Tratamento Para Rugas

Tratamento Para Rugas
5 (100%) 11 votos

Tratamento Para Rugas

As rugas nada mais são do que vincos que aparecem na pele em decorrência do processo de envelhecimento cutâneo, perda natural da elasticidade e tonicidade. Esse processo é fisiológico, irreversível e evolutivo. Existem dois tipos de rugas: as rugas dinâmicas, que se formam ao redor dos olhos (pés de galinha), testa e lábios, e são decorrentes da movimentação dos músculos faciais, e as rugas estáticas, que aparecem em partes imóveis do rosto, provocadas apenas pelo envelhecimento cutâneo.

As rugas estáticas são causadas pelo envelhecimento natural da pele. Ocorre diminuição da espessura das camadas e da estrutura elástica da pele (perda de colágeno e elastina) e baixa da capacidade de regeneração celular. Já as rugas dinâmicas, são aquelas ocasionadas pela atividade muscular. Como os músculos estão ligados à pele, a movimentação repetida provoca seu aparecimento e, como resultado dessas contrações, surgem linhas de expressão na testa, ao redor dos olhos e entre as sobrancelhas.

Apesar de serem resultado dos processos naturais do organismo, alguns fatores externos podem agravar essas rugas, como o cigarro, estresse e alterações dos hormônios femininos.

Os tratamentos para rugas são divididos em tratamentos clínicos e cirúrgicos. Nos tratamentos clínicos estão as aplicações de cremes, os peelings químicos, os implantes de colágeno e ácido hialurônico e as aplicações de laser.

Nesta categoria de tratamento está também o uso da toxina botulínica tipo A, mais conhecida por Botox.

Laser de CO2 Fracionado

O laser CO2 fracionado no tratamento objetiva o rejuvenescimento dos tecidos faciais. Ele age substituindo a pele com aspecto envelhecido por uma mais nova por meio da estimulação do colágeno, pois possui em sua tecnologia a propriedade de tratar a derme de maneira mais profunda. Devido a sua afinidade com a água, suaviza as rugas finas dos lábios, rugas da testa e os famosos pés de galinha.

O procedimento de tratamento para rugas a laser trabalha a partir da emissão de ondas de laser, levando os locais atingidos a responderem por meio de um processo de reconstituição. Essa resposta acontece através da contração imediata da pele, devido à contração do colágeno a temperaturas acima de 60°C.

O tratamento com uso do laser CO2 fracionado é realizado com anestesia local, no próprio consultório, não causa muita dor e as sessões duram em média de 20 a 45 minutos, variando de três a cinco sessões com intervalos de 30 dias.

Os resultados são visíveis a partir da primeira sessão, quando se percebe a diminuição dos poros e das rugas finas. Em casos de rugas profundas, os resultados aparecem, normalmente, após seis meses.

Após o tratamento, é indicado que a pele não seja exposta ao sol, por pelo menos 15 dias após as aplicações, a fim de evitar o aparecimento de manchas.

Também é indicado que nas primeiras horas, se usem compressas de gelo ou de camomila para aliviar as ardências. É aconselhado manter a pele hidratada com óleos ou cremes.

Lazer CO2 Fracionado

Radiofrequência

A radiofrequência no tratamento para as marcas de expressão é um procedimento realizado livre de lesões, cortes ou inchaços, e que visa suavizar rugas e marcas de expressão. A radiofrequência age por meio da liberação de ondas de calor na camada onde se encontra o colágeno. Por meio deste aquecimento as fibras de colágeno se contraem, aumentando o metabolismo dos fibroblastos, regenerando as fibras de colágeno, amenizando as rugas e estimulando um novo tecido mais jovem.

O tratamento para as marcas de expressão varia de 10 a 15 sessões, com aplicações uma vez por semana com duração de 20 a 40 minutos. O número das sessões e a sua duração podem variar de acordo com o grau de profundidade das rugas.

Rádio Frequência

Drenagem Linfática

A drenagem linfática facial é um tratamento que impede o aparecimento de rugas e marcas de expressão, amenizando os efeitos provocados pela exposição ao sol e pelo cansaço. O procedimento é realizado manualmente pelo fisioterapeuta, por meio de sessões de massagens relaxantes, que beneficiam a eliminação dos dejetos da metabolização celular, diminuindo, assim, a fibrose tissular.

O número de sessões varia de seis a dez, com aplicações de uma a três vezes por semana, com duração de 30 a 40 minutos.

Drenagem Linfática

Peeling de Diamante

O procedimento de peeling de diamante é realizado com uma caneta a vácuo, que possui uma ponteira de diamante de diferentes espessuras. Ela desliza sobre a pele esfoliando e refazendo a superfície facial, renovando as células, estimulando a formação do colágeno, proteína natural.

São feitas, em média, de cinco a dez sessões, com intervalos de 15 dias entre elas. Após o tratamento, o paciente pode voltar normalmente as suas atividades cotidianas, pois não é necessário qualquer tipo de recuperação. Além disso, o peeling de diamante pode ser feito em todos os tipos e tons de pele, sem provocar manchas.

Peeling de Diamante

Peeling Químico

O peeling químico é uma solução aplicada na pele que tem o objetivo de remover as células mortas e estimular a formação de novas. O tratamento depende da profundidade das rugas, o que determina os resultados e a intensidade com que o peeling químico será aplicado.

O tratamento é feito a partir da retirada de uma camada da pele, que é posteriormente regenerada devido à ação de células que permanecem em determinados pontos e com capacidade de reprodução.

