Cirurgia de Enxerto de Gordura

Cirurgia de Enxerto de Gordura
5 (100%) 6 votos

Cirurgia de Enxerto de Gordura

Enxertos de gordura são procedimentos caracterizados pela retirada de tecido gorduroso de áreas doadoras (abdome, coxas e outras) e reimplantadas em locais que apresentam perda de volume.

Muito utilizado por ser um material do próprio paciente, não tendo possibilidade de rejeição ou alergias.

É utilizado em pequenos volumes principalmente para preenchimento de sulcos (dobras) e rugas, suavizando as expressões faciais.

Esse procedimento tem como objetivo remover gordura do próprio paciente para reimplante desta, após preparação, em local desejado. Pode ser extraída gordura de várias partes do corpo tais como abdômen, culotes e dorso, etc. (inclusive aproveitando a gordura retirada pela lipoaspiração), para ser injetada em diversas áreas do corpo como rosto, nas nádegas, mamas, etc.

No rosto, as injeções ajudam a eliminar linhas finas e rugas ou podem promover um aumento de volume em determinada região da face desejada, dando ao paciente uma aparência mais jovem.

Nas nádegas a injeção de gordura aproveitada pela lipo pode ser injetada para aumento de volume dessa região.
Nas mamas, para aumento de volume em substituição a um implante de silicone ou então para correção de irregularidades e depressões causadas pelo tratamento radioterápico do câncer de mama.

Outras indicações: O enxerto de gordura também tem outras indicações, tais como: corrigir as depressões ou irregularidades causadas por excessos nas lipoaspirações; promover preenchimento em mãos esqueletizadas pelo envelhecimento ou emagrecimento acentuado.
Essa gordura retirada necessita ser preparada, através de centrifugação ou decantação prolongada, para que sejam retirados os óleos sobrenadantes e reaproveitada numa reinjeção.

As chances de rejeição da gordura não existem já que ela é retirada do próprio corpo do paciente, porém pode haver pequena perda de gordura causada pela adaptação no novo local.

Atualmente não existem limites para o reaproveitamento da gordura do próprio paciente, já que são consideradas fornecedoras de células tronco para uso em outros tecidos do corpo, sendo inclusive armazenadas e estocadas por congelamento para uso no futuro.

Cirurgia de Enxerto de Gordura

Técnicas Cirúrgica Para a Cirurgia do Lipolifting

Após a retirada da gordura, a mesma é tratada e centrifugada, para separar a gordura do sangue, do soro injetado e de restos celulares que não estejam íntegros, fazendo assim uma purificação da mesma. 

Após a centrifugação a gordura é injetada utilizando agulhas finas. Este procedimento é seguro, confiável e com uma recuperação pós-operatória bastante tranquila. A extração do gordura é realizada por lipoaspiração na área doadora de gordura.

Seringas Para a Cirurgia de Enxerto de Gordura

Vantagens do Enxerto de Gordura

O Lipofilling é um tratamento muito procurado, pois além de permitir aumentar o volume nas zonas do corpo onde a gordura é injetada, ao levar novas células para esse local, vai melhorar a circulação e as características dos tecidos, melhorando igualmente o aspecto a e vitalidade dos tecidos onde é inserida.

P: Esta Cirurgia de Enxerto de Gordura é Indicado Para Mim?

R: Se você se incomoda com rugas e sulcos de expressão naturais da sua face que vem piorando com a idade, esta cirurgia pode te trazer grandes benefícios, de forma pouco invasiva (sem cicatrizes).

Esta cirurgia de enxerto de gordura também é indicada se você sente-se incomodado com seu contorno facial ou se possui depressões e/ou assimetrias em pontos específicos do seu rosto, independentemente de sua idade.

Frequentemente este procedimento pode ser associado ao face-lift e cirurgia das pálpebras para que se atinja um resultado mais harmonioso e duradouro do rejuvenescimento facial.

Duração da Anestesia e Recuperação do Lipolifting

Esta cirurgia geralmente é realizada com anestesia local e sedação e sedação e dura em torno de uma hora. A alta costuma ser no mesmo dia. O rosto permanece inchado por alguns dias, porém o retorno às atividades cotidianas ocorre rapidamente, em torno de três dias. Geralmente o paciente retorna às suas atividades habituais de dois a cinco dias após a alta hospitalar e tem consultas semanais (ou sempre que necessário) até receber alta definitiva.

P: O Procedimento do Enxerto de Gordura Pode Também Ser Usado Para Melhorar as Cicatrizes?

R: Sim, várias substâncias injetáveis são indicadas para cicatrizes deprimidas. A quantidade de material injetado vai variar com o tamanho e firmeza da cicatriz. Colágeno humano ou bovino pode ser usado, a melhora é imediata mas não permanente, sendo este de curta duração. A aplicação de colágeno deve ser frequentemente repetida. Injeções de ácido hialurônico duram um pouco mais. Já a gordura do próprio paciente pode ser usada como preenchedor profundo em cicatrizes deprimidas.

Procedimento da Cirurgia de Enxerto de Gordura

Enxerto de Gordura e Célula Tronco

As células-tronco presentes nas gorduras são uma fonte inesgotável de regeneração dos tecidos e já fazem parte de estudos e dos principais congressos de cirurgia plástica em todo o mundo.

Entre os resultados satisfatórios mais citados por pacientes que passaram pelo procedimento estão: o rejuvenescimento do rosto (desaparecimento de linhas de expressão) e a melhoria da qualidade da pele (que fica mais viçosa e hidratada).

Quanto Custa Uma Cirurgia de Enxerto de Gordura?

O custo em relação a uma cirurgia de enxerto de gordura é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na nossa página do site e através dos nossos telefones. É bem difícil encontrar também está resposta na internet, a não ser que um paciente revele, e mesmo assim, o valor varia de pessoa para a pessoa por diversos motivos. A prática de divulgação de valores de serviços é vetada pela lei. Segundo a RESOLUÇÃO 1.974/11 do CFM, 6. Proibições gerais – XIV: (…) é vedado ao médico: divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.

Em relação ao valor variar de pessoa para pessoa e de clínica para clínica, conforme a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.836/2008, Art. 3º: Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. A clínica e o cirurgião plástico não vendem um produto e sim um serviço, e esse serviço é personalizado, cada paciente vai ter a sua particularidade, um diferente resultado, uma complicação de saúde que merece atenção redobrada, uma expectativa e até mesmo métodos diferentes para o mesmo procedimento em outra pessoa, por exemplo.

Parece simples, mas o valor de uma cirurgia de enxerto de gordura não é tabelado. Depende de uma série de fatores e para o cirurgião poder avaliar todos esses fatores, ele necessita, invariavelmente, de uma consulta. Além dos honorários médicos, outros custos estão envolvidos, como honorários do anestesista, instrumentador (a), cirurgião auxiliar, custos da clínica/hospital (que podem variar dependendo do material utilizado; se o paciente precisa passar a noite, ou se precisa uma diária extra, eventualmente), valor da prótese entre outras necessidades do procedimento. A decisão de submeter-se a uma cirurgia plástica de enxerto de gordura deve ser bem pensada. A economia em alguns casos pode significar um problema muito grande no futuro, por isso é importante ter certeza e investir em um bom profissional.

Entre em Contato