Joelhos (Face Interna);
  • Submento;
  • Culote.

Áreas Que Podem Ser Lipoaspiradas

Áreas Que Podem Ser Lipoaspiradas

Ilustração de Áreas Que Podem ser Lipoaspirada no Corpo.

P: O Que é a MiniLipo?

R: A “minilipo” ou “lipo-light” nada mais é que uma lipoaspiração com anestesia local, técnica antiga e nada de nova. O que se têm realizado hoje é esta lipoaspiração em consultórios e em partes, em vez de fazer todas as regiões do corpo. Quanto ao resultado, é mais arriscada, pois a chance de ter irregularidades e assimetrias entre as partes lipoaspiradas em dias diferentes é maior do que em uma lipoaspiração única. Por ser com anestesia local, sem nenhuma sedação, muitas vezes o paciente sofre com dores e o procedimento acaba não sendo realizado de forma adequada.

MiniLipo

MiniLipo

Ilustração de uma Cirurgia de Minilipo.

P: A “Minilipo” é Mais Segura Que a Cirurgia de Lipoaspiração Tradicional?

R: Infelizmente, isto é o que se difunde, mas não é verdade! Por ser realizada em consultório, o risco de infecção é maior e os equipamentos médicos de segurança são muito inferiores à de um centro cirúrgico. Ainda mais, como se faz várias sessões, multiplicam-se os riscos por várias vezes. Porém, o mais preocupante é que a grande parte dos médicos que realizam a “minilipo” ou “lipo-light”, não são cirurgiões plásticos, logo não são especialistas, o que aumenta enormemente os riscos de complicações.

P: Em Quais Regiões do Corpo Posso Fazer Uma Cirurgia de Lipoaspiração?

R: A cirurgia de lipoaspiração é feita para a retirada de gordura localizada e pode ser realizada em locais de acúmulo natural de gordura, como abdômen (lipoaspiração barriga), flanco, dorso, pernas, braços e face. Não se faz lipoaspiração em regiões de articulação, como cotovelos, tornozelo e parte posterior dos joelhos.

P: Como São As Cicatrizes da Cirurgia de Lipoaspiração?

R: As cicatrizes da cirurgia de lipoaspiração são muito pequenas, de 0,3 a 1cm, e são colocadas em áreas escondidas, como sob a marca o biquíni, dentro do umbigo ou no sulco mamário. Geralmente ficam de boa qualidade, sendo muito pouco notadas e geralmente imperceptíveis.

P: Quantos Quilos Vou Emagrecer Com A Cirurgia de Lipoaspiração?

R: Sendo uma cirurgia de lipoaspiração, que retira determinada quantidade de gordura, evidentemente haverá uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área determinada mantenha com o restante do tronco e os membros. Assim é que, as mulheres que apresentam certo abaulamento no abdome ou em outras partes do tronco, assim como nos quadris e parte superior das coxas, poderão ter uma pele firme ou eventualmente flácida. Principalmente na área do abdome o exame físico é importantíssimo para uma avaliação correta da textura da pele antes da lipoaspiração da barriga, para que ocorra a retração de pele depois da cirurgia. A avaliação correta de 3 itens: qualidade da elasticidade da pele, quantidade de gordura e sua localização, nos permitem avaliar o resultado. Há casos, em que o (a) paciente está com o peso acima do normal. Recomendamos um equilíbrio prévio, antes da cirurgia de lipoaspiração, o que nos leva a aconselhar àqueles (as) que assim se apresentem a prosseguir com um tratamento clínico ou fisioterápico prévio. Existem casos em que se retira gordura de certas áreas e reinjeta-se esta gordura retirada sob condições assépticas em outras regiões que necessitam aumentar seu volume. Parte dessa gordura poderá se reabsorver. É impossível se prever o percentual de permanência dessa gordura; entretanto, são dedicados cuidados especiais no tratamento dessa gordura, a fim de propiciar maior possibilidade de sucesso.

P: Quanto Tempo Após A Gestação Posso Realizar Uma Lipoaspiração?

R: A cirurgia de lipoaspiração da barriga deve ser realizada, no período mínimo, entre 12 meses e 18 meses do nascimento do bebê, mesmo assim, se a paciente já estiver dentro de um peso próximo do ideal. Vale sempre lembrar que plástica não é recurso para emagrecimento, mas sim, para propiciar maior harmonia estética. Vale lembrar que a vontade deve partir sempre da própria paciente, e não de terceiros, como companheiro ou amigas.

Lipoaspiração Após Gestação

Lipoaspiração Após Gestação

Ilustração no Corpo dos Efeitos da Gestação.

P: Se Engravidar Depois da Cirurgia de Lipoaspiração, Perderei o Resultado?