Após o tratamento, são necessários de cinco a sete dias de recuperação. A pele pode aparentar uma severa queimadura solar, mas isto será causado pela sensibilidade da mesma em relação à luz, sendo necessário, assim, evitar a exposição ao sol pelo período indicado pelo Dr.Cláudio Lemos. A luz intensa pulsada pode emitir diferentes comprimentos de ondas, mas todos agem a partir da geração de calor na pele, atingindo a melanina, os vasos sanguíneos e o colágeno. O procedimento é realizado sem provocar lesões, atuando apenas na formação de um novo colágeno.

Peeling Químico

Preenchimento de Rugas

Preenchimento de Rugas

Preenchimento de Rugas

Ilustração do resumo de Preenchimento de Rugas pelo Dr.Cláudio Lemos

A bioplastia facial é um tratamento realizado por meio do preenchimento, a fim de eliminar as rugas e marcas de expressão. A substância já vem com anestésico em sua fórmula. O produto mais utilizado para o preenchimento de rugas é o ácido hialurônico, visto que ele se apresenta como um componente natural da pele, sendo absorvido pelo organismo no período de 9 a 12 meses.

Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

Ilustração do resumo sobre Toxina Botulínica pelo Dr.Cláudio Lemos

É feita através de pequenas injeções nos locais a serem tratados. Essa substância paralisa a musculatura, impedindo a transmissão dos impulsos do neurônio para o músculo e, posteriormente, a relaxa.

O tratamento para rugas é feito por meio da utilização de anestesia tópica, seguida da pomada e da posterior aplicação da toxina botulínica A. O procedimento tem duração de aproximadamente 30 minutos, e os resultados começam a aparecer entre dois e sete dias, permanecendo em torno de quatro a seis meses.

Após o tratamento com esta substancia é indicado evitar exposição ao Sol, não se deitar por quatro horas, não realizar atividades físicas no dia da aplicação e, por último, não massagear a área tratada.

Toxina Botulínica

O Que é Toxina Botulínica?

Adultos estão vivendo mais do que nunca. Sentimo-nos vitais, somos ativos e queremos que nosso corpo espelhe a mente e o coração jovens. Ela é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial. Parecida com o lifting cirúrgico, esta substância é a forma mais popular de redução e de tratamento para as marcas de expressão faciais.

Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até a mastigação, basicamente, qualquer movimento facial pode, eventualmente, levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: rugas. As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para a remoção e tratamento para rugas é a injeção desta substancia.

A toxina botulínica do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas, derivadas a partir de uma bactéria. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas. A toxina botulínica pode ser combinada com demais procedimentos cosméticos da pele tais como peelings químicos, preenchimentos dérmicos ou microdermoabrasão para melhorar, ainda mais, os resultados. Esta combinação de terapias pode, ainda, ajudar a prevenir a formação de novas linhas e rugas.

Preenchimento de Rugas

Veja Como Funciona o Botox no Tratamento para as Rugas

A aplicação da injeção de toxina botulínica pode parecer um procedimento simples para você, já que se resume em apenas algumas picadas. Mas, na verdade, é uma arte e ciência que só um experiente profissional de saúde deve realizar.

Há 43 músculos na face e é vital que a pessoa que aplica as injeções de Botox entenda e identifique os pontos corretos para otimizar seu tratamento. Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de Botox em músculos específicos. Escolhendo, cuidadosamente, os músculos específicos, seu médico enfraquece, apenas, os músculos produtores de rugas, preservando suas expressões faciais. A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva menos de 15 minutos. O número de injeções que você precisará irá depender de vários fatores, incluindo as suas características faciais e a extensão de suas rugas. Pés de galinha, por exemplo, exigem geralmente de 2 a 3 injeções. Sulcos acima da sobrancelha podem precisar de cinco ou mais injeções. Não é necessário aplicar anestesia. Não há tempo de repouso ou de recuperação. Os resultados são notados dentro de alguns dias, no entanto, pode demorar até uma semana para se ter o efeito completo. Esta melhora, normalmente, dura cerca de três a quatro meses. Quando os efeitos do Botox começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem.

Funcionamento do Botox

Considerações Especiais, Riscos e Recuperação

Você pode retomar as atividades normais imediatamente. Importante: não esfregue ou massageie as áreas tratadas, pois pode causar a migração da substância para outra área do seu rosto. Se isto acontecer, pode ocorrer fraqueza facial temporária ou ptose. Embora seja geralmente segura, efeitos colaterais e complicações podem ocorrer:

  • Hematomas e dor no local da injeção;
  • Vermelhidão;
  • Dor de cabeça;
  • Sintomas gripais;
  • Náuseas;
  • Fraqueza temporária facial ou ptose;
  • Muito raramente, ela pode se espalhar para além da área de tratamento, podendo causar sinais e sintomas de botulismo tais como problemas respiratórios, dificuldade de deglutição, fraqueza muscular e fala arrastada.

Então, o Botox é Indicado Para Mim?

botox

Ela não vai resolver sozinha todos os tipos de problemas de pele. Por exemplo, ao mesmo tempo que pode diminuir rugas sob os olhos, não é possível reparar os danos causados pelo sol. Sua espessura de pele, o tipo e o grau de enrugamento desempenham papel importante na determinação da eficácia da substancia. Um cirurgião plástico qualificado é a melhor pessoa para avaliar a adequação do tratamento para você.

Marca do Produto – Procedimentos e Tratamentos

Opções de Toxina Botulínica Aprovadas Pela Anvisa:

  • Botox;
  • Dysport;
  • Xeomin;
  • Prosygne;
  • Botulift;

Quanto Custa o Tratamento Para Rugas?

O custo em relação o Tratamento Para Rugas é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também esta resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor do tratamento não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em u

Mais Informações no Vídeo: