Revisão de Implantes Mamários

Revisão de Implantes Mamários
4.3 (86.67%) 6 votos

Revisão de Implantes Mamários

Revisão de Implantes Mamários

Muitas mulheres possuem implantes mamários que foram colocados em outra época de suas vidas. Depois de passado determinado tempo, essas mulheres podem não estar mais satisfeitas com seus seios, devido à uma série de fatores. Nesses casos, o ideal é que seja feita uma revisão de implantes mamários ou troca das próteses mamárias.
Revisão de Implantes Mamários
Revisão de Implantes Mamários

A Troca dos Implantes Mamários é Necessários em Todos os Casos?

Não é obrigatório que os implantes mamários sejam trocados em absolutamente todos os casos, embora essa seja uma decisão muito comum em mulheres que optam pela revisão. De qualquer forma, essa decisão deve ser tomada com o auxílio de um cirurgião plástico de confiança.

Quais as Principais Causas Que Levam uma Mulher a Fazer a Revisão de Implantes Mamários?

Embora não seja possível indicar todos os motivos que fazem com que uma mulher queira fazer uma revisão em seus implantes, a maioria delas o faz devido a:

  • Insatisfação com o resultado estético dos implantes – é comum que as mulheres procurem a ajuda de um profissional especializado por acreditarem que seus implantes não estão posicionados adequadamente, porque o seio apresentou alguma queda ou por acharem que o resultado não é mais natural. Em alguns casos, as próteses podem ser vistas ou apalpadas e até mesmo apresentar dobras em sua superfície;
  • Desejo de mudar o tamanho da prótese – a maioria das mulheres que opta pela revisão deseja fazer a troca dos implantes mamários por uma prótese de tamanho maior. Porém, algumas mulheres se sentiriam mais confortáveis com seios menores, o que faz com que elas queiram colocar próteses de menor volume;
  • Insegurança em relação à sua prótese – enquanto algumas mulheres fizeram suas cirurgias em países diferentes, outras simplesmente não sabem qual é o tipo de prótese contido em seu seio. Isso traz muita insegurança à elas, que solicitam a troca dos implantes para que sejam utilizadas próteses de qualidade garantida.

Implantes Colocados há Muito Tempo São Mais Propícios a Apresentar Problemas?

Problemas em Implantes Mamários

Problemas em Implantes Mamários

Antigamente, boa parte das próteses era desenvolvida com superfície lisa e conteúdo em silicone líquido. Essas próteses são mais propícias a causar contraturas capsulares, que é uma reação natural do organismo que resulta no envolvimento da prótese por uma membrana fibrosa, para que ela não entre em contato com os outros tecidos do corpo.

Caso essa contratura seja muito forte, a paciente pode sentir modificações no formato ou na consistência da mama ou até mesmo endurecimento, distorção da prótese e intensas dores. Ao optar pela revisão de implantes mamários a mulher poderá ter suas próteses substituídas e ficar muito mais segura em relação a isso, já que essa reação ocorre em um grau muito menor em modelos mais novos.
Próteses de Silicone
Próteses de Silicone

Há outros fatores que atingem mais comumente implantes mais antigos, como a desinsuflação de próteses de soro, problema que também será resolvido com a substituição das próteses.
Prótese de Silicone com Microchip
Prótese de Silicone com Microchip

Hoje, no Brasil, já existe uma nova geração de próteses de silicone com microchip – Motiva Implants, com uma série de inovações, sendo a principal delas um microchip. Este microchip concentra todas as informações de rastreabilidade do implante, que podem ser acessadas a qualquer momento através de um aplicativo no celular. Através de um leitor digital, é possível que o médico tenha acesso ao formato do implante mamário, tamanho, número de série, volume, data e lote de fabricação, de uma forma segura e sem exposições.

Quais Serão As Melhorias Estéticas Obtidas e o Que Deve Esperar do Procedimento?

Com a troca dos implantes mamários, a mulher poderá ter os seios da maneira que desejar, já que os resultados da primeira cirurgia provavelmente já não estarão de acordo com o esperado, principalmente em casos onde a mulher já passou por períodos gestativos, que modificam ainda mais seu corpo.
Troca dos Implantes Mamários
Troca dos Implantes Mamários

Além das melhorias estéticas, o aumento da autoestima e da felicidade da mulher com seu próprio corpo são outros fatores resultantes da revisão de implantes mamários e sua consequente substituição.

É importante ouvir as recomendações do cirurgião em relação ao tamanho e formato da prótese, que variam de acordo com cada mulher e devem ter como objetivo um aspecto o mais natural possível, desde que esse seja o objetivo da paciente.

A Troca dos Implantes Mamários é Arriscada?

Como essa cirurgia é muito similar à colocação de implantes, os riscos são praticamente os mesmos. A diferença é que a cápsula que envolve o implante será liberada ou completamente retirada para a colocação da nova prótese e que o plano no qual a prótese se encontra pode ser alterado para proporcionar melhores resultados.

Troca de Implantes Mamários
Troca de Implantes Mamários

É muito importante a escolha de profissionais especializados e que cumpram todas as determinações de segurança, pois isso reduz drasticamente a chance de qualquer risco ou problema decorrente da operação.

Quanto Custa uma Revisão de Implantes Mamários?

O custo em relação a revisão de implantes mamários é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor para a revisão de implantes mamários não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

 

Entre em Contato