Cirurgia de Aumento de Lábios

Cirurgia de Aumento de Lábios
4.8 (96.25%) 16 votos


Cirurgia de Aumento de Lábios

Cirurgia de Aumento de Lábios

Cirurgia de Aumento de Lábios

Ilustração da Anatomia da Boca.

Assim como todas as outras características faciais, os lábios são partes determinantes na imagem de cada pessoa. Por meio deles é possível expressar emoções e gestos, o que também torna os lábios imprescindíveis para a comunicação, tanto verbal quanto não-verbal.

Lábios

Ilustração das Unidades Estéticas e Anatomia Muscular da Boca.

 

Para Quem a Cirurgia de Aumento de Lábios é Recomendada?

A cirurgia de aumento de lábios é um procedimento cada vez mais popular, já que muitas mulheres desejam modificar seus lábios, de modo que eles fiquem parecidos com o de pessoas que elas admiram, ou simplesmente conforme sua vontade. Essa cirurgia é responsável por mudar bastante a face da mulher e fazer com que ela chame ainda mais atenção.

Além de ser ideal para mulheres que querem alterar o visual por questões estéticas, o aumento de lábios também é recomendado para quem esteja insatisfeito com seus lábios devido a alterações como microstomia ou lábio leporino ou sequelas de queimaduras, acidentes e cicatrizes. Essa cirurgia também pode ser feita por mulheres idosas e que queiram rejuvenescer seus lábios.
Cirurgia de Aumento de Lábios
Cirurgia de Aumento de Lábios

Ilustração de uma Mulher com Lábio Fino.

Como o Aumento de Lábios é Feito?

Esse procedimento pode ser feito através de três diferentes métodos:

  • Cirurgias Plásticas, que têm como objetivo avançar os tecidos internos dos lábios;
  • Enxerto de gordura;
  • Enxerto de tecidos que podem ser retirados das profundezas da região temporal.

Cada uma das opções possui suas particularidades e a escolha deve ser feita pautada nas expectativas da paciente e na análise que for feita pelo cirurgião.

Aumento de Lábios
Aumento de Lábios

Proporções Anatômicas do Lábio Superior em Relação ao Inferior.

 

Cirurgias Plásticas

As cirurgias plásticas são recomendadas principalmente para que se possa corrigir deformidades congênitas ou adquiridas, como boca demasiadamente pequena, fissuras labiais, cicatrizes, retirada de tumores e sequelas causadas pela retirada de tumores e queimaduras.

Enxerto de Gordura

Como a gordura é retirada da própria paciente, não há a possibilidade de rejeição, além de o material poder ser adquirido com facilidade e estar imune a alergias e inflamações posteriores. Ainda assim, a coleta e a manipulação da gordura devem ser feitas em bloco cirúrgico e geralmente é preciso mais de uma sessão para a obtenção de bons resultados, já que o índice de reabsorção dos lábios é bem alto.
Enxerto de Gordura
Enxerto de Gordura

Ilustração do Preparo de um Enxerto de Gordura Para o Lábio.

Enxerto de Tecido Facial

O tecido facial também é removido da própria paciente, não sofre rejeição do corpo, é imune contra inflamações e tem reabsorção muito menor por parte dos lábios. Porém, a coleta e a manipulação são feitas através de uma técnica mais complexa e também em bloco cirúrgico, além de poder provocar retrações tardias que podem resultar em irregularidades.

Implantes de Produtos Sintéticos

Há vários produtos sintéticos que podem ser aplicados, cada um com suas particularidades.

