Cirurgia de Elevação de Monte de Vênus

Cirurgia de Elevação de Monte de Vênus
4.6 (92%) 5 votos

Cirurgia de Elevação de Monte de Vênus

Algumas mulheres sofrem com alterações estéticas causadas pela queda de tecidos (pele e gordura) da região pubiana, o que resulta em uma vulva com aspecto caído ou envelhecido, o que pode ser bastante constrangedor. Além de interferir ao vestir algumas roupas mais justas nessa região, o monte de Vênus também pode ser prejudicial à vida sexual do casal e interferir negativamente na confiança e na autoestima da mulher.

Qual o Aspecto Normal da Região Pubiana?

Não há uma definição específica para como deve ser uma região pubiana, embora acredite-se que um formato de delta invertido ou V é o ideal, sem nenhuma cicatriz e com uma cobertura de gordura homogênea em toda a sua extensão.

Região Pubiana

Ilustração do Local Chamado de Monte de Vênus.

 

Para Quem a Cirurgia de Elevação de Monte de Vênus e Recomendada?

A cirurgia de elevação de monte de Vênus vem sendo cada vez mais procurada e é indicada para mulheres que tenham passado por uma perda de peso muito grande, tanto devido à gastroplastias, mudanças na alimentação ou ao início da realização de atividades físicas quanto por causa da gravidez, quando o peso varia bastante.

Cirurgia de Elevação de Monte de Vênus

Ilustração do do Ponto Anatômico Denominado Monte de Vênus.

O Que é Feito na Elevação de Monte de Vênus?

O púbis é tracionado cranialmente e para os lados, de modo que a região fique mais esticada. O púbis é elevado de 2 a 3 centímetros de sua posição original, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Em casos onde a paciente possui um excesso de gordura na região púbica, pode ser necessária uma lipoaspiração para que os resultados obtidos sejam melhores e mais uniformes.

As suturas são feitas com o uso de pontos muito pequenos, praticamente imperceptíveis, o que garante um excelente resultado estético.

Efeito na Elevação de Monte de Vênus

Ilustração Demonstrando o Antes e Depois da Cirurgia na Região Pubiana.

 

Qual o Tipo de Anestesia é Utilizado Neste Tipo de Procedimento?

O tipo de anestesia mais comum é a peridural, embora em alguns casos possa ser utilizada a anestesia raquidiana ou a geral. Todas elas são aplicadas com sedação.

Quais São as Condutas Pré-Operatórias?

  • Ter a liberação de toda a equipe multidisciplinar envolvida no processo (cirurgião bariátrico, nutricionista, psicólogo, anestesiologista, hematologista e endocrinologista);
  • Pacientes que tenham passado por procedimentos de gastroplastia devem esperar pelo menos 1 ano até que possam fazer a cirurgia de elevação de monte de Vênus;
  • O IMC (Índice de Massa Corpórea) da paciente deve estar igual ou abaixo de 30;
  • O peso da paciente não pode sofrer alterações muito bruscas por um período de até 6 meses antes da cirurgia;
  • Todos os exames laboratoriais devem estar dentro dos parâmetros considerados normais;
  • Não é recomendável que pacientes fumantes realizem essa cirurgia, já que os riscos de que as extremidades dos retalhos estejam necrosadas são muito maiores.

Quais São as Condutas Pós-Operatórias?

  • Administração de Cefalexina por 5 dias depois da alta hospitalar;
  • Aplicação de sondagem vesical de demora por um período de 24 horas;
  • Retirada de drenos quando o débito diário for menor de 50 ml
  • Administração de anticoagulantes apenas em casos onde havia riscos de trombose venosa profunda (TVP) e tromboembolismo pulmonar (TEP);
  • Curativos feitos diariamente durante o período de internação e a cada 3 dias depois da alta hospitalar da paciente;
  • Manutenção dos curativos por 60 dias, sempre fixados com fita microporosa;
  • Repouso de 30 dias;
  • Uso de macaquinhos elásticos ou faixas compressivas por até 90 dias;
  • Aguardar 3º dias para voltar a ter relações sexuais e 60 dias para realizar atividades físicas mais intensas.

Quanto Tempo Essa Cirurgia Demora?

O procedimento é realizado de forma bem rápida e dura aproximadamente 1 hora.

Qual é a Duração da Internação Para Esse Procedimento no Monte de Vênus?

Esse tempo depende da recuperação e da reação de cada paciente, embora seja de aproximadamente 2 a 3 dias.

Indicações Para a Cirurgia Intima Feminina

O procedimento geralmente é procurado devido ao incômodo estético no paciente. Alguns casos mais raros, são complicações na higienização da área que provocam infecções. A cirurgia também é indicada nos casos dos pequenos lábios em tamanho desproporcional, que geram dores durante a relação sexual.

Quanto Tempo Demora Para Que Se Observe um Resultado Definitivo?

É preciso aguardar por um período que pode variar entre 6 meses a 1 ano para que se vejam os resultados definitivos da cirurgia. Esses resultados são extremamente satisfatórios e atendem a todas as expectativas da paciente, desde que todas as recomendações do cirurgião sejam seguidas com cautela.

Pode Ocorrer Algum Tipo de Complicação?

Podem ocorrer algumas intercorrências depois desse procedimento no monte de Vênus, como inchaço, manchas arroxeadas, abertura de suturas, eliminação de fios pela cicatriz e eventuais sangramentos discretos.

Outras complicações também podem ocorrer, como seromas, hipertrofias, queloides, reações alérgicas aos fios utilizados na sutura, alargamentos cicatriciais e necroses parciais nas partes extremas do retalho abdominal, embora sejam mais raras.

Onde Ficará a Cicatriz da Elevação de Monte de Vênus?

O posicionamento da cicatriz é sempre feito o mais baixo possível, para que fique menos perceptível. Geralmente, ela fica dentro das vestes íntimas e não causa muito incômodo em relação ao aspecto visual.

Como Controlar as Dores Decorrentes da Elevação do Monte de Vênus?

Todas as recomendações dadas pelo cirurgião devem ser seguidas, já que seu objetivo é garantir o melhor resultado possível do procedimento e que a paciente não sofra com dores e complicações. Ainda assim, caso seja sentida alguma dor na região do monte de Vênus, a paciente pode tomar os medicamentos que tiverem sido prescritos pelo médico.

Quando São Retirados os Pontos Após a Cirurgia Plástica de Elevação do Monte de Vênus?

Não existem pontos externos na cirurgia de elevação do monte de vênus, Dr.Cláudio Lemos utiliza uma cola cirúrgica importada (PRINEO), em que não existe a necessidade de pontos externos. A Cola de Cianoacrilato foi recentemente introduzida na Cirurgia Plástica e são poucos os cirurgiões que a utilizam.

Pontos Após a Cirurgia de Elevação de Monte de Vênus

Ilustração da Cola Cirurgica Utilizada no Procedimento.

Quanto Custa Uma Cirurgia de Elevação de Monte de Vênus?

O custo em relação a uma cirurgia de elevação de monte de vênus é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também está resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma cirurgia de elevação de monte de vênus não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.