R: Não, se você fizer um controle de peso a cada mês da gestação, respeitando os limites saudáveis de aumento de peso para cada mês, você não terá problemas. Uma informação que toda futura mamãe deve ter em mente logo no início da gravidez é que o ganho de peso é uma situação normal e indispensável para o bom desenvolvimento do seu filho. É claro que existe um limite para o que é considerado saudável, porém evitar ganhar peso nessa fase da vida é muito perigoso para a saúde de mãe e do bebê. Especialistas estimam que as gestantes ganhem, em média, 1kg por mês, podendo ser essa quantidade maior ou menor em diferentes mulheres.

P: Posso Fazer a Cirurgia de Lipoaspiração Antes de Engravidar?

R: A Cirurgia de lipoaspiração não altera ou atrapalha a gravidez, pois retira apenas gordura. É comum, porém, a confusão entre lipoaspiração e abdominoplastia, a qual retira pele do abdômen e por isso geralmente não é realizada antes das gravidezes programadas.

P: Quanto Tempo Após a Cirurgia de Lipoaspiração Devo Iniciar a Drenagem Linfática?

R: Em até 24 horas após o término da cirurgia de lipoaspiração.

Drenagem Linfática Após Gestação

Drenagem Linfática Após Gestação

Ilustração dos Linfaticos no Corpo Humano.

P: Quantas Sessões de Drenagem Linfática São Necessárias Após a Cirurgia de Lipoaspiração?

R: São necessárias de 10 a 20 sessões de drenagem linfática em média.

P: Quando Poderei Retornar As Minhas Atividades Normais?

R: Sempre depende do porte da cirurgia e do estado geral do paciente. A dor no pós-operatório é mais intensa no primeiro dia, melhorando rápida e progressivamente nos 3 primeiros dias, sendo a dor o principal fator limitante no retorno às atividades normais. Cirurgias menores sob anestesia local permite um retorno rápido ao trabalho, no entanto, cirurgias de porte maior, em áreas extensas, necessitam de um período de repouso maior, aproximadamente 7 dias.

P: Por Quanto Tempo Deverei Utilizar a Cinta Cirúrgica no Pós-Operatório da Cirurgia de Lipoaspiração?

R: A recomendação é que se use de 45 a 90 dias de malha cirúrgica (cinta).

P: Para Que Serve o Ultrassom no Pós-Operatório de Cirurgia de Lipoaspiração?

R: O ultrassom ajuda a auxiliar e organizar a cicatrização interna depois da lipoaspiração, sendo muito importante para minimizar nodulações e irregularidades pós-operatórias.

P: Com Qual Frequência Devo Realizar a Drenagem Linfática Pós-Lipoaspiração?

R: Na primeira semana se recomenda todos os dias e na segunda semana com 24 horas de intervalo entre as sessões.

P: Em Quanto Tempo Após a Cirurgia de Lipoaspiração Atingirei o Resultado Definitivo?

R: Nas primeiras semanas ou mesmo meses, essas áreas, além de estarem sujeitas a períodos de “inchaços”, poderão apresentar alguns pontos mais densos que outros. Esses geralmente só são perceptíveis à palpação e tendem a desaparecer após o 3º. mês. Com o decorrer dos meses, tendo-se realizado as devidas drenagens linfáticas e os exercícios orientados para modelagem, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de 6 a 9 meses do pós-operatório.

P: Quando Serão Retirados Os Pontos?

R: Não existem pontos externos Dr. Cláudio Lemos utiliza uma cola cirúrgica importada (PRINEO), em que não existe a necessidade de pontos externos. A Cola de Cianoacrilato foi recentemente introduzida na Cirurgia Plástica e são poucos os cirurgiões que a utilizam.

Tem Como Características Principais:

  • Facilidade da aplicação;
  • Reduz o tempo da cirurgia;
  • Diminui o risco de infecções (bactérias não crescem na cola, e ela sela a cicatriz);
  • Chega a ser sete vezes mais forte que os pontos simples na pele;
  • Tem um melhor resultado estético (não deixa marcas de pontos na pele e resulta em uma cicatriz mais fina);
  • É esteticamente mais atraente que a presença dos pontos;
  • Praticamente não permite o extravasamento de sangue que suja os curativos no pós-operatório;
  • Sua retirada, quando necessária, é indolor.

Quanto Custa uma Cirurgia de Lipoaspiração?

O custo em relação a uma Cirurgia de Lipoaspiração é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma cirurgia plástica não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante investir em um bom profissional.

Mais Informações no Vídeo:

Video explicativo sobre a cola cirúrgica que Dr.Cláudio Lemos utiliza no procedimento.

Entre em Contato
Notícia em destaque Fechar Janela

Gshow

Mônica Carvalho fez procedimento estético no rosto antes do No Limite 2023

Mônica Carvalho faz novo procedimento estético Ver matéria