  • AllonDerm – com objetivo de melhorar os lábios, essa substância é similar ao Dermalogen e sua obtenção é feita a partir da pele de doadores recentemente falecidos e separadas em folhas. Sua vantagem é que o enchimento é feito com segurança e pode ser moldado conforme cada necessidade, embora possam ser necessários procedimentos adicionais;
  • Artecoll – constituída 75% por colagênio, uma proteína encontrada em mamíferos, e 25% de plexiglass. Sua vantagem é que é um material mais permanente, embora possa apresentar reações alérgicas em algumas pessoas, o que torna necessário a realização de testes preliminares;
  • Autologem – composto de colágeno extraído do corpo humano e processado para que seja aplicado na forma de injeção. Não há chances de rejeição mas é preciso mais de uma visita ao médico, já que os resultados são temporários devido à absorção da substância pelo corpo;
  • Colagénio Bovino – extraído a partir de vacas e com efeito temporário, durando de 4 a 12 semanas. A vantagem é que a paciente pode optar pelo colagénio bovino para verificar os resultados e depois escolher uma carga permanente. Para evitar reações alérgicas, o ideal é fazer testes iniciais;
  • CosmoDerm e CosmoPlast – constituídos de pele humana cultivada em laboratório que também pode conter lidocaína em sua composição, o efeito dessas substâncias dura de 3 a 6 meses. O CosmoDerm é utilizado para a remoção de linhas finas, enquanto o CosmoPlast pode ser aplicado de forma isolada ou em conjunto com outros produtos. Também são necessários testes prévios para verificar se a paciente terá reações alérgicas ou não;
  • Dermalogen – similar ao AlloDerm;
  • Hylaform – similar ao AlloDerm, porém com o acréscimo de ácido hialurônico;
  • Juvéderm – gel injetável feito com ácido hialurônico, cuja principal vantagem é sua maior duração se comparado aos outros injetáveis temporários, que pode chegar a até 1 ano. É muito raro que esse material cause reações alérgicas;

Juvéderm
Juvéderm

Ilustração de um Preenchedor de Ácido Hialurônico.

 

  • Rediesse ou Radiance – material à base de cálcio cuja duração pode chegar a até 5 anos em alguns pacientes. Sua remoção pode ser mais difícil, caso necessário. É essencial que se utilize a substância original, sem o acréscimo de outras substâncias;
  • Restylane – gel injetável que contém ácido hialurônico em sua composição, com baixa chance de rejeição e que é absorvido pelo corpo em até 6 meses.

Quais São os Riscos Proporcionados Pelo Aumento de Lábios?

No caso de implantes de produtos sintéticos, desde que eles sejam devidamente testados nos pacientes antes de sua aplicação para verificar se há a chance de alergias, não será causado nenhum dano à saúde.

Sangramento, dormência, assimetria e eventuais reações à anestesia podem ocorrer, embora sejam riscos inerentes de qualquer procedimento cirúrgico. A escolha de um profissional especializado e experiente no ramo de cirurgias plásticas diminui drasticamente a ocorrência de riscos.

Como Saber Se Sou uma Boa Candidata Para a Cirurgia de Aumento de Lábios?

Candidatos ideais para esse procedimento são pessoas saudáveis física e psicologicamente e que não tenham expectativas fantasiosas a respeito dos resultados da cirurgia. Desde que o procedimento seja realizado adequadamente, a paciente terá uma face mais simétrica e o volume perdido completamente restaurado.

É Importante Fazer uma Consulta Prévia com o Cirurgião Plástico?

Sim. Para evitar qualquer tipo de arrependimento ou problema posterior à cirurgia, o mais recomendável é ter uma conversa bem franca com o cirurgião plástico, expor todas as expectativas e ouvir quais são suas orientações a respeito do procedimento.

Além disso, é de suma importância seguir estritamente a todas as recomendações dadas pelo cirurgião para os períodos pré e pós-operatório, pois isso é determinante para que se obtenham bons resultados.

Qual o Procedimento Mais Adequado Para Mim?

Não há uma resposta pronta para essa pergunta. Essa informação também será sabida no momento da consulta com o cirurgião plástico, que verificará as condições de cada paciente e recomendará o procedimento ideal para cada caso.

Quais as Recomendações Pré-Operatórias Para Essa Cirurgia?

  • Obedecer a todas as instruções dadas pelo médico;
  • Comunicar qualquer problema de saúde, caso ocorra;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos muito pesados no dia que anteceder a cirurgia;
  • Interromper o consumo de medicamentos como anticoncepcionais orais, antidepressivos, medicamentos para emagrecimento e que contenham ácido acetilsalicílico em sua composição;
  • Para procedimentos que precisam de bloco cirúrgico, proceder à internação no hospital com jejum de 8 horas, tanto de comida quanto de água;
  • Não utilizar batom, cremes, produtos cosméticos ou maquiagens imediatamente antes da cirurgia;
  • Também em procedimentos que demandam bloco cirúrgico, devem ser levados todos os exames, bem como o de risco cirúrgico, o termo de autorização para a cirurgia e a declaração que todos os termos foram assinados no dia da cirurgia.

Quais São as Recomendações Pós-Operatória da Cirurgia de Aumento de Lábios?

  • Caso os lábios fiquem muito inchados, o ideal é ficar deitada e com a cabeça elevada a 30 graus ou então sentada, pelo menos durante as 24 horas posteriores à cirurgia;
  • Não massagear ou apertar a região da cirurgia;
  • Evitar exposição aos raios solares por pelo menos 30 dias;
  • Aplicar gelo nos dois dias seguintes ao procedimento caso os lábios estejam excessivamente inchados;
  • Utilizar filtro solar todos os dias;
  • Ir a todas as consultas marcadas pelo médico.

Existem Produtos Perigosos Que Nunca Devem Ser Utilizado Para o Aumento de Lábios?

Sim. Algumas substâncias oferecem uma série de contraindicações e devem ser evitadas a todo custo, como Amazingel, Aquamid, Argiform (ou Argyform), Bio-Alcamid (ou BioAlcamid), Bioplastique, Biopolímero, DermaDeep, DermaLive, Metacril e outros.

Existe Uma Idade Mínima Para a Realização Desses Procedimentos?

Não. Deformidades adquiridas ou congênitas podem ser tratadas em qualquer faixa etária. Já no caso de cirurgias para fins estéticos, embora também não haja uma idade mínima, é essencial que a paciente esteja decidida a fazer o procedimento não por influência de outras pessoas, celebridades ou outros conceitos, e sim por vontade própria.

As Cicatrizes da Cirurgia de Aumento de Lábios Ficam Muito Evidentes? Elas São Definitivas?

Dependendo do procedimento escolhido para o aumento de lábios, a cicatriz poderá ficar camuflada no sulco labial, contida dentro da mucosa do vermelhão ou até mesmo no contorno dos lábios.

Assim como em todo tipo de cirurgia, as cicatrizes são definitivas. Ela tende a se modificar até depois de 18 meses da cirurgia e pode evoluir de diferentes modos, o que é chamado de amadurecimento. Os resultados são transitórios e variam de acordo com cada paciente.

Depois de Quanto Tempo Poderei ir Para Casa?

Procedimentos feitos em consultórios permitem que a paciente vá para casa assim que a cirurgia tiver terminado. Se for necessária a realização de um bloco cirúrgico com aplicação de anestesia local e sedação, a alta ocorre só quando a paciente não está mais sob o efeito da anestesia, o que ocorre depois de aproximadamente duas horas do encerramento do procedimento.

Como é o Inchaço Depois da Cirurgia?

O resultado final da cirurgia de aumento de lábios não apresenta resultados imediatos, assim como nenhuma outra cirurgia. O inchaço pode permanecer por até 3 dias e ser amenizado com a aplicação de gelo na região labial.

Quanto Custa a Cirurgia de Aumento de Lábios?

O custo em relação a uma cirurgia plástica de aumento de lábios é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também está resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para a mesma cirurgia de aumento de lábios em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma cirurgia para aumento de lábios não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.